Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 20 de maio de 2012

Músicas House MD (6ª. Temporada) (XXVI)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)      
             
Wolfgang Amadeus Mozart baptizado Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart (Salzburgo, 27-01-1756 – Viena, 05-12-1791) - Foi um prolífero e influente compositor austríaco do período clássico. Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde a sua infância. Já competente nos instrumentos de piano e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a apresentar-se para a realeza europeia, maravilhando a todos com o seu talento precoce com a sua idade. Na adolescência foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade impeliram-no a procurar um novo cargo noutras cortes, mas sem sucesso. Ao visitar Viena em 1781, desentende-se com o seu senhor/amo e solicitou a sua demissão, optando por ficar na capital, onde, ao longo do resto de sua vida, conquistou fama, porém com dificuldades e pouca estabilidade financeira. Os seus últimos anos de vida, viram surgir algumas das suas obras, tais como sinfonias, concertos e óperas mais conhecidas, para além do seu “Requiem”. As circunstâncias da sua morte prematura deram origem a diversas lendas. Deixou uma mulher, Constanze, e dois filhos.
Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referências na música sinfónica, concertante, da ópera, coral, de piano e de câmara. A sua produção foi louvada por todos os críticos da sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu a sua influência a vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX. Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente, conseguiu conquistar grande prestígio, mesmo entre os leigos, e sua imagem se tornou um ícone popular.      
          
Wolfgang Amadeus Mozart – Abertura da Flauta Mágica, tocada no Festival de Salzburgo, pela orquestra Filarmónica de Viena dirigida por Riccardo Mutti.       
             
           
                 
Dean Martin (Steubenville, Ohio, EUA, 07-06-1917 — Beverly Hills, California, EUA, 25-12-1995) -  Foi um dos mais influentes artistas do século XX, tanto na música, televisão, bem como no cinema. Seu nome de baptismo é Dino Paul Crocetti. Era integrante da "Rat Pack", um grupo de amigos formado por Frank Sinatra, Sammy Davis, Jr., Peter Lawford e Joey Bishop que realizaram algumas actividades artísticas em conjunto, na década de 1960. É bastante reconhecido pela sua parceria de enorme êxito com o cómico e actor, Jerry Lewis. Morreu com cancro no pulmão. Possui três estrelas na "calçada da fama", uma (6519 Hollywood Boulevard) pelo seu trabalho no cinema, a segunda (1817 Vine) pelas suas gravações, e a terceira (6651 Hollywood Boulevard) pelo seu trabalho na televisão. Era pai do também cantor e actor Dean Paul Martin, cuja morte prematura fez o pai encerrar a carreira.              
                 
Dean Martin – You're Nobody Till Somebody Loves You, composição escrita por James Cavanaugh, Russ Morgan and Larry Stock.          
       
           
               
Los Del Rio (1992 – 2007) – É um grupo musical criado em Sevilha, Espanha e composto por Antonio Romero Monge e Rafael Ruíz. O grupo alcançou grande sucesso no ano de 1996 com o sucesso "Macarena".             
              
Los Del Rio – Macarena               
                

Sem comentários:

Enviar um comentário

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!