Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O Mapa da Europa visto por um português - Interacção Humorística (LXXXVII)

Em 20-01-2011. Obrigado.              
             
Mapa da Europa visto por um Português



9 comentários:

  1. Pois eu também não aderi, continuo com os "c's" atrás das consoantes!!!
    E, já agora Pessoa:
    "Nevoeiro" - pág. 104 "Mensagem" de 10 de Dez.de 1928

    "Nem rei nem lei, nem paz nem guerra,
    Define com perfil e ser
    Este fulgor baço da terra
    Que é Portugal a entristecer--
    Brilho sem luz e sem arder,
    Como o que o fogo-fátuo encerra.

    Ninguém sabe que coisa quer. Ninguém sabe que alma tem,
    Nem o que é mal nem o que é bem.
    (Que ânsia distante perto chora?)
    Tudo é incerto e derradeiro,
    Tudo é disperso, nada é inteiro.
    Ó Portugal, hoje és nevoeiro...

    É a hora!"

    ResponderEliminar
  2. Pessoa é um expoente máximo na cultura portuguesa que todos os rsponsáveis deste País querem fazer esquecer, mas acredito que isso se deve à sua falta de instrução e cultura. Estamos rodeados de imbecis com proissão de político e que tudo pode fazer.
    Obrigado pelo comentário e pelo poema. Muito bonito

    ResponderEliminar
  3. Eu sou Português com muito orgulho e ao entrar neste sitio por acaso me deparei com esse mapa. Tudo bem, pode ser apenas uma brincadeira mas acho que é ofensivo para os outros países e povos, eu não tenho essa visão e nunca conheci ninguém que a tivesse. Como Português fico ofendido quando vejo certos países retratarem Portugal de forma completamente errada e por isso também não o faço. Acho que quando existe um pensamento errônio deve-se trabalhar para mudá-lo.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  4. É apenas uma brincadeira, obviamente. Num Mundo tão conturbado como oactual não podemos perder o sentido de Humor. Trabalhar, trabalham milhões, governo é que com competência são muito poucos !

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Como já disse, isto é apenas uma brincadeira com o seu quê de piada !

      Obrigado Mariana

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Talvez um pouco exagerado e obsceno, mas não deixa de ter muita piada!

      Eliminar
    2. Talvez um pouco exagerado e obsceno, mas não deixa de ter muita piada!

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!