Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

A música é ?... (6)

Regras e informações:

Comentários NÃO moderados;
Três respostas possíveis;
Soluções para o meu email (ricardosantos1953@gmail.com);
Dois dias (23 e 24) para tentar adivinhar;
Um dia (25) para comentar o/s intérprete/s, o que a compôs/interpretou e os outros que, eventualmente, trouxer aqui a público.

Texto:

No autocarro das nove
Vinha tudo na cobóiada
Uns riam por causa dos outros
e os outros sei lá... por nada

No autocarro das nove
do Centro Sul a Almada

No autocarro das nove
Narizes junto à janela
Uns e outros caladinhos
E alguns sem dar-lhes trela

No autocarro das nove
De Almada à Verdizela

Qual o nome desta música portuguesa, escrita por um músico português, que este texto te sugere ?!

67 comentários:

  1. Sempre complicado para mim.

    Ora vamos pesquisar.

    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá lá caríssima luso-canadiana, faça um esforço ! :)
      Obrigado Catarina

      Eliminar
  2. Soa-me a algo, mas não sei dizer o quê...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Estou com a Luísa...

      (^^)

      Eliminar
    2. Pois acredito que soe !... :)
      Vejam lá se descobrem. Existem dois palpites enviadas e ambos estão errados !
      Obrigado Luísa e Afrodite

      Eliminar

    3. Já encontrei...
      Eu bem disse que me soava a algo conhecido... e a solução foi seguir a métrica! :))

      Muito bem conseguido este teu texto!
      Vou enviar mail.

      Eliminar
    4. Duas certas e duas erradas ! 50/50 ! :))

      Eliminar
    5. Isto é muito confuso, até para tentar interpretar as pistas...

      Eliminar
  3. Eu lembrei-me logo de uma música...mas não deve ser :))
    Vou mandar mail
    .bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manda lá o mail para eu ver se acertas ! :)
      Obrigado

      Eliminar
  4. Só cheguei agora Ricardo, amanhã com calma vou tentar encontrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenhas pressa, vai com calma.
      Fiquei feliz por poderes vir a Lisboa em Outubro, ao Encontro !
      Obrigado

      Eliminar
  5. Oi Ricardo
    Estou aqui a procurar pistas .Musicas portuguesas não conheço, assim de pronto! Preciso tempo! rs
    Vou tentando!
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda Lis !
      Aqui são 23:43 e vou à deita. Tens tempo !
      Abraço

      Eliminar
  6. Nada ainda. A mim não me soa a nada. : ((
    Dá-me apenas uma dica: achas que haverá a possibilidade de eu já a ter ouvido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina,
      Se o Ricardo não te der a dica, dou eu :)
      É bem possível que a possas ter ouvido, visto tratar-se de uma música de um grande vulto da história musical portuguesa.

      (fui...)

      Eliminar
    2. Obrigada... mas pouco ajudas!!! : )))

      Eliminar
    3. male or female, Afrodite??? : )))))

      Eliminar
    4. Acho que essa informação não será relevante, já que há umas versões desta música cantadas em vozes masculinas e outras em femininas.

      (se digo mais alguma coisa, o Ricardo excomunga-me!)
      hehehehe

      Eliminar
    5. Catarina já tens a dica e se leres os comentários do Rui e a dica que deixei vais ver que consegues lá chegar !
      Obrigado Catarina

      Eliminar
    6. Finalmente graças à Deusa Afrodite duas pistas! :)
      - música de um grande vulto da história musical portuguesa, e
      - com várias versões cantadas em vozes masculinas e femininas...

      Eliminar
    7. Volto para trás para reler os comentários do Rui e a dica lá, ou será que estão à frente?

      Eliminar
    8. Como eu pensava devem estar à frente...(já não estava a perceber como é os poderia ter lido e não me lembrar :)

      Eliminar
  7. Não é por nada, mas eu nunca oiço música portuguesa. É lamentável, eu sei, mas é que nunca ligo o rádio numa estação portuguesa (nem sei se neste último ano o fiz) e quando sinto curiosidade de ouvir, os programas e as músicas são tão más, tão más que fico sem vontade de repetir a experiência por mais uns anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais-me desculpar a franqueza, amiga, mas o que acabaste de escrever soou tão mal...

      Não sei que estação tens aí para ouvir música feita em Portugal, por músicos portugueses... mas asseguro-te que se faz muito boa música por cá.

      Já há muito tempo que não é preciso ligar a rádio para se ouvir música, tens a Net para isso... e não precisas de gramar com a música que te dão, mas a que escolheres ouvir.

      (^^)

      Eliminar
    2. Soa mal, Afrodite? Como assim? Não posso expressar a minha opinião sobre os meus gostos musicais? O que pode ser mau para ti posso considerar bom. E vice-versa.
      Qual seria a tua resposta se eu vivesse em Portugal e não fosse considerada emigrante? Terias a mesma reação? Ou dirias que gostos não se discutem?
      E reitero: os programas que aqui são transmitidos são péssimos. Na minha opinião. As músicas/canções são de um género que nem devem já passar nas estações em Portugal.
      Chega de defender a minha opinião e posição. Estou atualizada quanto à existência da internet. Obrigada.
      Boa noite

      Eliminar
    3. Oh rapariga, eu não te quis ofender, longe de mim e muito pelo contrário. Eu nem me estava a referir a gostos musicais.

      Estava precisamente a dizer o mesmo que tu disseste, que provavelmente a música que passa aí é que não é representante de toda a música que aqui se faz. E por isso sugeri que procurasses música portuguesa a teu gosto através da Net.

      Desculpa se involuntariamente causei algum mal entendido.

      Beijinhos Sanjoaninos...
      (enquanto escrevo estão os foguetes de São João a estalar nos céus de Braga)
      (^^)

      Eliminar
  8. Estou a chegar do S. João e das sardinhas assadas ! :)

    No "meu carrinho" da uma,
    Bem comido e regadinho,
    De S. Romão a Ermesinde,
    Só falta,... "bem dormidinho" !

    No "meu carrinho" da uma,
    De S. Romão a Ermesinde !
    Foi enorme a reinação.
    Uns com sono e outros não !

    No "meu carrinho da uma"
    E sem me pôr muito a jeito
    De S. Romão a Ermesinde,
    E o desafio já feito ! :)

    Não rima, mas é verdade e o da proposta também não ! rsrsrs

    Durmam bem ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será carrinho em vez de autocarro, será que temos também de trocar a hora, ou será que eu é que estou a trocar tudo?

      Eliminar
    2. É uma troca tintas! 😂😂
      Parece que já acertou, Gábi. Terei que configurar o goole para português.

      Eliminar
    3. A Gabriela acertou sim. Pois o Google em português, neste caso, dá bastante jeito !

      Eliminar
  9. Ricardo, para me acalmar – raramente perco a calma! - decidi continuar a pesquisar. Ando aqui há montes!!! de horas a tentar descobrir o busílis mas sem sucesso. Aparece o nome do teu blogue e o do Salvador uma série de vezes!! Como não estou familiarizada com as letras, ou já não oiça esta canção há anos, é natural que não consiga deduzir qual será a letra a partir daquilo que escreveste. Daí não me soar a nada.

    Assim, vou ficar quietinha no meu lugar e vou esperar que nos confirmes de que canção e cantor(a) se trata. Muito provavelmente dir-te-ei: Ah! Essa eu conheço!!

    Eu, participar, participo sempre. Ganhar é que quase nunca ganho!!! Mas o meu gozo está em participar. Quando ganho... bem, salto de contentamento!!!! Nahhhhhh

    A esta altura já estás no segundo ou terceiro sono, mesmo assim te digo: boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina sem pesquisa não se chega lá !

      Eliminar
    2. Como disse a Afrodite "É bem possível que a possas ter ouvido, visto tratar-se de uma música de um grande vulto da história musical portuguesa." e existe uma frase quase igual que com a pesquisa é possível chegar lá !
      Obrigado Catarina

      Eliminar
    3. Obviamente que é necessário que se pesquise! Não acabei de confirmar que passei “montes” de horas a pesquisar? Evidentemente que não foram montes mas passei bastante tempo. E pesquisei com palavras e/ou conjunto de palavras. E nada me apareceu que me levasse à canção.
      E quantos grandes cantores/as há em Portugal?! Há muitos, até eu sei!!

      Bom fim de semana, Ricardo!!

      Eliminar
    4. A chave poderá estar no "quase igual" Catarina, se calhar temos de mudar um pouco a frase antes de fazermos a pesquisa...

      Eliminar
    5. Obrigado Catarina !
      Quando vires a solução amanhã às 20:00 vais achar que afinal não era
      tão complicado.

      Eliminar
  10. Sem tempo para ler comentários, e ver se há pistas, e não conhecendo essa letra, (isso é mesmo a canção ou o amigo glosou a verdadeira letra?) enviei um mail.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira se não inventasse uma nova letra, o passatempo não tinha fundamento. Mesmo assim existe pelo menos uma frase que pesquisando no Google vai direitinha à canção que pretendo que descubram !
      Obrigado

      Eliminar
  11. Pois é. :( ... O Ricardo esqueceu-se da parte da letra mais importante ! :)

    "Na e na e na, ... na, na,...
    Na e na e na, ... na, na ...
    Na e na e na, ... na, na ..."

    Então não se chega logo lá ? ... eheheheh
    Elvira, está certo que numa primeira abordagem não se leiam os comentários, mas numa segunda, deverão ser lidos ! rsrsrs
    Claro que a letra é glosada e neste caso, muitíssimo bem ! ... (Parabéns, Ricardo !) . Ficou a "métrica" e mais quase nada ! Foi essa dica que me levou lá !

    Será que estes também vinham de uma sardinhada ?... rsrs

    Ó Ricardo, deixa-me dizer (a sério) que o poema é de um Grande Poeta /Escritor e a voz de um dos melhores intérpretes (ambos, dos mais conhecidos) e que a canção terá uns 50 anos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe uma frase quase igual que com a pesquisa é possível chegar lá !
      Obrigado Rui e Abraço

      Eliminar
    2. Sim. Eu sei, Ricardo e por isso confirmei.
      De facto não me lembrava da letra, não me lembrava do/da intérpretes nem da autoria da letra (uma surpresa)!
      A verdade é que, há dezenas de anos que a não ouvia ! :)

      Este desafio foi muito bem "construído" !!! Tem realmente solução (até "no meu carrinho da uma") mesmo para quem nunca a tenha ouvido ! :)

      Ponham a preguiça de lado ! :))

      Eliminar
    3. Parece-me que o Rui também se esqueceu de escrever mais alguma coisa com os "na na na"...
      mas temos mais pistas:
      "o poema é de um Grande Poeta /Escritor e a voz de um dos melhores intérpretes (ambos, dos mais conhecidos) e que a canção terá uns 50 ano"
      e já pus a preguiça de lado, Rui, estou preparadíssima para começar a pesquisar...

      Eliminar
  12. Bom dia, Ricardo.

    Vê lá se tomas a iniciativa de nos deixares mais alguma pista...
    Isso de escreveres uma adaptação da letra de uma canção, sem qualquer outro modo de se lá chegar sem ser através da métrica, não é pêra doce. Pelo menos para mim!
    Já fiz algumas pesquisas sem êxito. Assim sendo...desisto. Ficarei a aguardar para amanhã.
    Parabéns aos que já acertaram e...força aí; amigas e companheiras das pesquisas infrutíferas...:))

    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe uma frase quase igual que com a pesquisa é possível chegar lá !
      Obrigado Janita

      Eliminar
    2. Obrigada pela informação, Ricardo.
      Irei então tentar descobrir qual é a frase- quase igual-

      Eliminar
    3. Apoiado Janita, queremos mais psitas!!!

      Eliminar
    4. Sorry era pistas, queremos mais pistas!!!

      Eliminar
  13. Ricardo
    Tenho que te informar, que já estou aqui há muito com o nariz colado ao Pc para ver se vejo passar o autocarro das nove nada :P
    Isto está mesmo complicado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) eu também não o vi passar Manu :)

      Eliminar
    2. Afinal acabaste por descobrir e não era complicado. Será que o autocarro era o correcto meio de transporte ?! :))
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  14. Ricardo, também não estou a conseguir !

    mas descobri esta interpretação que coloquei no meu bloguinho das poesias

    https://www.youtube.com/watch?v=kooQX5u6Ck4
    por estas pessoas :
    Coro Infantil, Coro Misto e Coro de Câmara da Academia de Música de Santa Cecília
    Seis órgãos históricos da Basílica (dir. Rui Paiva)



    Dece do Céu imenso Deus benino
    para encarnar na Virgem soberana.
    «Porque dece divino em cousa humana?»
    «Para subir o humano a ser divino.»
    «Pois como vem tão pobre e tão menino,
    rendendo-se ao poder da mão tirana?»
    «Porque vem receber morte inumana
    para pagar de Adão o desatino.»
    «Pois como? Adão e Eva o fruto comem
    que por seu próprio Deus lhe foi vedado?»
    «Si, por que o próprio ser de deuses tomem.»
    «E por essa razão foi humanado?»
    «Si. Porque foi com causa decretado,
    se o homem quis ser deus, que Deus seja homem.»


    Luís Vaz de Camões

    às vezes pergunto a mim mesma se a RTP internacional não deveria melhorar e/ou diversificar o tipo de música portuguesa que apresenta ?! que acham ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ângela
      A RTP Internacional deveria tentar dar a música portuguesa que se faz e que se ouve por cá, sim !
      Obrigado

      Eliminar
  15. Cheguei! Vou ler com atenção e procurar pistas nos comentários...

    ResponderEliminar
  16. Para já continuo sem saber, vou pegar nas pistas recolhidas em comentários e vou pesquisar no Google...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tens o Google configurado em português, tens pistas suficientes para acertar na canção e também no intérprete !
      Obrigado Gabriela

      Eliminar
  17. Acho que consegui, mas não foi nada fácil
    vou enviar email

    um beijinho e uma boa noite

    Gábi

    ResponderEliminar
  18. Pensei que tivesse copiado todas as frases, mas afinal faltou-me uma que me levou à descoberta do grande enigma. : ))

    Não é necessário pôr o google em inglês, pois se escrevo palavras em português na caixa de pesquisa todas as informações sobre o tema me aparecem automaticamente em português.

    Não, nunca tinha ouvido a canção, mas estou familiarizada com a pessoa que a canta, aquela que acabei de ouvir cantar. Há quem a considerasse uma canção anti-democrática; há quem fosse de opinião que estavam à beira de um abismo. Muito interessante o que li.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te esqueças de me enviar o "mail" com a resposta ! :)
      Fico satisfeito por teres acertado
      Obrigado

      Eliminar
  19. Respostas
    1. Os que estão escritos lá em cima não, são meus, mas os verdadeiros sim. Queres tentar adivinhar ?
      Obrigado Graça

      Eliminar
    2. Não posso ler tantos comentarios, Ricardo, portanto não sabia que tu concordavas que a letra era de um poema de Fernando Pessoa. Mandei @-mail

      Eliminar
    3. Teresa, eu não concordava eu baia que a letra era de Fernando Pessoa. No entanto, isso não acrescentava muito ao desafio, visto que o texto que está lá acima foi escrito por mim.
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  20. Olá Ricardo, eu passo apenas para desejar um bom fim de semana e deixar o meu beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo de bom para ti e para os Teus !
      Muito obrigado Adélia

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!