Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Amazónia

Amazónia – Dança da Chuva …

São perto de 25 minutos para nos dar a entender o que a Amazónia importa para o Brasil e para o Mundo. Vale a pena ouvir !


10 comentários:

  1. Vou ouvir com atenção.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar

  2. Fiquei a conhecer a existência destes "rios voadores" ainda há bem pouco tempo, numa série da Netflix que gosto muito de ver e que se chama "One Strange Rock". Há um episódio onde falam disso (e mais do que um que fala na enorme biodiversidade que existe na Amazónia) e do qual eu encontrei um excerto no YOUTUBE.

    O problema da obtenção de água potável atinge cada vez mais populações em todo o mundo, e mesmo nós em Portugal já estamos a sofrer problemas a esse nível. A falta de chuva que garantam ass reservas mínimas nas nossas bacias hidrográficas, o problema dos incêndios e da contaminação dos solos é já preocupante neste nosso "pequeno rectângulo à beira mar plantado".

    Excelente documentário... excelente alerta!
    Beijinhos esclarecidos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei do teu comentário, porque era exactamente isto que eu queria transmitir com esta publicação. Este problema grave brasileiro, não é deles e só deles, é da Humanidade e dos vários países existentes. Uns com problemas mais complexos e difíceis do que outros, mas é de Todos !!!

      Eliminar
  3. Dá que pensar. Ao ouvir isto, há a tendência para pensarmos que só acontece só no Brasil, mas por cá, com os incêndios e a seca, vamos ter graves danos num futuro muito próximo.

    Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebeste, tal como a Clara, que estas situações graves na Amazónia, são de todos nós, não só porque a Amazónia tem uma influência ambiental muito grande no Mundo, mas também porque estas situações são comuns no Mundo inteiro.
      Manuela, obrigado

      Eliminar
  4. Gostei muito dos vídeos. São claros e bem explicados. Embora focados na região de São Paulo, no Brasil, os problemas expostos podem ser transcritos para Portugal ou qualquer outra parte do mundo.

    No caso português, além de estarmos numa latitude mais elevada, pertencemos a um continente muito diferente da América do Sul, que tem regiões situadas a milhares de quilómetros dos Oceanos Atlântico e Pacífico. A Europa, muito pelo contrário, é um continente extremamente recortado, que tem diversos mares (Mediterrâneo, Báltico, Negro, etc.), além do Oceano Atlântico, que penetram profundamente no continente e provocam uma humidade elevada em quase toda a Europa. Mas há um problema, que é a proximidade do gigantesco deserto do Sara, no vizinho continente africano, o qual tende a crescer cada vez mais à medida que a desflorestação e a urbanização vão aumentando. A desertificação do sul de Portugal, que já está a ocorrer neste preciso momento, é já um sério problema.

    Por outro lado, o aumento do consumo de água na região do Algarve, nomeadamente, por efeito da pressão turística e urbanística (sobretudo nos meses de verão, que ainda por cima são mais secos), por um lado, e a multiplicação de campos de golfe, que exigem uma constante irrigação, por outro, provocam um consumo excessivo das águas subterrâneas. Gasta-se no Algarve (e não só) mais água subterrânea do que a Natureza consegue repor através das chuvas. Como resultado, os níveis dos lençóis de água subterrâneos descem cada vez mais. Como o Algarve fica à beira-mar, a descida dos lençóis de água doce faz aumentar a infiltração de água do mar, a qual se vai misturar com a água doce existente, tornando-a salobra. Quem quer que tenha passado férias na região de Cacela e da Manta Rota, por exemplo, certamente que achou que a água da torneira tem um horrível sabor salgado. E este problema tende a agravar-se cada vez mais.

    A humanidade anda a brincar com a Natureza, mas a Natureza não é para brincadeiras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando, obrigado pelo seu comentário que veio enriquecer de alguma maneira estes dois vídeos publicados.
      E é verdade, andamos a brincar e a estragar o planeta que nos deu guarida ! :(((

      Eliminar

    2. Gostei muito do comentário do Fernando!
      E ler o que ele escreveu sobre o que está a acontecer na região algarvia faz-me gostar cada vez mais do "meu" Minho.

      Eliminar
    3. Eu também gostei muito do comentário !

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!