Contigo nunca me perco, perdendo-me ! (Ricardo Santos)

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Curtis Stiggers– Jazz Singers (XXVI)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Curtis Stiggers (Boise, Idaho, EUA, 18-10-1965 – 20xx) – É um artista norte-americano, vocalista, saxofonista, guitarrista e compositor de jazz. Alcançou um grande número de sucessos no início dos anos 90, principalmente, o êxito internacional de 1991, "I Wonder Why", que chegou às tabelas de vendas em 5º. lugar no Reino Unido e em 9º. nos EUA.
Stigers nasceu em Boise, Idaho, e começou a sua carreira musical, adolescente, tocando em grupos de “jazz”, “rock” e “blues”, ao mesmo tempo que recebia formação, em clarinete e saxofone, num colégio, da sua cidade natal. Grande parte da sua inspiração e coragem, para prosseguir no “jazz”, veio de “jam sessions” lideradas por Gene Harris no “Idanha Hotel”. A sua canção "Swingin' Down at Tenth and Main" é uma homenagem a esses tempos em que tocava com Harris. Após a licenciatura, mudou-se para New York com intenção de prosseguir na música rock, mas viu-se logo a tocar e a cantar num trio de “jazz”. Assinou contrato pela “Arista Records” e lançou dois álbuns para esta etiqueta: um auto-intitulado “Curtis Stiggers”, que foi multi-platina em 1991, e “Time Was”  em 1995, A suavidade, mistura de “soul” e “rock” traduziram-se em apelo comercial, assegurando assim a sua popularidade. Além disso, Stigers, é um “iluminado”, como vocalista de jazz, tocando e gravando com artistas, como Gene Harris, Elton John, Eric Clapton, Prince, Bonnie Raitt, Rod Stewart, The Allman Brothers Band e Joe Cocker. Ele cantou um dueto com Julia Fordham na sua nova gravação de “Where Does The Time Go?”
...

I Wonder Why, Stuttgart Jazz Open in 2008


Jealous Guy, em Maio de 2010


You've Got the Fever, 4 de Agosto de 2013, no “Jazz in Marciac”. Com Curtis Stigers (vocal e saxophone), Matthew Fries (piano), James Scholfield (guitarra), Cliff Schmitt (contrabaixo) e Paul Wells (bateria).


My Babe, 4 de Agosto de 2013, no “Jazz in Marciac”. Com Curtis Stigers (vocal e saxophone), Matthew Fries (piano), James Scholfield (guitarra), Cliff Schmitt (contrabaixo) e Paul Wells (bateria).

2 comentários:

  1. Boa tarde, adoro o género musical, já conhecia a voz do Curtis, nunca é demais voltar a ouvir, foi o que fiz.
    Obrigado pelo blog recomendado, sou seguidor do mesmo, a proprietária é minha conterrânea, somos MARAFADOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ter o Curtis Stiggers em Lisboa em Novembro !
      Obrigado pela visita António

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha Língua, o Português, língua de Camões e de Pessoa.