Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 10 de maio de 2020

Palavras Nossas (1)

Texto que recebi dia 30 de Abril de 2020, da Maria Lino:

Uma nuvem pesada invadiu o meu Céu

Uma nuvem pesada assolou o meu Céu.

Não contei o tempo, não abri as janelas, não dei pelo sol, nem senti a chuva.

Entregue às horas perdidas, enrolei-me em vidas emaranhadas e pedaços de tristeza.

Pensei que as estrelas me protegeriam dos pesadelos e  brilhariam todas as noites.

Uma nuvem pesada invadiu o meu céu.

E perguntei às gaivotas sobre a tempestade no mar.

Surpreendentemente, pipilaram em meu redor para logo voarem em bando, bem longe de mim.

A tempestade ainda não chegou. Já é primavera, as rosas não floriram, andorinhas esboçam novos céus e nos rios correm torrentes de nuvens pesadas...

No meu céu, já encontro o caminho!

M.L.

12 comentários:

  1. Olá:- Profundamente poético. Gostei de ler
    .
    Feliz inicio de semana
    Proteja-se

    ResponderEliminar
  2. Nuvem pesada, mas passageira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que seja passageira sim. A Maria Lino há-de confirmá-lo !
      Obrigado Luísa

      Eliminar
  3. Foi passageira, a nuvem, sim.
    Só o Céu permanece, as nuvens transforma-se...
    Obrigada a todos!
    Abraço ((( )))

    ResponderEliminar
  4. Gostei do poema. Inicialmente associei a nuvem pesada ao vírus e aos problemas que nos trouxe mas parece ter-se tratado de outra coisa.
    Ricardo desculpe a ausência.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  5. Bom poema!
    De facto, que nuvem negra anda por aí a rondar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andamos com uma nuvem negra por cima de nós, mas acho que temos muita responsabilidade nisso, infelizmente!
      Obrigado M.

      Eliminar
  6. Boa noite de esperança, Ricardo!
    Muito interessante e saber que apesar da nuvem negra, vamos vencendo dia após dia.
    Estrelas, gaivotas, ajudam amenizar tristezas latentes.
    Tenha dias abençoados!
    Obrigada pela partilha de força
    Abraços fraternos

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!