Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 19 de junho de 2018

Iriao – Groups & Soloists of Jazz (32)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Iriao (2013) – “Iriao” (georgiano: ირიაო), também conhecido como “Ethno-Jazz Band Iriao”, é um grupo georgiano de jazz e etno-folk, liderado por David Malazonia (composição e teclado). A banda é conhecida por seu estilo único devido à combinação do tradicional canto polifónico georgiano com o jazz. Eles apresentaram-se na edição de 2014 do “Festival de Jazz de Bornéu”, na Malásia e representaram a Geórgia, no Eurovision Song Contest 2018 em Lisboa, Portugal com a música "Sheni gulistvis" em inglês, "For You".

Qalaquri Motivi, música de David Malazonia, letra de Ietim Gurji. “Ethno Jazz Band Iriao” com Mikheil Javakhishvili, Gaga Abashidze, Buba Murghulia e o compositor David Malazonia.


Messages to Kancheli, Projecto de David Malazonia. Tema tocado no ''Unusual Exhibition''. “Ethno Jazz Band Iriao” com Mikheil Javakhishvili, Gaga Abashidze, Buba Murghulia e o compositor David Malazonia.


Chemi Sikvaruli, música de David Malazonia, letra de Robert Burns. “Ethno Jazz Band Iriao” com Mikheil Javakhishvili, Gaga Abashidze, Buba Murghulia e o compositor David Malazonia.


Chongurs Simebi Gavubi, Orquestração de David Malazonia, letra de Akaki Tsereteli. “Ethno Jazz Band Iriao” com Mikheil Javakhishvili, Gaga Abashidze, Buba Murghulia e o compositor David Malazonia.


…e levaram esta canção ao Festival. Ela é/foi, sem sombra de dúvida e na minha opinião, a melhor canção e uma das cinco melhores interpretações deste EuroFestival 2018 da Canção, em Portugal.

For You, canção apresentada no EuroFestival 2018 da Canção

12 comentários:

  1. Gosto das melodias, mas como nunca ouvi nada iraniano, achei um pouco estranho.
    Numa coisa concordo contigo, adorei a canção do festival

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela, IRIAO é o nome do grupo. Eles sao Georgianos, da Geórgia, antiga república da ex-URSS.
      Obrigado

      Eliminar
    2. Uma gafe impordoável Ricardo :( é no que dá começar a ouvir antes de ler com atenção as tuas explicações .

      Eliminar
    3. Não te preocupes com isso. O importante é que gostaste !

      Eliminar

  2. Estes georgianos tiveram uma belíssima prestação no Eurofestival. Por terem uma sonoridade diferente é que eu gostei!
    As vozes, principalmente a do vocalista, é completamente diferente de tudo o que se conhece. Foi uma injustiça muito grande eles não irem à Final.
    Estive a ouvir os temas que escolheste e o que gostei mais foi o «Chemi Sikvaruli». Foi ver o que quer dizer... e descobri que a tradução significa «My Love».
    De facto nada é por acaso! Se fala de amor, eu só podia gostar! :))

    პატარა კოცნა

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei da música, mesmo sem ter lido a letra. Neste Festival, para mim, sempre foi mais importante a música do que a letra. Esta música é diferente e existe um conjunto de vozes muito boas que nos traz Paz e Amor, mesmo sem sabermos o que a letra diz. A coreografia com a bailarina vestida de branco completa o quadro.
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  3. Completa novidade para mim.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro tu que gostas de coisas diferentes, vai ouvi-los no canal deles, no Youtube !
      Obrigado e Abraço

      Eliminar
  4. Muito interessante (estranho mas agradável) este estilo do canto polifónico georgiano, que não conhecia (ou não me tinha ainda apercebido), do David Malazonia .
    Recordo-me que era das (ou "a") tuas favoritas no ESC e curiosamente diz-me mais agora que na altura. Verdade que também gostei mais agora de ouvir o "For You". Gostei mesmo !

    Obrigado, Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é verdade Rui, era a minha favorita. Este grupo fui investigar e agora tenho estado a seguir. São muito bons e como eu gosto de ouvir "coisas" diferentes, cá estou a divulgar outras formas de música e de canto.
      Obrigado e Abraço

      Eliminar
  5. Gostei de conhecer o grupo, gosto do género de música.
    Não conhecia a do festival, vi pouco do mesmo.
    Um bom fim de semana
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que te agradou. São um grupo com um estilo de música muito agradável !
      Obrigado Maria

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!