Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Jazz Standards (LXXXII)

(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)             
                
(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)       
             
I’ve Found a New Baby (#78) - Música e Letra de Jack Palmer e Spencer Williams
Em 22 de Janeiro de 1926, Clarence Williams’ Blue Five apresentaram “I’ve Found a New Baby”. Oito anos mais tarde, em 1934, uma gravação dos “Mills Brothers” fez a composição subir para 19º. lugar das tabelas “Pop”. A canção voltou, desta vez ao 14º. Lugar com a “Harry James Orchestra”
I’ve Found a New Baby” está incluída no reportório de quase todas as bandas de Jazz tradicional. É esplêndida, como um veículo de improvisação, permitindo não apenas a um músico individualmente ser criativo, mas a oportunidade de compartilhar um amplo grupo de solos. A letra fala de um homem feliz, que se apaixonou por uma rapariga bonita. O refrão é definitivamente o tamborilar da década de 1920, “Tells me lies, but she’s wise, naughty eyes, mesmerize I vow, and how, I don’t mean maybe!”.           
             
Stéphane Grappelli (Paris, França, 26-01-1908 — Paris, França 01-12-1997) e Django Reinhardt (Cheraw, South Carolina, EUA, 21-10-1917 – Englewood, New Jersey, EUA, 06-01-1993) – Gravação de 27-04-1937 em Paris.        
               
            
                 
New Orleans Connection Jazzband () – Em 2006, e com a seguinte formação, Peter Petrel (vocal), Peter Koch (trompete), Siggi Gerhard (clarinete e saxofone tenor), Fritz Neitlinger (saxofone tenor) Flip Gehring (piano), Jochen Kittan (contrabaixo), Dr.Manfred 'Mano' Weiss (bateria).           
              
               
                   
The Speakeasies () – Em 27 de Dezembro de 2010.              
                          
              
                      
Biréli Lagrène (Soufflenheim, Bas-Rhin Alsace, França, 04-09-1966 - 20xx) – Do álbum de 1980, “Routes to Django”, Ao vivo no “Krokodil”.            
                
             
                 
Letra         
           
Everybody look at me,
Happy girlie, you will see,
I've got someone nice, oh, gee!
Oh, joy, what bliss!
Just the treasure that I need,
Pure as gold and guaranteed,
Is he handsome? Yes, indeed!
Let me tell you this:
I found a new baby,
A sweet honey boy;
My fashion-plate baby
Has thrilled me with joy!
His new way of lovin'
Has made me his slave;
His sweet turtle dovin'
Is all that I crave!
Sweetest kiss, what a kiss, full of bliss, can't resist, somehow!
Tells me lies, but he's wise, naughty eyes mesmerize, I vow and how!
I don't mean maybe,
I just had to fall;
I found a new baby,
A new baby, that's all!
I found a new baby,
A sweet honey boy;
My fashion-plate baby
Has thrilled me with joy!
His new way of lovin'
Has made me his slave;
His sweet turtle dovin'
Is all that I crave!
Sweetest kiss, what a kiss, full of bliss, can't resist, somehow!
Tells me lies, but he's wise, naughty eyes mesmerize, I vow and how!
I don't mean maybe,
I just had to fall;
I found a new baby,
A new baby, that's all!            
                  
Lamento, algumas eventuais falhas nas letras, encontradas na Internet, devido à própria improvisação dada pelos seus intérpretes, e muitas vezes de difícil entendimento. (Ricardo Santos)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!