Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Ana Moura – Nascidos Aqui (9)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Ana Moura (17-09-1979)

Fado Loucura, no Centro Cultural de Belém, em 2007.


Os Búzios, em 2016, na TVI. Do álbum “para Além da Saudade” de 2007.


Desfado, do álbum com o mesmo nome de 2012.


Dia de Folga, do álbum “Moura” de 2015.

18 comentários:

  1. Adoro a voz e a forma como Ana Moura canta e encanta. Ainda no início da audição, é, ao som d'Os Búzios, que teve sempre o condão de me fascinar e sei de cor, que escrevo o meu comentário.
    Vou ficar por aqui a ouvir.

    Um abraço, Ricardo.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito dela e da Carminho.
    Gostei muito de ouvir os Buzios.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Duas excelentes fadistas que hoje trouxeste aqui.
    Penso até que foram estas duas artistas que vierem fazer com que o fado fosse mais ouvido e apreciado, não tendo aquela conotação tão triste como tinha antigamente.
    Fico a ouvir o Fado Loucura e Dia de Folga.
    Obrigada pela partilha Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa intrometer-me Manu, mas aqui só está uma fadista: a Ana Moura. A Papoila falou na Carminho, referindo-a como outra fadista de que gosta.:)
      Ricardo, não leves a mal ter vindo meter a minha foice em seara alheia Ok?, mas vim ouvir de novo Os Búzios e olha, falei!
      Um abraço a ambos.

      Eliminar
  4. Janita
    Agradeço a tua correcção, o facto da Papoila falar da Carminho confundiu-me, deve ter sido do adiantado da hora, mas a verdade mesmo é que continuo a ouvir encantada a Ana Moura
    Abraço para ti Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela ainda bem que gostaste da Ana Moura. Parece-me tem uma excelente voz e presença !
      Obrigado

      Eliminar
  5. Esses fados "antigos" da Ana Moura são um encanto !!!
    sem desfazer dos novos :)
    abraço, bom fim de semana
    Angela

    ResponderEliminar
  6. Ainda foi ontem que uma amiga de Portugal me falou de Ana Moura. Uma fadista com muito talento.
    Bom fim de semana.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito talento, com a sua bonita voz !
      Obrigado Catarina

      Eliminar
  7. Nunca a vi ao vivo, embora tenha vindo com alguma frequência atuar ao Algarve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse é uma belíssima voz e presença. Obrigado Luísa.

      Eliminar

  8. Eu por acaso já vi a Ana Moura ao vivo cá em Braga, numa NOITE BRANCA... e adorei. Aliás, gosto desta fadista desde que apareceu.
    Para além de ser liiiiinda em palco, tem uma voz que enche não só uma casa mas um recinto inteiro!

    Vou ouvir agora as propostas que escolheste para nos oferecer.
    Beijinhos fadistas
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu infelizmente tenho perdido muitos espectáculos ao vivo com artistas portugueses e estrangeiros. Vou-me arrepender disso !
      É como dizes uma mulher linda em palco e com uma voz que invade o local onde actua !
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  9. Ana Moura veio à Marinha Grande no inicio de Junho actuar nas Festas da Cidade num parque ao ar livre, cantou e encantou.

    Beijinho Ricardo, tem um boa semana.

    Adélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É na realidade uma excelente artista !
      Obrigado Adélia
      Abraço Forte !

      Eliminar
  10. Gosto muito. Já a ouvi ao vivo e é para repetir sempre que tiver oportunidade. Gosto também muito do "Tens Os Olhos de Deus" com letra de Pedro Abrunhosa...foi um momento mágico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca a ouvi ao vivo, mas gosto imenso da voz !
      Obrigado mz

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!