Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Diva (9) Canção de Embalar

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Músicas do CD Duplo “Os Filhos da Madrugada” editado em 27 de Abril de 1994, onde o Grande José Afonso, foi homenageado pelos artistas das principais bandas portuguesas. É também a minha homenagem a esta figura IMPORTANTÍSSIMA na vida musical portuguesa e no respeito que demonstrava e defendia pela liberdade de todos os cidadãos.

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos (Aveiro, 02-08-1929 – Setúbal, 23-02-1987)


Desenho meu, feito a lápis de carvão, no ano de 1988, após a morte do Artista

Diva (1985 - 1999)



Dorme meu menino a estrela d'alva
Já a procurei e não a vi
Se ela não vier de madrugada
Outra que eu souber será p'ra ti
Outra que eu souber na noite escura
Sobre o teu sorriso de encantar
Ouvirás cantando nas alturas
Trovas e cantigas de embalar
Trovas e cantigas muito belas
Afina a garganta meu cantor
Quando a luz se apaga nas janelas
Perde a estrela d'alva o seu fulgor
Perde a estrela d'alva pequenina
Se outra não vier para a render
Dorme qu'inda a noite é uma menina
Deixa-a vir também adormecer

12 comentários:

  1. Lindo. Prefiro, de longe, o original de Zeca Afonso.

    ResponderEliminar
  2. Uma bela homenagem ao "Grande" Zeca!
    Não conhecia a versão dos Diva, mas partilho da opinião da Luisa.

    ResponderEliminar
  3. A voz da Natália Casanova, principalmente nesta canção é lindíssima ! Consegue quase igualar o Zeca Afonso, embora a sua feminilidade até esteja mais de acordo com o tema !
    A homenagem através do Filhos da Madrugada, é extremamente louvável e muito corajosa, pelo que fez expor de cada um, comparando ao ZA !
    Seja como for, só veio realçar o enormíssimo valor do homenageado, como extraordinário intérprete ! ... Ele é realmente único e inigualável !

    Abraço, Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes dois CD com músicas do Zeca e trabalhado por estes grupos da MPP, foi algo extremamente bonito e importante. Como os outros viam o Zeca.
      Obrigado Rui

      Eliminar
  4. A voz da vocalista d'Os Filhos da Madrugada, é muito melodiosa, cristalina, muito agradável de ouvir. Não sei se, tal como o Rui, não a prefira, nesta canção. Claro que nos habituámos a ouvir o Zeca, nas suas canções, e tudo o que for ouvido noutra voz, nos parece estranho, o que não me aconteceu aqui. Mas o Zeca Afonso é único, merecedor de todas as homenagens.

    Obrigada, Ricardo.

    ResponderEliminar
  5. Gosto mais do original.
    Bom resto de semana

    ResponderEliminar
  6. Pois eu gosto bastante desta versão de homenagem dos Diva com a voz em falsete da Natália Casanova. Confere-lhe uma fragilidade e uma doçura que na própria letra da canção podemos encontrar.

    De resto, o Zeca é o Zeca, mais palavras para quê?
    Das muitas musicas dele, esta é uma das que me toca mais fundo.
    Beijinhos de menina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A versão dos Diva é muito agradável interpretada pela Natália Casanova.
      Obrigado Afrodite

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!