Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 20 de março de 2020

Eyes Thru Glass (47) – Sé de Lisboa

Aqui neste blogue e no “Eyes thru Glass“ mostro aquilo que os meus olhos vêem, através da objectiva.

Aqui ficarão somente as fotos, sem texto ficcional e sem música, apenas uma breve introdução, onde são tiradas e quando, e eventualmente alguma especificação técnica.

No dia 31 de Outubro de 2009, ainda como a minha HP850 Photosmart, andei por Lisboa, a visitar e a fotografar a nossa Sé.










19 comentários:

  1. A Sé é bonita. Tenho saudades de entrar em igrejas antigas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sempre que posso visito igrejas. Gosto de templos religiosos !
      Obrigado Catarina

      Eliminar
  2. Lisboa é o próximo projecto de investimento.
    Demos tempo ao tempo.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que entendi o que disseste.
      Obrigado e Abraço Pedro

      Eliminar
  3. Obrigada Ricardo e cuida-te também
    um beijinho meu e um abraço do Paulo

    ResponderEliminar
  4. E eu que tencionava visitar Lisboa este ano‼️ Tenho que me contentar com as tuas fantástica fotografias.

    Obrigada Ricardo e toma cuidado também contigo 🍀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irão aparecer mais fotografias de Lisboa por aqui !
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  5. Não conhecia.
    As fotos estão fantásticas.
    Bom fim de semana
    Beijos Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Sé é algo que podes visitar quando puderes sair de casa.
      Bom fim-de-semana e obrigado, Manuela

      Eliminar
  6. Uma sé magistral. Fotos de uma beleza fotográfica ímpar

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Detalhes de catedrais são lindos, Ricardo.
    Seus 'olhos através do vidro' são adoráveis!
    guardo outras.
    abraço

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Outras fotos virão de Lisboa e de outras cidades e lugares de Portugal
      Muito Obrigado Lis!

      Eliminar
  9. Bom dia
    Boa reportagem. A tua arte e paixão fotográfica no expoente máximo. Amo visitar Igrejas porque são livros de pedra contando a história e a fé do povo.
    Visitei a Sé de Lisboa em 2019. Um momento de emoção. Desejo voltar e rever tudo com mais tempo.
    Agora precisamos de vencer o Covid 19. Todos juntos conseguiremos.
    Obrigado pela amizade e pelas palavras amigas.

    ResponderEliminar
  10. Quem vê a Sé Patriarcal de Lisboa por fora, com o seu aspeto de fortificação, não imagina o que há lá dentro. É para mim uma das mais belas sés de Portugal e o aspeto militar do seu exterior deve-se à necessidade de defender a população que, na Idade Média, em caso de perigo se abrigava nas igrejas, procurando a proteção divina. A Sé de Lisboa foi mandada erguer por D. Afonso Henriques e, como nesse tempo os mouros ainda andavam por perto, era necessário que ela tivesse capacidades defensivas. Fica assim explicado o aspeto acastelado do seu exterior.

    O interior do templo é maravilhoso, como se vê. A Sé de Lisboa é uma das igrejas em estilo românico mais notáveis que existem em Portugal. Além do que se vê nas excelentes fotografias do Ricardo, permito-me destacar a galeria que fica por detrás do altar mor. Como se chama esta galeria? Charola? Acho que é charola que se chama. Vale a pena dar uma volta por lá, se for possível.

    Outra coisa que vale a pena visitar é o tesouro da Sé, que está guardado, se não me falha a memória, na torre da direita (lado sul). Tem este tesouro uma enorme riqueza artística e material em arte sacra, objetos litúrgicos, paramentos, etc. Conheço os tesouros de algumas sés portuguesas e considero o de Lisboa o mais belo e mais rico, ex-aequo com o da Sé de Braga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando mais uma vez obrigado pela tuas respostas que enriquecem sempre as publicações feitas, e pelo teu elogio. Como costumo dizer as fotos correram bem !
      Muito Obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!