Em total e completo desacordo com o Acordo Ortográfico. Aqui escrevo o Português que aprendi no século XX, na escola, e com Camões, Pessoa e Saramago.
Dá a surpresa de ser
Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.
Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.
E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.
Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?
10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.
quinta-feira, 5 de novembro de 2015
Estou ?! Posso pedir um disco ? (I)
Breves
palavras sobre os discos, antigo suporte magnético que, actualmente, continua a
ter imensos adeptos, dado que está cientificamente provado que a qualidade sonora
do vinil é superior à do CD, dizem !
Os
78 rpm
(rotações por minuto) eram os antigos discos, de goma-laca, que tocaram durante
alguns anos nos gramofones dos nossos avós.
Os
33 rpm (rotações por
minuto) eram os antigos “LP” (Long Play) de vinil que tocavam nos nossos
antigos gira-discos.
Os
45 rpm (rotações por
minuto) era os “singles” ou “EP” (Extended Play), também em vinil. Ambos
fizeram a delícia das gerações de 60 e 70.
Esta nova publicação viverá, exclusivamente, dos vossos pedidos
por “mail” para o meu “email” ricardosantos1953@gmail.com, com a música que
pretendem ouvir e umas breves palavras sobre o porquê que ela vos foi/é
querida, palavras essas que serão mencionadas aqui na rúbrica.
Podem começar a enviar os vossos pedidos já hoje. Eles serão
atendidos por ordem de chegada, dos “mails”.
Serão apresentados dois vídeos, do Youtube. Um será com a
escolha de quem me enviou o “mail” e o outro uma escolha minha. Também darei
algumas indicações adicionais sobre a composição, compositor e intérprete. Isto
caso a música exista e haja informação adicional sobre ela.
Hoje,
um diálogo e um pedido (de onde é que eu conheço esta história J !!!), que começa aqui em baixo…
- Estou ?!
Posso pedir um disco ?
- Claro que
sim ! diga-me o que quer ouvir ?
- Tem o “Tac
Tac Manjerico” pelo Conjunto Maria Albertina ?
- Essa
música não existe !
- Não ???
- Não, não
existe !!! Já vasculhei aqui no estúdio pelos CD do grupo Maria Albertina e
pesquisei na Internet e é “treta!”… Se quiser posso pôr outra ?!
- Pode sim !.
Muito obrigado !
Conjunto Maria Albertina (1959 até ao presente) - É um grupo musical de música popular portuguesa, fundado em 1959, por António Rodrigues e pela sua filha Maria Albertina, com apenas 13 anos, que tocava acordeão. Esta cantora não é a Maria Albertina que é mãe do locutor Cândido Mota.
"Avé Maria do Coração" foi o primeiro sucesso do grupo a que se seguiram muitos outros. O mais popular deles, “O Emigrante” de 1977, foi um dos primeiros discos de ouro, em Portugal.
O grupo abrilhantou milhares de festas e arraiais, em Portugal e junto das comunidades de emigrantes. Ainda em 1977 participaram no Festival RTP da Canção com o tema "A flor e o Fruto", ao qual se seguiu um interregno na carreira. Em 2002 reagruparam-se e lançaram o álbum “Conjunto Maria Albertina – 20 anos depois”. De tomar em consideração estas importantes informações do Rui Espírito Santo. Rui Espírito Santo, em 5 de novembro de 2015 às 22:34 Já agora, uma pequena (importante) correcção: Este conjunto foi criado pelo António Rodrigues (músico) e pela sua filha (acordeonista) Maria Albertina, mas a vocalista era a Fernanda Gonçalves ! A Wikipédia aqui está errada quando diz (referindo-se ao nome Maria Albertina) "esta cantora, não é a mãe ,..." Do Livro "Monografia de Ermesinde" (em que eu participei com imenso material ), aqui está: A Marcha do S. João da Gandra, a letra, o Conjunto Maria Albertina, a cantora Fernanda Gonçalves. O Meu pai era esse senhor à esquerda na foto (Alberto Delgado). Um enorme dinamizador e grande entusiasta de Ermesinde !
Desculpa Ricardo que a minha correcção é à Wikipédia e não a ti ! :)
Olha que rubrica tão interessante!!! Muito bom!! Mas é que vou MESMO pedir um disco! Qual é frase!? Vou pensar em alguma que tenha saudades de ouvir... e envio-te depois por mail a minha escolha.
Este tema de estreia da tua nova rubrica «Estou ?! Posso pedir um disco ?» recordo-me vagamente dele. Mas também não admira... se foi ao Festival RTP da Canção em 1977 então já o ouvi com toda a certeza!
Parabéns... e fico a aguardar com expectativa as próximas edições! Beijinhos "riscados" (^^)
Vamos ver se consigo fazer com que as pessoas lhe "peguem" e tenham interesse em mostrar aquilo que gostaram de ouvir um dia !
Pois o "Conjunto maria Albertina" é um grupo com uma história bem antiga ! Para tua informação, já temos o primeiro pedido. O nosso amigo Rui decidiu enviar-me um "mail" e pedir um disco.
hehehe... Olha que maravilha, Ricardo ! :))) Sempre "pegou" esta excelente proposta ! :))
Portanto, a avaliar pelo teu texto, trata-se de recordar discos antigos, não sendo tão importante a sua qualidade técnica ou perfeição, ou que seja a "maravilha das maravilhas" ! O importante é que haja um elemento que nos ligue ao tema em causa e nos provoque saudades ?! … Posso então pedir o disco ? ... Ai tenho que dizer a frase : "na mercearia do padeiro paga tudo por inteiro" ! ... e agora o disco e as suas "razões: vai por mail , como pedes ! ... rsrs
Quem não se lembra dos “Discos pedidos” ? … e do “posso dizer a frase ? …” … E já agora, por falar no Conjunto Maria Albertina , mais uma surpresa : Ela era minha vizinha, de Ermesinde, quase da minha idade, o seu pai era muito amigo do meu e por isso foi desafiado pelo meu pai a fazer a música para a letra da Marcha das Festas do S. João da Gandra, de Ermesinde, organizado todos os anos pelo meu pai , que também era o autor da letra ! Acompanhei-lhe sempre todos os primeiros passos e foi um enorme orgulho vê-la no Festival ! :))
Já agora, uma pequena (importante) correcção : Este conjunto foi criado pelo António Rodrigues (músico) e pela sua filha (acordeonista) Maria Albertina, mas a vocalista era a Fernanda Gonçalves !
A Wikipédia aqui está errada quando diz (referindo-se ao nome Maria Albertina) "esta cantora, não é a mãe ,..."
Desculpa Ricardo que a minha correcção é à Wikipédia e não a ti ! :) .
Ora Rui, tu vais ser o primeiro Cliente desta nova rúbrica. Vou tentar publicar sempre que tenha tema e para isso vou reservar sempre 3/4 dias para o fazer. Um acordo amigável entre as minhas publicações semanais e esta nova rúbrica. Vou começar a preparar o teu pedido.
Rui obrigado pela achega e à correcção da Wikipédia, onde nem sempre os dados estão correctos.
Mas porque razão os discos não podem ser pedidos aqui, Ricardo? Na Rádio, a transmissão do programa era em directo! Torna lá isto mais simples, por favor. Vais ver que terás mais 'ouvintes'
Posso fazer o pedido? Então diz lá qual é a frase!
Volto mais tarde para saber a resposta à minha proposta.:))
Sem querer entrar em polémica, a rúbrica vai ser assim como eu projectei, porque eu não tenho tempo para actualizar as publicações todos os dias e estar aqui horas seguidas para o fazer ! O trabalho de pesquisa demora sempre algum tempo e eu gosto de fazar as coisas bem feitas e assim terei tempo para procurar.
A publicação dos "Discos Pedidos" será gradual e sem interferir com as minhas publicações normais. Guardarei sempre 2 dias para intervalar com as minhas. Neste momento, há cinco "mails" de pedidos.
Parece-me uma óptima ideia, agora tenho é de pensar bem em qual o disco que poderei pedir e vir ver quais são os que já foram pedidos. um beijinho e bom fim-de-semana Gábi
Gabriela não precisas ir ao Google à procura do disco !!! :)) Ainda somente há cinco pedidois, seria um coincidência muito grande que a tua fosse igual à dos que já me enviaram o pedido. Não te esqueças é de me dar o link do Youtube da versão que queres. E dizeres porque motivo escolheste esta música !!!
Conta, e já, comigo. E acabei de ouvir este primeiro disco. Tenho aqui alguns, LP, mas não são portugueses e tinha uma coleção de música brasileira, fantástica, que desapareceu.
Já tenho agendamento para o teu pedido. Vai para o ar em sétimo lugar, no dia 1 de Dezembro. Desculpa ser tão tarde, mas tenho de respeitar a ordem dos "mails"
Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!
ResponderEliminarOlha que rubrica tão interessante!!!
Muito bom!!
Mas é que vou MESMO pedir um disco! Qual é frase!?
Vou pensar em alguma que tenha saudades de ouvir... e envio-te depois por mail a minha escolha.
Este tema de estreia da tua nova rubrica «Estou ?! Posso pedir um disco ?» recordo-me vagamente dele. Mas também não admira... se foi ao Festival RTP da Canção em 1977 então já o ouvi com toda a certeza!
Parabéns... e fico a aguardar com expectativa as próximas edições!
Beijinhos "riscados"
(^^)
Vamos ver se consigo fazer com que as pessoas lhe "peguem" e tenham interesse em mostrar aquilo que gostaram de ouvir um dia !
EliminarPois o "Conjunto maria Albertina" é um grupo com uma história bem antiga !
Para tua informação, já temos o primeiro pedido. O nosso amigo Rui decidiu enviar-me um "mail" e pedir um disco.
Obrigado Afrodite
hehehe... Olha que maravilha, Ricardo ! :))) Sempre "pegou" esta excelente proposta ! :))
ResponderEliminarPortanto, a avaliar pelo teu texto, trata-se de recordar discos antigos, não sendo tão importante a sua qualidade técnica ou perfeição, ou que seja a "maravilha das maravilhas" !
O importante é que haja um elemento que nos ligue ao tema em causa e nos provoque saudades ?! …
Posso então pedir o disco ? ... Ai tenho que dizer a frase :
"na mercearia do padeiro paga tudo por inteiro" ! ... e agora o disco e as suas "razões: vai por mail , como pedes ! ... rsrs
Quem não se lembra dos “Discos pedidos” ? … e do “posso dizer a frase ? …”
… E já agora, por falar no Conjunto Maria Albertina , mais uma surpresa :
Ela era minha vizinha, de Ermesinde, quase da minha idade, o seu pai era muito amigo do meu e por isso foi desafiado pelo meu pai a fazer a música para a letra da Marcha das Festas do S. João da Gandra, de Ermesinde, organizado todos os anos pelo meu pai , que também era o autor da letra !
Acompanhei-lhe sempre todos os primeiros passos e foi um enorme orgulho vê-la no Festival ! :))
Abraço !
Já agora, uma pequena (importante) correcção :
EliminarEste conjunto foi criado pelo António Rodrigues (músico) e pela sua filha (acordeonista) Maria Albertina, mas a vocalista era a Fernanda Gonçalves !
A Wikipédia aqui está errada quando diz (referindo-se ao nome Maria Albertina) "esta cantora, não é a mãe ,..."
Desculpa Ricardo que a minha correcção é à Wikipédia e não a ti ! :)
.
Ora Rui, tu vais ser o primeiro Cliente desta nova rúbrica. Vou tentar publicar sempre que tenha tema e para isso vou reservar sempre 3/4 dias para o fazer. Um acordo amigável entre as minhas publicações semanais e esta nova rúbrica.
EliminarVou começar a preparar o teu pedido.
Rui obrigado pela achega e à correcção da Wikipédia, onde nem sempre os dados estão correctos.
Obrigado e um Abraço
Mas porque razão os discos não podem ser pedidos aqui, Ricardo? Na Rádio, a transmissão do programa era em directo!
ResponderEliminarTorna lá isto mais simples, por favor. Vais ver que terás mais 'ouvintes'
Posso fazer o pedido? Então diz lá qual é a frase!
Volto mais tarde para saber a resposta à minha proposta.:))
Janita
EliminarSem querer entrar em polémica, a rúbrica vai ser assim como eu projectei, porque eu não tenho tempo para actualizar as publicações todos os dias e estar aqui horas seguidas para o fazer !
O trabalho de pesquisa demora sempre algum tempo e eu gosto de fazar as coisas bem feitas e assim terei tempo para procurar.
Obrigado
Está certo e correcto, Ricardo.
EliminarEnviarei o meu pedido por correio!
Obrigada.
Eu estava a contar contigo ! Obrigado Janita
EliminarRicardo, vou alinhar!
ResponderEliminarAmanhã ajudo a entupir a tua caixa do correio.
Abraço.
Um dia conto aqui a anedota do desentupidor atómico !!! :)))
EliminarFico á espera do teu pedido.
Obrigado Isabel
Muito engraçada, a ideia, Ricardo!
ResponderEliminarBeijinhos. :)
Vamos ver se corre bem !
EliminarObrigado Maria
Então vou fazer um pedido (e eu aqui há dias a dizer que não era uma rubrica de discos pedidos...).
ResponderEliminarAquele abraço, bfds
O teu pedido foi aceite, estás em 5º. lugar na publicação !
EliminarObrigado Pedro
TODOS:
ResponderEliminarA publicação dos "Discos Pedidos" será gradual e sem interferir com as minhas publicações normais. Guardarei sempre 2 dias para intervalar com as minhas. Neste momento, há cinco "mails" de pedidos.
Obrigado a TODOS e podem continuar a enviar.
Parece-me uma óptima ideia, agora tenho é de pensar bem em qual o disco que poderei pedir e vir ver quais são os que já foram pedidos.
ResponderEliminarum beijinho e bom fim-de-semana
Gábi
Gabriela não precisas ir ao Google à procura do disco !!! :))
EliminarAinda somente há cinco pedidois, seria um coincidência muito grande que a tua fosse igual à dos que já me enviaram o pedido.
Não te esqueças é de me dar o link do Youtube da versão que queres. E dizeres porque motivo escolheste esta música !!!
Obrigado
Oi Ricardo
ResponderEliminarVoce sempre nos surpreendendo com boas ideías.
Logo logo envio meu pedido ok?
abraços
A ideia não foi só minha !
EliminarFico à espera Lis.
Obrigado
Conta, e já, comigo.
ResponderEliminarE acabei de ouvir este primeiro disco.
Tenho aqui alguns, LP, mas não são portugueses e tinha uma coleção de música brasileira, fantástica, que desapareceu.
Beijinho
Maria
EliminarJá tenho agendamento para o teu pedido. Vai para o ar em sétimo lugar, no dia 1 de Dezembro. Desculpa ser tão tarde, mas tenho de respeitar a ordem dos "mails"
Achei o teu texto muito engraçado e inteligente !
Muito Obrigado !!!
Gostei da ideia. Tenho andado muito ausente destas lides e só hoje vi o mail com o link para este post. Conta com um pedido meu. :)
ResponderEliminarClaro que conto com o teu pedido. Manda !!!...
EliminarObrigado Luísa