Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 23 de julho de 2017

Inesquecíveis (20)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos) e (http://memoriaglobo.globo.com/ da TV Globo)

Novela:         Roque Santeiro                           
Ano:              1985  
Tema:           Santa Fé      
Intérprete/s: Moraes Moreira (08-07-1947)                           
Autor/es:       Moraes Moreira / Fausto Nilo



Novela:         Tieta do Agreste                         
Ano:             1989  
Tema:           Paixão Antiga         
Intérprete/s: Tim Maia (28-09-1942 – 15-03-1998)                          
Autor/es:       Marcos Valle / Paulo Sergio Valle

10 comentários:

  1. Desconhecia esta versão e até o cantor. Confesso que não fiquei fã, parece mais um daqueles bailes de garagem, desculpa a minha sinceridade, mas tu sabes que quando gosto, gosto.

    Boa semana Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manu,
      Quando te referes ao cantor que não conheces, estás a referir-te ao Tim Maia?
      Vê se conheces ESTA
      que ele canta com a Gal Costa.

      Beijinhos de Segunda-Feira
      (^^)

      Eliminar
    2. Ah, esta sim e adorei!

      Beijinhos Afrodite

      Eliminar
    3. Pois esta é muito muito mais conhecida e a Gal Costa dá-lhe a volta necessária para que a música seja outra coisa. Eu sou suspeito, a Gal Costa sempre me fascinou.
      Obrigado Manuela e obrigado Afrodite pela lembrança !!!

      Eliminar
  2. As telenovelas Roque Santeiro e Tieta do Agreste são inesquecíveis sim, pois ficaram na memória de todos nós. Mas claro que isso não se aplica a todas as músicas das respectivas bandas sonoras, pois umas ficaram mais no ouvido do que outras.

    A primeira, essa lembro-me sim, como poderia não lembrar se é a música do genérico da Telenovela! Ouvia-se todos os dias! :)
    Já a segunda recordo-me vagamente, pois a voz de Tim Maia não deixa ninguém indiferente.

    Beijinhos enrolados num(a) novelo(a)
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o "Roque Santeiro", para mim foi das melhores novelas que a RTP levou, conjuntamente com o fabuloso "O Casarão".
      Excelentes actores, de primeira água do Teatro, Cinema e Televisão Brasileiras. A "Tieta do Agreste" era uma boa novela !
      Obrigado Afrodite e isso de beijos enrolados fez-me lembrar "Salsichas com Lombardo" :))) !!!

      Eliminar
  3. Ricardo
    As duas telenovelas ficaram no meu imaginário e gostei delas, desculpa as músicas não me serem familiares, o que não impede que não goste das tuas escolhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela aqui ninguém é obrigado a nada. Se não se gosta, não se gosta!!!
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  4. Ricardo,
    Ainda não há muito tempo, revi, num canal da TV Globo, a telenovela 'Roque Santeiro'. Adorei relembrar os temas, entre eles este que apresentas, a personagem Porcina e Sinhôzinho Malta!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algo que nos fazia ficar presos ao écran de televisão, quando as novelas tinham uma história interessante !
      Obrigado Janita

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!