Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Estou ?! Posso pedir um disco ? (II)

O pedido de hoje, o primeiro desta nova rúbrica, é do bloguer Rui Espírito Santo, do Blogue “Coisas da Fonte”. Um Blogue que merece o meu maior respeito, e a gratidão ao Rui. Foi através dele e do seu espaço que conheci muitas pessoas de quem actualmente sou Amigo. O "Coisas da Fonte" é como um templo, onde nos encontramos para divertir e aprender com a experiência e os conhecimentos do seu autor. 
De seguida fica a mensagem que ele nos deixou, do motivo porque escolheu esta música:


Primeiro, porque comecei a ouvi-lo desde muita tenra idade;
Segundo, porque me fartei de o cantar para mim próprio em qualquer ocasião, sozinho, ou acompanhado;
Terceiro, porque o cantava para os meus filhos e netos com a devida "interpretação teatral" e gestos a condizer com a letra e com o que eles riam perdidamente!
Com isso, eles comiam a sopa, portavam-se bem, adoravam o pai (ou avô) e queriam também cantar! …e ainda hoje me falam nisso ! ...e isso faz-me saudade! É bom recordar e recordar é viver!

Visto que o Rui não escolheu nenhuma versão existente no Youtube, eu trago aqui a versão do cantor brasileiro Nuno Roland.

Nuno Roland (01-03-1913 – 20-12-1975)


Adicionalmente, escolhi outra versão da marcha “Pirata da Perna de Pneu”.




Alguma história sobre os discos, antigo suporte magnético que, actualmente, continua a ter imensos adeptos, dado que está cientificamente provado que a qualidade sonora do vinil é superior à do CD, dizem !

Os 78 rpm (rotações por minuto) eram os antigos discos, de goma-laca, que tocaram durante alguns anos nos gramofones dos nossos avós.

Os 33 rpm (rotações por minuto) eram os antigos “LP” (Long Play) de vinil que tocavam nos nossos antigos gira-discos.
Os 45 rpm (rotações por minuto) era os “singles” ou “EP” (Extended Play), também em vinil. Ambos fizeram a delícia das gerações de 60 e 70.

Esta nova publicação viverá, exclusivamente, dos vossos pedidos por “mail” para o meu “email” ricardosantos1953@gmail.com, da música que pretendem ouvir e umas breves palavras sobre o porquê que ela vos foi/é querida.

Peçam uma de cada vez e de vez em quando. Podem começar a enviá-los já hoje. Os pedidos serão atendidos por ordem de chegada dos “mails”.


Serão apresentados dois vídeos, do Youtube. Um será com a escolha de quem me enviou o “mail” e o outro uma escolha minha. Também darei algumas indicações adicionais sobre a composição, compositor e intérprete. Isto caso a música exista e haja informação adicional sobre ela.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Estou ?! Posso pedir um disco ? (I)

Breves palavras sobre os discos, antigo suporte magnético que, actualmente, continua a ter imensos adeptos, dado que está cientificamente provado que a qualidade sonora do vinil é superior à do CD, dizem !

Os 78 rpm (rotações por minuto) eram os antigos discos, de goma-laca, que tocaram durante alguns anos nos gramofones dos nossos avós.

Os 33 rpm (rotações por minuto) eram os antigos “LP” (Long Play) de vinil que tocavam nos nossos antigos gira-discos.
Os 45 rpm (rotações por minuto) era os “singles” ou “EP” (Extended Play), também em vinil. Ambos fizeram a delícia das gerações de 60 e 70.

Esta nova publicação viverá, exclusivamente, dos vossos pedidos por “mail” para o meu “email” ricardosantos1953@gmail.com, com a música que pretendem ouvir e umas breves palavras sobre o porquê que ela vos foi/é querida, palavras essas que serão mencionadas aqui na rúbrica.

Podem começar a enviar os vossos pedidos já hoje. Eles serão atendidos por ordem de chegada, dos “mails”.

Serão apresentados dois vídeos, do Youtube. Um será com a escolha de quem me enviou o “mail” e o outro uma escolha minha. Também darei algumas indicações adicionais sobre a composição, compositor e intérprete. Isto caso a música exista e haja informação adicional sobre ela.

Hoje, um diálogo e um pedido (de onde é que eu conheço esta história J !!!), que começa aqui em baixo…

- Estou ?! Posso pedir um disco ?
- Claro que sim ! diga-me o que quer ouvir ?
- Tem o “Tac Tac Manjerico” pelo Conjunto Maria Albertina ?
- Essa música não existe !
- Não ???
- Não, não existe !!! Já vasculhei aqui no estúdio pelos CD do grupo Maria Albertina e pesquisei na Internet e é “treta!”… Se quiser posso pôr outra ?!

- Pode sim !. Muito obrigado !

Conjunto Maria Albertina (1959 até ao presente) - É um grupo musical de música popular portuguesa, fundado em 1959, por António Rodrigues e pela sua filha Maria Albertina, com apenas 13 anos, que tocava acordeão. Esta cantora não é a Maria Albertina que é mãe do locutor Cândido Mota.
"Avé Maria do Coração" foi o primeiro sucesso do grupo a que se seguiram muitos outros. O mais popular deles, “O Emigrante” de 1977, foi um dos primeiros discos de ouro, em Portugal.
O grupo abrilhantou milhares de festas e arraiais, em Portugal e junto das comunidades de emigrantes. Ainda em 1977 participaram no Festival RTP da Canção com o tema "A flor e o Fruto", ao qual se seguiu um interregno na carreira.
Em 2002 reagruparam-se e lançaram o álbum “Conjunto Maria Albertina – 20 anos depois”.

De tomar em consideração estas importantes informações do Rui Espírito Santo.

Rui Espírito Santo, em 5 de novembro de 2015 às 22:34

Já agora, uma pequena (importante) correcção: Este conjunto foi criado pelo António Rodrigues (músico) e pela sua filha (acordeonista) Maria Albertina, mas a vocalista 
era a Fernanda Gonçalves ! A Wikipédia aqui está errada quando diz (referindo-se ao nome Maria Albertina) "esta cantora, não é a mãe ,..."

Do Livro "Monografia de Ermesinde" (em que eu participei com imenso material ), aqui está:

A Marcha do S. João da Gandra, a letra, o Conjunto Maria Albertina, a cantora Fernanda Gonçalves.
O Meu pai era esse senhor à esquerda na foto (Alberto Delgado). Um enorme dinamizador 
e grande entusiasta de Ermesinde ! 




Desculpa Ricardo que a minha correcção é à Wikipédia e não a ti ! :)

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Galerias Romanas e ruínas de Olissipo

Um vídeo encomendado pela Câmara Municipal de Lisboa - Conhecer o que esconde o subsolo de Lisboa, ou descobrir o que há por baixo da Rua da Prata, são alguns dos motivos para visitar as Galerias Romanas.
A visita dura cerca 20 minutos e é acompanhada por técnicos do Museu da Cidade e do Centro de Arqueologia de Lisboa que explicam aos visitantes, entre outras curiosidades, que estas galerias, com mais de dois mil anos, se encontram ainda ao serviço da cidade, uma vez que suportam toda a estrutura de edifícios acima delas.


sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Paolo Fresu – Groups & Soloists of Jazz (XXIX)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Paolo Fresu (Berchidda, Sardinia, Itália, 10-02-1961 – 20xx) – É um  trompetista e “flugelhorn” de Jazz italiano, como também, compositor e orquestrador. Aclamado internacionalmente, trompetista da Sardenha tem realizado espectáculos por em todo o mundo ao longo dos últimos 30 anos, com um histórico de 300 gravações. Fresu também é professor e director artístico de festivais de Jazz de renome internacional, tais como “Time in Jazz”  e “Nuoro Jazz”. Está envolvido na produção de vários projectos de multimédia, cooperando com actores, dançarinos, pintores, escultores e poetas. Tem escrito música para cinema, documentário, vídeo, bailado e peças de teatro. Fresu vive em Paris, Bolonha e Sardenha. O som da sua trombeta original é reconhecido, como um dos mais distintos, na cena Jazz contemporâneo.

Il Silenzio, em Forte Dosso del Somme, Folgaria, Trento, em 27 de Julho de 2014.


Chiaro, com o quinteto de Paolo Fresu, celebrando o seu 30º aniversdário e extraído do álbum “¡30!” de 7 de Abril de 2014.


Alma, do álbum “Alma” de 2012, com Paolo Fresu (trompete), Omar Sosa (piano) e Jacques Morelenbaum (violoncelo).


Si Dolce È Il Tormento, com Uri Caine (piano), no Mezzo.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Inesquecíveis (V)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos) e (http://memoriaglobo.globo.com/ da TV Globo)

Novela:          O Astro                     
Ano:               1977
Tema:             Saco de Feijão        
Intérprete/s:   Beth Carvalho (05-05-1946)                               
Autor/es:        Dedezinho de Patos



Novela:          Vereda Tropical                              
Ano:               1984  
Tema:             Fullgás         
Intérprete/s:   Marina (17-09-1955)                                 
Autor/es:        Ântonio Cícero / Marina Lima


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Os Meus Cromos do Rock Pop (VI) (Reedição)

As respostas correctas para a primeira música, são:

O grupo chamava-se “Jethro Tull”;
A composição chamava-se/chama-se “Bourrée”;
O seu compositor foi João Sebastião Bach;
Ian Andersson tocava/toca preferencialmente flauta.



As respostas correctas para a segunda música, são:

O grupo chamava-se “Doors”;
A composição tinha o nome de “L.A. Woman”, bem como álbum onde foi inserida, no ano de 1971;
O seu vocalista foi o celebérrimo Jim Morrison;
Morre e encontra-se enterrado no cemitério Père Lachaise Cemetery em Paris.


Vencedores: Afrodite, Rui Espírito Santo; Janita; M.; Pedro Coimbra e Gábi.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Os Meus Cromos do Rock Pop (VI)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Duas músicas, uma vocal e uma instrumental, quatro perguntas, por cada música, e dicas, obviamente algumas, visto agora ser mais complicado descobrir.

Os comentários NÃO ESTARÃO moderados. Por isso, caso saibam as respostas, não as publiquem nos vossos comentários, enviem as respostas para o meu “email” ricardosantos1953@gmail.com

No entanto podem dar palpites, sempre que vos aprouver. Aqui trarei canções significativas dos grupos e intérpretes de Rock e de Pop que mais me agradaram durante a minha juventude e alguma informação sobre eles.

Desafio

A primeira música é de um grupo britânico, formado nos anos 60 e que esteve em actividade até 2014. Na linha dos vários géneros de “Rock”: Progressivo; Hard; Blues e Folk. Pode-se dizer que era um grupo “Espesso como um Tijolo”.


Qual o nome deste grupo ?
Qual o nome da composição aqui apresentada ?
Quem a compôs originalmente ?
Qual o principal instrumento que tocava do “leader” da banda ?

A segunda composição, vem do outro lado do Atlântico, de um grupo formado em L.A. (Los Angels (Califórnia) na década de 60. Editaram praticamente para a Elektra. A este grupo “não se bate com a porta”, ouve-se até ao fim.


Qual o nome deste grupo ?
Qual o nome da composição ?
Como se chamava o seu vocalista ?
Onde se encontram enterrados os seus restos mortais ?

Três dias para descobrirem as oito respostas. Às 20:00 do dia 26 publico as soluções e os nomes dos vencedores.