Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Jazz Standards (182)

(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)

Groovin' High (#186) - Música e Letra Dizzy Gillespie
Dizzy Gillespie levou o sextet ao estúdio em 9 de Fevereiro de 1945, e gravou duas novas composições. “Groovin’ High”, uma canção a meio tempo, baseada na mudança de cordas de “Whispering” (escrita em 1920), e “Blue ‘N’ Boogie”. No seu livro “Dizzy: The Life and Times of John Birks Gillespie”, Donald Maggin diz que “Dizzt criou um arranjo complexo para “Groovin’ High”, que se tornou num dos maiores e mais duradouros sucessos.

Phil Woods (Springfield, Massachusetts, EUA 2-11-1931 - East Stroudsburg, Pennsylvania, EUA, 29-09-2015), Frank Wess (Kansas City, Missouri, EUA, 28-03-1956 - Manhattan, New York, EUA 30-10-2013), Jon Faddis (Oakland, Califórnia, EUA, 24-07-1953) & BJO (Barcelona Jazz Orquestra)  (1996) – Com Maestro: Dani Alonso; Saxofones: Víctor DeDiego, Juli Aymí, Xavier Figuerola, Pepino Pascual, Lluc Casares; Trompetes: Matthew Simon, Ivó Oller, Alberto Pérez, Jaume Peña; Trombones: Dani Alonso, Jordi Giménez, Josep Tutusaus, Sergi Vergès; Piano: Ignasi Terraza; Contrabaixo: Giorgos Antonius e Bateria: Esteve Pi.


Arturo Sandoval (Artemisa, Cuba, 06-11-1949) – No programa “Good Morning America Show”. Do album “Danzon” de 1993.


Chick Corea (Chelsea, Massachusetts, EUA, 12-06-1941) e (Al)wyn Lopez Jarreau (Milwaukee, EUA,12-03-1940 - Los Angels, EUA, 12-02-2017) – Em 1979, com Garry Burton (vibraphone) e Tom Bretchlein (bateria). Obrigado Al Jarreau por esta soberba interpretação !


Dizzy Gillespie (Cheraw, South Carolina, EUA, 21-10-1917 – Englewood, New Jersey, EUA, 06-01-1993) Sexteto – Com Dizzy Gillespie (trompete), Dexter Gordon (saxofone tenor), Frank Paparelli (piano), Chuck Wayne (guitarra), Murray Shipinski (contrabaixo) e Shelly Manne (bateria).

Letra

Be silent
And listen
The summer night has got something to say
Honey be silent
And listen
A little whisper like a preacher would pray
Honey be silent
And listen
Slow down a moment we been talkin' all day
What wonderful story it's tellin'
We'll hear it if we stop yellin'
So Honey be silent
And listen
The night'll whisper little things in your ear
Be silent,
And listen,
It's gonna whisper something you wanna hear
Honey be silent
And listen
And when you've heard it and it's ever so clear
Define every meanin'
Cause I will be dreamin' away
Hey don't scream
That way
Whispering while you cuddle near me
Whispering so so no one hear me
Each little whisper seems to cheer me
I know it's true dear
There's no one but you
Won't you keepâ?¦
Whisper why…

Lamento, algumas eventuais falhas nas letras, encontradas na Internet, devido à própria improvisação dada pelos seus intérpretes, e muitas vezes de difícil entendimento. (Ricardo Santos).

4 comentários:


  1. Hoje vai ser complicado comentar esta publicação porque cada vídeo que fui abrindo foi como estar a abrir ovos kinder, sim, todos eles traziam dentro uma surpresa.
    O primeiro, esse deixou-me logo com vontade de dançar e como a melodia me cativou, tive de o deixar em pausa a meio porque li que o seguinte era do Arturo Sandoval (e quis ouvir a sua versão). Pois... aí é que a surpresa foi ainda maior porque fiquei "pregada" à cadeira a ouvir a interessante entrevista dele que até quase me esqueci que estava ali era para o ouvir tocar. E como não há duas sem três, a terceira surpresa surgiu com aquela invulgar interpretação do Al Jarreau (só me apercebi agora que ele já faleceu) e de que não estava nada à espera. A quarta, bem, não foi bem uma surpresa... foi antes a cereja no topo do bolo pois deixaste para o final a interpretação original deste tema.
    Apesar de eu ser péssima com nomes e de não conhecer a maior parte dos nomes ligados ao jazz que aqui trazes (acho que nunca vou conseguir fixar maior parte destes nomes mesmo que fales deles imensas vezes), desta vez conhecia o Dizzie Gillespie, não de nome mas de rosto. Pelos vistos foi o grande mestre de Arturo Sandoval, que teve de desertar de Cuba para poder ser músico de jazz. (ouviste-o contar na entrevista que Castro considerava o Jazz como uma espécie de "lixo imperialista" e que os músicos eram quase uns fora de lei se tocassem esse género musical?)

    Olha, gostei imenso!
    👍👍👍👍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com um comentário tão extenso, depreendo que tenhas gostado do que aqui trouxe.
      Versões diferentes da mesma composição do trompetista Dizzy Gillespie.
      A primeira mais orquestral, já que esta composição se presta a orquestra com um grande conjunto de metais liderados obviamente por um trompete; A segunda uma versão orquestral pelo excelente trompetista cubano Arturo Sandoval que já vi o privilégio de ver ao vivo em Lisboa, há alguns anos. Uma versão mais no estilo latino-anericana; A terceira é mais uma versão, soberbamente interpretada pelo saudoso Al Jarreau; A última é a do mestre Dizzy Gillespir o seu "dono" !!!
      Obrigado Clara

      Eliminar
  2. E agora vou ficar a ouvir o Al Jarreau.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O grande Al Jarreau que infelizmente já nos deixou !
      Obrigado e abraço Pedro

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!