(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com -
Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por
Ricardo Santos; e ainda In Duarte, José, História do Jazz, 2ª. Edição, Editora
Sextante, Novembro de 2009)
Se Luís Villas-Boas é considerado o pai do Jazz em
Portugal, José Duarte é também uma figura proeminente e importante na
divulgação deste género musical no nosso País.
Estamos a passar, com o auxílio do “Youtube”, como é habitual,
algumas das músicas, consideradas obrigatórias pelo José Duarte e constantes
numa edição de três CD’s sobre o programa “Cinco Minutos de Jazz”, começado na
década de 60 (1966), no “Rádio Renascença”, depois na Rádio Comercial e mais
tarde na Antena 1, onde ainda hoje e há mais de 40 anos se divulga o improviso
na rádio do nosso país.
Leon Bix
Beiderbecke (Davenport, Iowa, EUA, 10-03-1903 — Queens, EUA, 06-08-1931) - Foi um cornetista e
pianista de jazz dos Estados Unidos da América. Junto com Louis Armstrong,
Beiderbecke foi um dos solistas de jazz mais influentes da década de 1920. A
sua forma característica de tocar em "Singin' the Blues" (1927) e
"I'm Coming, Virginia" (1927), em particular, mostrou uma rara pureza
de timbre e jeito para a improvisação. Com aquelas duas músicas, Beiderbecke
ajudou a desenvolver a balada no “Jazz”, criando as raízes para o “Cool Jazz”
na década de 1950. "In a Mist" (1927), uma música marcada pelas suas
composições para piano, e a única que ele gravou, juntava influências clássicas
com “Jazz” sincopado. Tem, também, sido atribuído a Beiderbecke uma influência
directa de Bing Crosby e, de maneira menos directa, através do saxofonista Frank
Trumbauer, de Lester Young.
Nascido em Davenport, Beiderbecke aprendeu a tocar
corneta de ouvido, o que o levou a adoptar uma maneira de tocar diferente, não académica,
que alguns críticos musicais atribuem ao seu som original. Começou por tocar
com um grupo de jazz, “The Wolverines”, em 1924, passando, de seguida, por
pouco tempo, para a “Orquestra de Jean Goldkette”, de Detroit, antes de se
juntar a Frankie "Tram" Trumbauer, para um longo conjunto de
concertos na Arcadia Ballroom em St. Louis. Beiderbecke e Trumbauer juntaram-se
a Goldkette em 1926. O grupo viajou por vários lugares, destacando-se um concerto
em New York, em Outubro de 1926, com Fletcher Henderson no “Roseland Ballroom”.
No ano seguinte, Trumbauer e Beiderbecke deixaram Detroit para se juntarem à
mais famosa e prestigiada orquestra de dança no país, a “Paul Whiteman
Orchestra”, de New York.
“Royal Garden Blues", é uma composição de “Blues”
composta por Clarence Williams e Spencer em 1919 (*). Popularizado no “Jazz” pela “Original
Dixieland Jazz Band”, que desde então tem sido gravado por vários artistas e
tornou-se um “standard de jazz”. A canção é considerada uma das primeiras
canções populares com base em um “riff”. “Riff” é um termo jazz referindo-se a
uma breve e relaxante frase, repetida ao
longo de melodias em mudança.
(*) 1919
– Lei Seca nos Estado Unidos; Aquilino Ribeiro publica “Terras de Demo”;
Arquitecto Walter Gropius funda o movimento “Bauhaus” em Weimar (Alemanha);
Assassínio do revolucionário mexicano Emiliano Zapata.
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Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!