O pedido de hoje, o primeiro desta nova rúbrica, é do bloguer Rui Espírito Santo, do Blogue “Coisas da Fonte”. Um Blogue que merece o meu maior respeito, e a gratidão ao Rui. Foi através dele e do seu espaço que conheci muitas pessoas de quem actualmente sou Amigo. O "Coisas da Fonte" é como um templo, onde nos encontramos para divertir e aprender com a experiência e os conhecimentos do seu autor.
De seguida fica a mensagem que ele nos deixou, do motivo porque escolheu esta música:
De seguida fica a mensagem que ele nos deixou, do motivo porque escolheu esta música:
Marcha do "Pirata da Perna de Pau"
Primeiro, porque comecei a ouvi-lo desde muita tenra idade;
Segundo, porque me fartei de o cantar para mim próprio em qualquer ocasião, sozinho, ou acompanhado;
Terceiro, porque o cantava para os meus filhos e netos com a devida "interpretação teatral" e gestos a condizer com a letra e com o que eles riam perdidamente!
Com isso, eles comiam a sopa, portavam-se bem, adoravam o pai (ou avô) e queriam também cantar! …e ainda hoje me falam nisso ! ...e isso faz-me saudade! É bom recordar e recordar é viver!
Visto que o Rui não escolheu nenhuma versão existente no Youtube, eu trago aqui a versão do cantor brasileiro Nuno Roland.
Adicionalmente, escolhi outra versão da marcha “Pirata da Perna de Pneu”.
Alguma história sobre os discos, antigo suporte magnético que, actualmente, continua a ter imensos adeptos, dado que está cientificamente provado que a qualidade sonora do vinil é superior à do CD, dizem !
Os 78 rpm (rotações por minuto) eram os antigos discos, de goma-laca, que tocaram durante alguns anos nos gramofones dos nossos avós.
Os 33 rpm (rotações por minuto) eram os antigos “LP” (Long Play) de vinil que tocavam nos nossos antigos gira-discos.
Os 45 rpm (rotações por minuto) era os “singles” ou “EP” (Extended Play), também em vinil. Ambos fizeram a delícia das gerações de 60 e 70.
Esta nova publicação viverá, exclusivamente, dos vossos pedidos por “mail” para o meu “email” ricardosantos1953@gmail.com, da música que pretendem ouvir e umas breves palavras sobre o porquê que ela vos foi/é querida.
Peçam uma de cada vez e de vez em quando. Podem começar a enviá-los já hoje. Os pedidos serão atendidos por ordem de chegada dos “mails”.
Serão apresentados dois vídeos, do Youtube. Um será com a escolha de quem me enviou o “mail” e o outro uma escolha minha. Também darei algumas indicações adicionais sobre a composição, compositor e intérprete. Isto caso a música exista e haja informação adicional sobre ela.
Esta nova publicação viverá, exclusivamente, dos vossos pedidos por “mail” para o meu “email” ricardosantos1953@gmail.com, da música que pretendem ouvir e umas breves palavras sobre o porquê que ela vos foi/é querida.
Peçam uma de cada vez e de vez em quando. Podem começar a enviá-los já hoje. Os pedidos serão atendidos por ordem de chegada dos “mails”.
Serão apresentados dois vídeos, do Youtube. Um será com a escolha de quem me enviou o “mail” e o outro uma escolha minha. Também darei algumas indicações adicionais sobre a composição, compositor e intérprete. Isto caso a música exista e haja informação adicional sobre ela.


