Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Beatles (2)


Foram aqueles que, para além do seu talento, tiveram a sorte comercial do lado deles, mas também Brian Epstein como patrão do grupo que os acompanhou até à sua morte, e ainda George Martin como produtor de muitos dos seus discos e êxitos.

Que sorte temos/tivemos de os poder escutar e se calhar, quando do seu aparecimento. Tudo se modificou em termos populares musicais. Os Beatles foram/são/serão, inquestionavelmente, a banda que mais foi/é/será falada na história da música “pop”. Uma homenagem aqui a dois deles já desaparecidos.. Ao John Lennon e ao George Harrison, um agradecimento dos muitos trechos musicais que escreveram para todos nós e que nos ajudaram nos momentos bons e maus, das nossas vidas.

Aqui, periodicamente, trarei duas músicas, algumas menos conhecidas. Serão à roda de 20 êxitos que aqui exibirei, mas muitas delas, não vão ser aquelas que foram Nº. 1, a nível dos “Tops” mundiais, e que constam de um CD, editado em Portugal para a etiqueta “EMI Records Ltd.” em 2000. A escolha irá ser a minha. Os que são “amantes” deste grupo vão conhecê-las todas de certeza, os que são/foram meros ouvintes do grupo, acredito que hajam algumas que não conheçam.

Autor: John Lennon
Álbum: Revolver
Ano: 1966

De acordo com a opinião do jornalista Richard Simpson, Lennon escreveu-a em resposta a Mick Jagger dos “Rolling Stones”, que dizia excessivas maravilhas acerca da sua amiga “pop star” (conhecida na gíria em 1960 por  “Bird”) Marianne Faithful.


And Your Bird Can Sing (John Lennon)

You tell me that you've got everything you want
And your bird can sing
But you don't get me
You don't get me

You say you've seen the seven wonders
And you bird is green
But you can't see me
You can't see me

When your prized possessions
Start to weigh you down
Look in my direction
I'll be? round, I'll be? round

When your bird is broken
Will it bring you down?
You may be awoken
I'll be ?round, I'll be ?round

You tell me that you've heard every sound there is
And your bird can swing
But you can't hear me
You can't hear me

Autor: Paul McCartney
Álbum: Abbey Road
Ano: 1969

Segundo McCartney, é a analogia para as vicissitudes da vida. Quando as coisas estão a ir bem, chega o martelo prata de Maxwell e "Bang! Bang!", deita tudo a perder. A letra é bastante curiosa e para o facto da cor do martelo ser prata, McCartney não soube explicar. Ele achou que soaria melhor "martelo prata de Maxwell" do que somente "martelo de Maxwell". Para muitos, é o tipo de música da qual se gosta ou se odeia. Conforme entrevistas posteriores, John Lennon declarou que odiava a canção.


Maxwell's Silver Hammer (Paul McCartney)

Joan was quizzical studied pataphysical science in the home
Late nightes all alone with a test-tube,
Oh oh, oh oh.
Maxwell Edison majoring in medicine calls her on the phone,
Can I take you out to the pictures Joan.
But as she's getting ready to go, a knock come on the door.
Bang bang Maxwell's silver hammer came down upon her head,
Clang clang Maxwell's silver hammer made sure that she was dead.
Back in school again, Maxwell plays the fool again, teacher gets annoyed,
Wishing to avoid an unpleasant scene,
She tells Max to stay when the class has gone away,
So he waits behind,
Writing fifty times I must not be so…
But when she turns her back on the boy, he creeps up from behind,
Bang bang Maxwell's silver hammer came down upon her head,
Clang clang Maxwell's silver hammer made sure that she was dead.
P.C. thirty-one said, we've caught a dirty one,
Maxwell stands alone
Painting testimonial pictures oh oh oh oh.
Rose and Valerie screaming from the gallery say he must go free.
The judge does not agree and he tells them so oh oh.
But as the words are leaving his lips, a noise comes from behind,
Bang bang Maxwell's silver hammer came down upon his head,
Clang clang Maxwell's silver hammer made sure that he was dead.
oh oh oh oh
Silver hammer man.

10 comentários:

  1. Parece que fui mera ouvinte. Não conheço a primeira, mas conheço a segunda.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia era precisamente esta. Dar a conhecer, algumas menos ouvidas.
      Obrigado Catarina

      Eliminar
  2. A minha favorita continua a ser The Fool on the Hill
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos Beatles tenho muitas favoritas!!!
      Obrigado Pedro e abraço

      Eliminar
  3. Gosto deles e das músicas que aqui deixaste.
    A que me traz melhores recordações é Yesterday :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A composição Yesterday não fará parte desta retrospectiva, mas foi na realidade uma canção excepcional.
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  4. Olá, Ricardo!
    Venho apenas agradecer o miminho e deixar-te um beijo.
    Adorei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem decidi comentar todos com música!
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  5. https://www.youtube.com/watch?v=dg48JepkiRo

    :)

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!