Dá a surpresa de ser
Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.
Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.
E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.
Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?
10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.
sábado, 25 de janeiro de 2014
Jazz Standards (CIX)
(Dados
Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias
foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)
(Sobre
o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo
Santos)
Exactly
Like You (#113) - Música de Jimmy McHugh e Letra de Dorothy Fields
Harry
Richman e Gertrude Lawrence apresentou "Exactly
Like You”, no musical “Revue Internacional” de Lew Leslie, em 25 de
Fevereiro de 1930, no ”Majestic Theater”, em New York. Depois de 95 exibições o
espectáculo encerrou, no entanto, as duas composições de Dorothy Fields e Jimmy
McHugh, "On the Sunny Side of the Street " e "Exactly Like You",
foram um êxito e tornaram-se “standards”.
"Exactly Like You" esteve várias nas tebelas dos
mais vendidos:
Ruth Etting
(1930, vocal, Nº. 11);
Harry Richman
(1930, vocal, Nº. 12);
Sam
Lanin e a sua orquestra (1930, Smith Ballew, vocal, Nº. 19);
Benny Goodman
Trio (1936, Lionel Hampton, vocal, Nº. 12); e
Don
Redman e a sua orquestra (1937, Nº. 14).
Broadway
foi duramente atingida pela “Grande Depressão”, e muitos espectáculos, como o “Revue
Internacional” terminaram após poucas exibições. Embora bem financiada e com um
elenco de alto nível (Gertrude Lawrence, Harry Richman, Jack Pearl, Anton Dolin
e Argentinita) com coreografia de mestre, de Busby Berkeley e músicas de
McHugh/Fields, o musical tinha um mau argumento, muito longo, e, no geral, era
pouco apelativo ao público e aos ou críticos.
Oscar
Peterson (Montreal,
Quebec, Canadá, 15-08-1925 – Mississauga, Ontário, Canadá, 23-12-2007) e Count Basie (Red Bank, New Jersey, EUA, 21-08-1905 - Hollywood, Florida, EUA,
26-04-1984) – Em Los Angeles, Califórnia, 2 de Dezemnbro de 1974, do álbum
“Satch and Josh”. Com o quinteto de Oscar Peterson, com Oscar Peterson (piano),
Count Basie (piano, orgão), Freddie Green (guitarra), Ray Brown (contrabaixo) e
Louis Bellson (bateria).
Diana
Krall (Nanaimo, Canadá, 16-11-1964 - 20xx) –
Ao vivo no Rio. Editado pela Verve em 2009, o DVD onde se encontra esta música foi
filmado em Novembro de 2008, no Rio de Kaneiro, pátria da bossa-nova.
Django Reinhardt
(Liberchies, Pont-à-Celles, Bélgica, 23-01-1910 -
Fontainebleau, França, 16-05-1953) e Stephane
Grappelli (Paris, França, 26-01-1908 — Paris, França 01-12-1997) – Do álbum “Djangology”, editado pela
Capitol em 1936.
Nina
Simone (Tryon, North Carolina, EUA, 21-02-1933 —
Carry-le-Rouet, 21-04-2003) – Ao vivo, em Varsóvia, Polónia, a 18 de
Dezembro de 1997, no “Kongresowa Hall”.
Letra
I know why I
waited
Know why I've
been blue
I've been
waiting each day
For someone
exactly like you
Why should I
spend some money
On a show or
two
When nobody
sings these love songs
Exactly like
you
You make me
feel so grand
I wanna give
this world to you
You make me
understand
These foolish
little dreams I'm dreaming
And schemes
I'm scheming
Now I know why
my mama
She taught me
to be true
She knew just
around the corner
Was somebody
like you
You make me
feel so grand
I wanna give
this world to you
Baby you make
me understand
These foolish
little dreams I'm dreaming
And schemes
I'm scheming
Now I know why
my mama
She taught me
to be true
She knew just
around the corner
Yes she knew
just around the corner
Was somebody
like you
Lamento,
algumas eventuais falhas nas letras, encontradas na Internet, devido à própria
improvisação dada pelos seus intérpretes, e muitas vezes de difícil
entendimento. (Ricardo Santos)
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Um tema que atravessou um século e que Diana Krall atualizou, emprestando-lhe o seu excelente nível interpretativo e talento.
ResponderEliminarFelizes os cariocas, que tiveram a oportunidade de a apreciar ao vivo.
Perto de um século sim. Um excelente interpretação da Diana Krall, aliás como é habitual, desta excelente artista canadiana.
EliminarEstás a ficar interessada em Jazz. Isso é bom ! :)
Obrigado Maria José
Sempre fui uma boa aluna. Veremos como me vou comportar nesta matéria.
EliminarA verdade é que gosto tanto de boa música, como de aprender.
Abraço, professor.
Maria José não me consideres professor. Sou apenas um amante de Jazz de largos anos a esta parte e com o tempo aprende-se a ouvir de tudo um pouco. Cantado ou instrumentalizado, ou os dois. As minhas preferências vão para o instrumental, mas Jazz ouve-se, principalmente ao vivo, e como dizia o grande Luís Villas-Boas, " uma música de vivos para vivos !".
EliminarObrigado Maria José
Acredita que o teu contributo é importante para a minha aprendizagem.
ResponderEliminarNinguém aprecia o jazz ao vivo, se não tiver educado para o sentir e compreender.
Estou com curiosidade de saber o que fez Jacinta nos US. Não há registos no "youtube"...
Boa noite, Amigo.
Uma volta no Google e talvez encontres notícias sobre ela, se souberes onde ela actuou no s EUA. Ficas aqui com link dela no MySpace https://myspace.com/jacintajazz.
ResponderEliminarRelativamente ao apreciar Jazz ao vivo ou em suporte magnético, como já disse aqui, volto a frisar eu somente sou um melómano amador, não tenho grandes conhecimentos musicais. O Jazz como te disse, ouço-o há muito tempo e dá-me gozo ouvir mesmo as formas mais complexas, como o de "Fusão". Aprendi a ouvir e gostei. Não tenho pretensões a musicólogo ou a crítico de algum género ou forma musical. O que passa aqui é o meu gosto pessoal e tentar mostrar às pessoas música diferente.
Aquilo que souber explico, aquilo que não souber endereço-te para outros sítios ou livros que podem elucidar-te do que é e como se deve ouvir.
Obrigado Maria José
Alguns grandes canadianos!!!
ResponderEliminar: )
Aqui dos Grandes falta o Michael Bublé, temos a Diana Krall e o Oscar Peterson um dos meus pianistas preferidos.
EliminarObrigado Catarina