Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 22 de agosto de 2020

Poesia (2) – António Lobo Antunes e Jorge de Sena

António Lobo Antunes (01-09-1942)

Juro que não vou Esquecer, dita por “Dizedor” (?)


Todos os Homens são Maricas Quando Estão com Gripe de António Lobo Antunes (01-09-1942) e Uma Pequena Luz Bruxuleante de Jorge de Sena (02-11-1919 – 04-06-1978), ditas por Pedro Lamares

12 comentários:

  1. A-do-rei !!!!!!

    Obrigada, Ricardo.

    :)

    ResponderEliminar
  2. António Lobo Antunes e Jorge de Sena são dois dos meus favoritos homens de letras portugueses.

    Embora já conheça "Todos os Homens são Maricas Quando Estão com Gripe", "Juro que não vou Esquecer" e "Uma Pequena Luz Bruxuleante", vejo amanhã os vídeos. Neste momento, morro de sono.

    ResponderEliminar
  3. Dois momentos belíssimos.
    Sou fã de Pedro Lamares.
    Em tempos de adolescente, dizem, fui uma boa declamadora.
    Gostei desta partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se quisesses podias gravar poesia e depois publicá-la nas tuas fotos.
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  4. Muito bom! Ena... só novidades por aqui: poesia, dança... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só falta estrear a rúbrica das alcunhas alentejanas.
      Obrigado Luísa

      Eliminar
  5. Dois vídeos que gostei muito de ouvir. Numa festa de fim de período na aula de poesia, já me calhou dizer "Uma pequena luz bruxuleante".
    Abraço, saúde e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste declamadora por um dia :) !
      Obrigado Elvira, abraço e boa semana também para ti

      Eliminar
  6. O Lobo Antunes e eu...ainda não afinámos.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gostas mesmo dele :) !... gostos não se discutem !
      Abraço e obrigado, Pedro

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!