(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)
O grande Raúl Solnado. Embora nunca o tenha conhecido pessoalmente, foi alguém porque quem sempre nutri muita carinho e admiração. Acompanhei a sua carreira de humorista e vi-o algumas vezes no Teatro. Recordo as duas vezes que me lembro melhor. A peça “O Vison Voador” (1969) no desaparecido Teatro Laura Alves, e uma revista, no também desaparecido, Teatro Monumental, chamada “Prá Frente Lisboa”. Lembro-me de uma música que se chamava “Malmequer”, que fez um sucesso estrondoso na época. Também na RTP o segui. Destaco o grande “Zip Zip” (1969) com o Fialho Gouveia e o Carlos Cruz, e o excelente concurso “A Visita da Cornélia” (1977).
Raúl Solnado (19-10-1929 – 08-08-2009) – É um actor, humorista português e apresentador de televisão. Foi galardoado com a Ordem do Infante D. Henrique (OIH)
A Guerra de 1908
Um homem que muito admirei, via todos os programas Zip-Zip e a Cornélia!
ResponderEliminarO meu sogro tinha uma cassete que ouviu vezes sem conta com esta história, como eu vivia junto à casa dele, também eu ouvia e riamos juntos, ainda guardo essa cassete com muito amor.
Bom fim de semana Ricardo e um beijinho.
Uma pessoa exemplar durante toda a sua vida, como artista e como homem.
EliminarObrigado Adélia
bom dia
ResponderEliminarque bela recordação . adorei ouvir !!
JAFR
Obrigado JAFR
EliminarCertamente o nosso maior humorista popular, da comunicação visual directa, de sempre !!! ... Ia referir o Zip Zip e a visita da Cornélia, mas já as referiste ! :)
ResponderEliminarEsta "rábula", sempre maravilhosa de ouvir por muito que já seja conhecida e gostaria de a ouvir daqui a uns 50 anos, a ver se o impacto seria o mesmo, ainda que não conhecendo quem a relata ! :))
Vou passar por aqui as mais conhecidas do Raúl, na tentativa de equilíbrio humorístico com o Juca Chaves. Assim abarco o humor de origem brasileira e portuguesa !
EliminarObrigado Rui
Há cinquenta anos que ouço essa guerra e não me aborreço.
ResponderEliminarQuem dera que todas as guerras fossem assim!
Um abraço, boa semana, Ricardo.
Verdade esta Guerra é uma daquelas guerras que não fazem mal a ninguém, bem pelo contrário, faz-nos Rir que como se costuma dizer-se "... é o melhor remédio !".
EliminarObrigado Janita
Um humorista e tanto!! Muito bom! Não perdi um único Zip-Zip especialmente por ele...
ResponderEliminarBoa semana!
Gostava de rever e penso que o Canal Memória já o teria feito, mas não dei por isso.
EliminarO "Zip Zip" e também "A Visita da Cornélia", local onde apareceram alguns vultos importantes das nossas artes !
Obrigado Graça