Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 2 de março de 2020

Eyes Thru Glass (46) – Monte Real e Praia Vieira de Leiria

Aqui neste blogue e no “Eyes thru Glass“ mostro aquilo que os meus olhos vêem, através da objectiva.

Aqui ficarão somente as fotos, sem texto ficcional e sem música, apenas uma breve introdução, onde são tiradas e quando, e eventualmente alguma especificação técnica.

No dia 26 de Abril de de 2015, aconteceu um almoço de bloggers, em Monte Real onde tirei algumas fotos, antes e depois do repasto.










20 comentários:

  1. Muito bonitas. Todas, mas as da praia estão sublimes.
    Por acaso a este encontro eu não fui.

    Boa semana, Ricardo.

    ResponderEliminar
  2. Olha que cabeça a minha...vais ver foi do adiantado da hora!!
    Então não estive em Monte Real?! Claro que estive!!|
    Foi o 1º grande Encontro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu lembro-me muito bem de te lá ver ! :)
      Obrigado Janita

      Eliminar
    2. E que boas recordações tenho desse Encontro, Ricardo!
      As melhores de sempre. Foi tão bom ter conhecido tantos companheiros de jornada blogueira...alguns, pelos menos três, para grande dor de todos, já cá não estão. Outros, afastaram-se destas lides. Creio bem que, dos presentes nesse Encontro, só tu e eu temos resistido à passagem do tempo, aqui na bloga.
      É muito triste constatar isso.

      Abraço.

      Eliminar
    3. Janita há muito mais pessoas desse tempo e do grupo que continuam na blogosfera. Interrogo-me das 3 pessoas que já não estão connosco, porque duas nunca me esquecerei delas, a Teté e o meu Amigo Rui, a terceira (???) desconheço. Lembro-me do falecido Carlos Oliveira mas nunca foi a um almoço dos que foram organizados.
      Obrigado Janita

      Eliminar
    4. Ricardo.

      A terceira pessoa que desapareceu do nosso convívio, para sempre, não foi o CBO que, como bem dizes, nunca lhe foi possível estar presente em nenhum. Foi o Sidónio, marido da Graça Sampaio, que conheci em Monte Real, embora ele tenha levado a Graça e depois fosse tratar da vida dele. Nesse momento eu encontrava-me junto da Graça, ainda fora do restaurante. Posteriormente, esteve sempre em todos os Encontros juntamente com a autora dos 'Picos de Roseira Brava', a nossa amiga Graça. Um senhor, no trato e na postura. Inspirava, confiança, amizade e respeito.
      Quanto às outras pessoas, felizmente, ainda continuam a blogar, algumas, nomeadamente a Maria Araújo, a quem peço desculpa pela omissão, mas vejo-a tão pouco...e, vai aparecendo, de quando em vez, o autor do blogue "Madrugadas", que esteve presente juntamente com a esposa.
      O Prof. João Paulo, provavelmente também continuará, não sei.

      Estive a rever as fotos do Encontro e confirmei o que acabo de mencionar. A Fê, raramente aparece, a Adélia, o Rui Pascoal, o Henrique Antunes, poder dizer-se que sumiram da blogosfera e a Afrodite fechou o blogue.

      Obrigada, Ricardo!

      Eliminar
    5. É verdade o marido da Graça, o Sidónio, uma excelente pessoa com quem convivi algumas vezes :( !
      Pois Janita a vida das pessoas é como é, e nem todos tem o tempo para continuar ou então, ligaram-se mais ao Facebook e esqueceram a Blogosfera. Isso é a vida de cada um, a qual não podemos nem devemos interferir ou sequer comentar, já que cada um é livre de fazer o que be quer, com o devido respeito pelos outros. Não gosto de polémicas, nem as quero alimentar, muito menos aqui na minha casa !!!
      O intuito do meu blogue é trazer aqui as pessoas para verem, ouvirem as minhas publicações e de quando em vez ir aos blogues das pessoas que me comentam ou não, fazer-lhes uma visita, porque publicaram um artigo interessante que quero comentar.

      Eliminar
    6. E já agora uma correcção, a Afrodite fechou o blogue, mas a Clara tem um blogue novo como tu sabes. Os blogues de todos os que foram aos almoços continuam a existir, as pessoas é que podem já não escrever para lá, por motivos que só a eles dizem respeito !

      Eliminar
    7. Estou a verificar um facto, não a contestar as razões das pessoas terem ou não tempo para blogar, mudarem ou não de poiso, Ok?
      E termino aqui!

      Eliminar
  3. Fotos maravilhosas que retratam a sensibilidade fotográfica de quem as tirou.
    Sedutoras demais para um simples olhar.
    .
    Cumprimentos poéticos.

    ResponderEliminar

  4. Desta vez abusaste das fotos inclinadas! 😃
    Saudades deste dia!...
    As tuas fotos estão bonitas (como sempre) e com a tua assinatura muito especial!
    Obrigada por me trazeres recordações tão preciosas.

    Beijinhos Reais aos Montes
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro fotos "TorrePisa" :))!!!
      Muitas saudades de muitas pessoas que tive o prazer de conhecer pessoalmente!!!
      Obrigado Clara

      Eliminar
  5. De regresso, ainda devagarinho, mas já com autorização médica, para curtos períodos.
    Belíssimas fotos, Ricardo.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram tiradas no dia do primeiro almoço oficial do grupo! Um dia Muito Agradável!!!!
      Obrigado Elvira

      Eliminar
  6. Penso ter estado nesse encontro.
    As fotos estão belíssimas.

    Abraço Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Manu, neste tu não estiveste! :)
      Achas que eu me iria esquecer de te fazer referência? Jamé! :)

      ( No de São Pedro de Moel e no da primeira vez em Lisboa, onde esteve a Luísa, não estive eu. )

      Beijinhos. :)

      Eliminar
    2. Na realidade não foste a este encontro Manuela !
      Obrigado

      Eliminar
  7. Belas fotos _ um lindo lugar de encontros.
    Não consegui ir a nenhum Encontro Ricardo ,mas acompanho-os daqui.

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!