(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com -
Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por
Ricardo Santos; e ainda In Duarte, José, História do Jazz, 2ª. Edição, Editora
Sextante, Novembro de 2009)
Se Luís Villas-Boas é considerado o pai do Jazz em
Portugal, José Duarte é também uma figura proeminente e importante na
divulgação deste género musical no nosso País.
Estamos a passar, com o auxílio do “Youtube”, como é habitual,
algumas das músicas, consideradas obrigatórias pelo José Duarte e constantes
numa edição de três CD’s sobre o programa “Cinco Minutos de Jazz”, começado na
década de 60 (1966), no “Rádio Renascença”, depois na Rádio Comercial e mais
tarde na Antena 1, onde ainda hoje e há mais de 40 anos se divulga o improviso
na rádio do nosso país.
William
"Count" Basie (Red Bank, New Jersey, EUA, 21-08-1904 – Holywood,
Florida, EUA, 26-04-1984)
- Foi um pianista, compositor e chefe de banda de Jazz (na era do “Swing”)
norte-americano. Foi autor de temas, como "One O'clock Jump" e
"Jumpin' at the Woodside" que foram executados, com primor,
respectivamente, por Duke Ellington e Benny Goodman, e com as suas orquestras. Foi
chamado de "Count" (Conde), considerando a sua importância entre os
grandes mestres do “Swing” era como Benny Goodman (Rei), Duke Ellington
(Duque), Lester Young (Presidente) e Billie Holliday (Dama).
A sua primeira mãe lhe ensinou piano e ele começou a
tocar na adolescência. Deixando a escola, aprendeu a operar luzes de no tetaro
de “vaudeville” e improvisou para acompanhar filmes mudos num teatro local, da
sua cidade, Red Bank, Nova Jersey. Pelos 16 anos, ele tocava piano “Jazz” cada
vez mais em festas e outros locais. Em 1924, ele foi para o Harlem, onde expandiu
o seu desempenho profissional. Saíu em digressões com os grupos para as grandes
cidades do “Jazz”, Chicago, Saint Louis e Kansas City. Em 1929, ingressou na
banda de Bennie Moten, em Kansas City, e tocou com eles durante anos, até a
morte Moten em 1935.
Nesse mesmo ano, Basie formou a sua própria orquestra
de “Jazz”, e em 1936 levou-a a Chicago para um compromisso a longo prazo e para
a sua primeira gravação. Ele chefiou a orquestra por quase 50 anos, criando
inovações como o uso nas composições de dois saxofones tenor, realçando a secção
rítmica e outras. Muitos músicos notáveis ganharam
destaque, debaixo da sua direcção, incluindo os saxofonistas tenor, Lester
Young e Herschel Evans, o guitarrista
Freddie Green, os trompetistas Buck Clayton e Harry "Sweets" Edison e
os cantores Jimmy Rushing e Joe Williams. O tema principal de Count Basie foi "One
O'Clock Jump," composto em 1935 nos primeiros dias de sua banda, e de
composição "April In Paris" de Vernon Duke.
“One O'Clock Jump", foi/é considerada uma das
canções do século, e é um “jazz standard”, um “Blues” de 12 compassos instrumentais,
escrito por Count Basie, em 1937, com orquestrações de Eddie Durham e Smith
Buster. Na gravação original de 1937 e na melodia tocada por Basie e pela sua
banda, são notáveis os trabalho de saxofone de Herschel Evans e de Lester
Young, do trompete de Buck Clayton, de Walter Page no contrabaixo e Basie no
piano.
O excerto que vamos ouvir e que recolhi do Youtube está
indicada a formação de Count Basie (piano), Wardell Gray (saxofone tenor),
Buddy DeFranco (clarinete), Clark Terry (trompete), Freddie Green, (guitarra),
Jimmy Lewis (contrabaixo) e Gus Johnson (bateria). Gravado do filme,
"Rhythm and Blues Review," de Outubro de 1950.
(*) 1937
– Dizzy Gillespie integra a orquestra de Teddy Hill e está em digressão pela
Europa; Carl Orff compõe a cantata “Carmina Burana”; Frank Whittle inventa o
motor a jacto; Pablo Picasso pinta “Guernica”; Jorge Amado publica “Capitães da
Areia”.
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Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!