Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

A Sopa do Pacto (10), solução



Quem participou:

1 – Clara: (Hermínia Silva “Vou Dar de Beber à Alegria”, Carlos Ramos, Tony de Matos e Maria da Fé “Valeu a Pena”)

2 – Luísa: (Hermínia Silva, Carlos Ramos, Tony de Matos e Maria da Fé)

3 – Janita: (Hermínia Silva, Carlos Ramos, Tony de Matos e Maria da Fé)

4 – Pedro Coimbra: (Hermínia Silva, Carlos Ramos “Não Venhas Tarde”, Tony de Matos “Só Nós Dois” e Maria da Fé)

14 comentários:

  1. Não vi esta sopa.
    Eu acertaria.... de caras... em dois. São eles Hermínia e Tony!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acertarias bem !
      Obrigado Catarina

      Eliminar
    2. Não venhas tarde!!!! Eu lembro-me desta canção/fado e até de alguns versos. Apenas me tinha esquecido do nome do fadista. OMG... recordações de um passado tão longínquo!!!!!
      Obrigada, Ricardo! Fico-te eternamente agradecida!! : ))
      Agora vou ouvir o fado e cantar à desgarrada com o Carlos Ramos.

      Eliminar
    3. Se fosse hoje, ele chegaria mais tarde e descobriria que a chave não caberia na fechadura!! : ))

      Eliminar
    4. Catarina, não há lugar a agradecimentos. Calhou nesta escolha de fadistas, alguns de que tu gostavas !
      Obrigado

      Eliminar

  2. Confesso que esta sopa foi uma agradável surpresa. Primeiro porque não me tinha lembrado que uma SOPA de fadistas seria um excelente tema... e depois a outra surpresa foi ter lido logo de caras o nome Carlos... e andar a grelha toda à procura do CARMO... e nem a trindade eu encontrei! hehehehe
    Só depois, já no final, é que encontrei o RAMOS ali muito sossegado a pedir "Não venhas tarde"!

    Obrigada por este teu passatempo, por esta delícia que se come, não à colher, mas com a fome da descoberta e do prazer de juntar as letrinhas para encontrar quem por aqui se esconde! Por favor continua com esta rubrica, sim? 😊

    Beijinhos à colher
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calculei que fosse um tema que interessasse a muitos de vós.
      Carlos do Carmo seria demasiado fácil :) !
      Obrigado Clara

      Eliminar
  3. Sou eu outra vez!!! Mas que chata!!! Eu sei... eu sei...

    Pesquisei no youtube e ouvi o Carlos Ramos tb a cantar “Valeu a Pena”. Gosto mais da interpretação dele. Quem a cantou originalmente? É que tenho uma vaga ideia que a minha mãe e as minhas tias gostavam deste fado. Da Maria da Fé não tenho ideia.
    Sabes que eu adorava o fado e tentava cantá-lo sem talento absolutamente nenhum? O tempo vai passando, as convivências são outras, e o fado foi sendo esquecido aos poucos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os fadistas costumavam cantar os fados e existiam, existem e existirão sempre, versões dos fados com diferente vozes. Por isso, este fado foi cantado também pelo Carlos Ramos, que morreu em 1969, mas o fado é de 1967, como me disseram as minhas pesquisas.
      Na Wikipedia da Maria da Fé a dada altura diz-se "...em 1967 alcança finalmente o sucesso com as canções Valeu a Pena, Primeiro Amor e 20 Anos.".
      O fado "Valeu a Pena" é da autoria de Mário Moniz Pereira, que ficou mais conhecido como treinador de atletas, como o Carlos Lopes, Fernando Mamede, gémeos Castro, mas ele, Moniz Pereira, também compunha canções e o fado em questão foi composto por ele (letra e música).
      Obrigado Catarina

      Eliminar

    2. Catarina e Ricardo,

      A Maria da Fé, no vídeo acima, explica a história desta canção.
      Pelos vistos vocês não viram o vídeo...! 😃


      Beijinhos aos dois
      (^^)

      Eliminar
    3. Não ouvi a explicação porque fiz "fast forward". Na altura estava apenas interessada em ouvi-lá cantar. :)

      Eliminar
    4. Aconteceu-me precisamente o mesmo, pois somente ouvi o fado !
      Obrigado Clara

      Eliminar
  4. Ainda andava à procura da Herminia... que se me escapou... quando as 48 horas já tinham passado!...
    Time flys this month!...
    Abraço
    Ana

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!