Breves palavras sobre o que é para mim, o Cinema.
Durante os anos da minha juventude houve algo que me despertou o interesse e fez com que a minha ligação com os audiovisuais se tornasse, desde então, preponderante na minha vida. Esse algo foi o Cinema. A chamada 7.ª arte (arte da imagem) que quando dado o nome e na minha modesta opinião, ela reflectia somente a realidade do cinema mudo, por isso “arte da imagem”. Posteriormente a 7.ª arte tornou-se em algo muito mais complexo. A obra/filme tornou-se num conjunto de várias e ricas variáveis: a imagem, o texto, a cenografia, o som, o guarda-roupa, a interpretação, etc.. Tudo isso conglomerado e orientado de alguma maneira, por uma pessoa na arte de dirigir, o realizador.
Um bom filme, é como uma boa música ou um bom livro, é algo que deve ser visto mais que uma vez, para que nos apercebamos de coisas que numa só, é impossível. Um amante de cinema vê um filme duas, três vezes, para que nele possa visualizar todas essas variáveis de que falei anteriormente.
Vão passar por aqui alguns realizadores que fizeram e fazem parte do meu imaginário de cinéfilo. Nessa época, quando frequentei as salas de cinema em Lisboa, as filmografias de eleição eram: a italiana, a francesa, a alemã, a sueca, a espanhola, a nipónica, a americana. Mas passarão também, e obviamente, realizadores brasileiros e portugueses
Esta nova publicação intitulada 7.ª Arte, será muito de uma pequena mostra do que se via cinematograficamente em Lisboa, nos finais da década de 60 e 70, mas não só, porque teremos filmes muito mais actuais !!!
Tal qual, como todos vós, me
reconhecem como um melómano amador, eu também sou um cinéfilo amador. O que vou
trazer aqui foram/são obras que gostei/gosto e vi/revejo, e as minhas escolhas
são apenas opiniões e gostos, livres de qualquer pretensiosismo !!!
No nome do realizador (se estrangeiro) e na maioria dos títulos dos filmes existem “links” para a Wikipedia (versão inglesa), por ser a plataforma mais abrangente e mais completa. Se pretenderem, na coluna esquerda dessas mesmas páginas, em baixo, tem normalmente, a escolha da tradução para a língua portuguesa.
Do cinema italiano trago-vos, um dos meus preferidos Sergio Leone (03-01-1929 – 30-04-1989). Criador do Spaghetti Western. Com 11 películas, e mais umas quantas como assistente de realizador e “screenplay”, e uns quantos galardões. Dele escolhi 4 filmes que vi, embora para além destes tenha visto outros. As bandas sonoras, normalmente, eram compostas pelo Mestre da música para cinema, Ennio Morricone.
(1964) Per un Pugno di Dollari – Por Um Punhado De Dólares
(1966) Il Buono, il Brutto, il Cattivo – O Bom, o Mau e o Vilão
(1968) C'era Una Volta il West – Era Uma Vez no Oeste
(1984) Once Upon a Time in America – Era Uma Vez na América
Continuo a achar este filme, uma das melhores películas da história do cinema !!!
(1973) Entrevista com Sergio Leone
Embora não seja o meu realizador italiano de eleição, vi todos os filmes 🎥 aqui
ResponderEliminarJá cá esteve o Bernardo Bertolucci e ainda vão estar, o Roberto Rossellini, o Pier Paolo Pasolini, o Ettore Scola, o Federico Fellini, o
EliminarMichelangelo Antonioni, o Marco Ferreri e o Luchino Visconti.
Teresa obrigado
Olha que o Vittorio de Sica não era mau de todo!!
EliminarOnce Upon a Time in America é realmente uma obra-prima 🎥
Mais um que vou acrescentar, e do qual não me lembrei, porque também vi filmes dele. Infelizmente deveria ter feito colecção dos bilhetes e dos panfletos que na altura davam nos cinemas!
EliminarTeresa obrigado
Bons filmes que tive o prazer de ver, mas, Era uma vez na América é o meu eleito.
ResponderEliminarSim o "Era Uma Vez na América / Onde Upon a Time in Amwerica", é uma obra-prima!!!
EliminarManuela obrigado
São filmes que - dois já os vi - gostei de verdade. Aprecio mais documentários sobre seja o que for do que filmes propriamente ditos. Adoro documentários sobre animais, seus habitates naturais, e expansão de espécie.
ResponderEliminar.
Cumprimento fraterno
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Filmes documentariais, também gosto de ver, mas vejo-os na Televisão !
Eliminar" R y k @ r d o " obrigado
Ricardo, és um cinéfilo amador conhecedor...
ResponderEliminarApesar de ter visto os 4 filmes, sei que revê-los será super gostoso!
Beijo, fica bem.
Vi muito cinema na minha juventude, muito mesmo. Do estilo ir a duas sessões no mesmo dia!
EliminarTeresa obrigado
Vi os filmes TODOS.
ResponderEliminarMais que uma vez.
A parceria com Ennio Morricone foi sublime.
Abraço
Acho que os filmes não seriam tão bons, sem a música do Ennio Morricone !
EliminarPedro obrigado e abraço