Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 11 de junho de 2019

Jazz Standards (183)

(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)

Cheek to Cheek (#187) - Música e Letra de Irving Berlin
O cantor/bailarino/actor Fred Astaire apresentou a composição de Irving Berlin “Cheek to Cheek” no filme “Top Hat” (“Chapéu Alto”) de 1935. A canção subiu imediatamente às tabelas de venda:

Fred Astaire (1935, vocal, N.º 1)
Eddy Duchin e Orquestra (1935, N.º 2)
Guy Lombardo e a "Real Canadians Orchestra" (1935, N.º 2)
Phil Ohman e Orquestra (1935, N.º 5)
Boswell Sisters (1935, vocal, N.º 10)

Fred Astaire (Omaha, Nebraska, EUA, 10-05-1899 - Los Angeles, California, EUA, 22-06-1987) – Do filme “Top Hat” de 1935.


Lady Gaga (Manhattan, New York, EUA, 28-03-1986) e Tony Bennett (Queens, New York, EUA, 03-08-1926) – Na cerimónia de distribuição dos Grammy de 2015.


Jane Monheit (Oakdale, Long Island, EUA, 03-11-1977) – concerto ao vivo na Alemanha, no “Jazz Open Stuttgart” em 2003. Com Jane Monheit (vocal), Joel Frahm (saxofone), Michael Kanan (piano), Joe Martin (contrabaixo) e Rick Montalbano (bateria).


Ella Fitzgerald (Newport News, EUA, 25-04-1917 — Beverly Hills, EUA, 15-06-1996)


Letra

Heaven, I'm in Heaven,
And my heart beats so that I can hardly speak;
And I seem to find the happiness I seek
When we're out together dancing, cheek to cheek.
Heaven, I'm in Heaven,
And the cares that hang around me thro' the week
Seem to vanish like a gambler's lucky streak
When we're out together dancing, cheek to cheek.
Oh! I love to climb a mountain,
And to reach the highest peak,
But it doesn't thrill me half as much
As dancing cheek to cheek.
Oh! I love to go out fishing
In a river or a creek,
But I don't enjoy it half as much
As dancing cheek to cheek.
Dance with me
I want my arm about you;
The charm about you
Will carry me thro' to Heaven
I'm in Heaven,
and my heart beats so that I can hardly speak;
And I seem to find the happiness I seek
When we're out together dancing cheek to cheek.

Lamento, algumas eventuais falhas nas letras, encontradas na Internet, devido à própria improvisação dada pelos seus intérpretes, e muitas vezes de difícil entendimento. (Ricardo Santos).

9 comentários:

  1. Conheço a composição de Irving Berlin “Cheek to Cheek”, assim como o filme “Top Hat” “Chapéu Alto” de 1935.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente filme que se vê vezes sem conta, para apreciarmos os bailados do Fred com a Ginger !
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  2. Aquele bailado é inesquecível e verdadeiramente intemporal.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino o comentário do Pedro.

      Não me canso de ver Fred Astaire e Ginger Rogers dançando maravilhosamente 👨‍❤‍👨

      Eliminar
    2. Intemporal mesmo !
      Obrigado e Abraço Pedro

      Eliminar
  3. Vendo os comentários anteriores, estamos em sintonia com o que mais gostamos.
    Um filme inesquecível!
    Apesar de tudo gostei de ouvir todas as músicas e interpretações que aqui nos deixaste, tudo boas escolhas Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além do original, o resto são boas vozes !
      Obrigado Manuela

      Eliminar

  4. Quando eu era novita (e via tudo que era filme que passava no Canal 1 da RTP) adorava quando nas matinés de domingo passavam filmes do par Fred Astair e Ginger Rogers. Só me faltava entrar pelo televisor dentro, de tão "empoleirada" que eu ficava em cima do televisor! :))

    Esta composição é um dos Standards mais queridos e não deve haver quem não o tenha já cantado e/ou gravado, daí ser tão popular.
    Até em anúncios de iogurtes este tema já foi usado! 😊

    Dos quatro vídeos que escolheste (apesar de eu adorar ouvir/ver a Jane Monheit a actuar), desta vez a minha escolha vai para a Lady Gaga e o Tony Bennett e a sua performance em dueto no espectáculo dos Grammys, onde a bela e também talentosa Katharine Mcphee os foi apresentar.
    Esta Lady Gaga é "pau para toda a colher" e tem talento para dar e vender... e canta Jazz de forma super natural! A primeira vez que a vi em dueto com o Tony, acho até que foi aqui no Pacto, foi a cantarem «The Lady is a Tramp».

    Mais um post excelente!
    Desculpa o "testamento"... mas eu entusiasmo-me e não me calo!
    (^^)

    ResponderEliminar
  5. Os filmes de Astaire com a Ginger Rodgers, eram espectaculares, também vi todos os que deram na RTP.
    Esta canção é um "must" ! O original prima pelo bailado do Fred e da Ginger. Quanto aos vocais gosto de todos, embora a versão da Jane Monheit mais "ajazzada" me encha as medidas !
    Obrigado Clara

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!