Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

A Sopa do Pacto (7), músicas

Destes 4 grupos britânicos, uma admiração especial da minha parte para os Genesis, talvez um dos grupos de “Rock” Progressivo mais eloquentes e profícuos do século XX. A partir de 1974, embora já sem Steve Hacket (viola solo) e grande Peter Gabriel (vocal), mantiveram-se nos “tops” com Phil Collins, como vocalista.

Os “Led Zeppelin” também um grande grupo, rodeados de alguma polémica no que toca a pelágios de algumas das suas composições;

Os “(The) Who”, uma banda polémica, que costumava quebrar instrumentos nos espectáculos ao vivo; e

Os “Magna Carta”, um grupo com composições, basicamente, “Folk” e “Acoustic”, na linha de Fairport Convention, Fotheringay, etc.








8 comentários:

  1. Fiz bem em ter delegado em ti a escolha das músicas, Ricardo!

    Obrigada!

    Um abraço.

    ResponderEliminar

  2. Das quatro bandas, obviamente que são também os Genesis aquela que mais representa os meus gostos musicais. Por questões de idade, quando tive a consciência musical desta banda já era o Phil Collins o vocalista e continuei a ser fã dele numa fase posterior já em carreira a solo.
    Magna Carta e The Who conheci em tenra idade por influência dos meus manos mais velhos... e os Led Zeppelin ainda hoje se ouvem nas nossas rádios, sobretudo por causa do seu mega e esmagador êxito, "Stairway to Heaven".

    Boas escolhas como sempre, e cá fico, já de colher lavada, à espera da próxima SOPA com couve portuguesa. 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As escolhas minhas foram somente duas, as outras foram vossas !
      Obrigado Clara

      Eliminar
  3. E eu cá fico de garfo e faca à espera de um desafio cinematográfico‼

    Conheço as bandas de nome, mas não sabia que era bandas britânicas‼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficaste a conhecer, e como todos nós sabemos o saber não ocupa lugar !
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  4. Um excelente leque de conjuntos e vozes que gostei de ouvir e recordar.
    Boas escolhas Ricardo.

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!