Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Inesquecíveis (20)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos) e (http://memoriaglobo.globo.com/ da TV Globo)

Novela:          Roque Santeiro                             
Ano:               1985  
Tema:             Roque Santeiro      
Intérprete/s:   Sá (15-10-1945) e Guarabira (20-11-1947)                              
Autor/es:        Sá e Guarabira



Novela:          Gabriela                               
Ano:               1975  
Tema:             Retirada       
Intérprete/s:   Elomar (21-12-1937)                                 
Autor/es:        Elomar

14 comentários:

  1. Devo ser a unica portuguesa que nunca viu a novela Gabriela. Uma das melhores novelas de todos os tempos.
    Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora não iria ser fácil conseguires ver. Mas foi uma novela muito boa, baseada como sabes, no livro do Jorge Amado.
      Portugal parou muitas vezes à conta da novela, principalmente quando foi dado o último episódio !

      Obrigado Catarina

      Eliminar
    2. Eu sou a segunda portuguesa.

      A minha mãe adorava as tele-novelas brasileiras. Eu só vi "Chocolate com Pimenta" que era mais para o cómico para lhe ser agradável, mas francamente, eu quase não compreendo a língua brasileira.

      A melhor hora para um passeio nocturno sem encontrar viva alma pelo caminho, era quando passava Gabriela, Cravo e Canela.

      Eliminar
    3. O Português do Brasil não se pode dizer que muitas vezes seja fácil de entender.
      Trocavas portanto, a Gabriela, pelo passeio nocturno. Acho que não foi mal trocado. Podes rever a novela mas os passeios dessa altura não !
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Sim, muitas destas músicas são muito boas !!!
      Obrigado Luísa

      Eliminar
  3. Saudades dessas novelas, dessa música estupenda!

    ResponderEliminar
  4. Para mim a novela Gabriela foi e será sempre a melhor, talvez por ter sido a primeira que vi.
    Gostei dos temas musicais que escolhestes, lembrava-me do segundo, mas do primeiro não.
    Foi bom recordar!

    Beijos Ricardo

    ResponderEliminar

  5. Gostei muito do "Roque Santeiro". E este tema sim, é mesmo inesquecível já que é um dos temas principais da telenovela, o tema que conta a história do (falso) santo.

    Memórias gratas! Não resisti e fui espreitar algumas cenas da Viúva Porcina e do Sinhozinho Malta! Esses dois personagens também são inesquecíveis.

    ♫ «E no ABC do Santeiro, o que diz o A, o que diz o A...»? ♫
    Diz Adeus que me vou embora que são hora de dormir.
    Beijinhos e obrigada por estas doces memórias.
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos destes "Inesquecíveis" alguns de nós não se lembrarão deles, porque as músicas são banda-sonora de uma novela e poucas vezes se ouviam na totalidade e eram também tocadas em cima dos diálogos.

      O Roque Santeiro foi uma das novelas que mais gostei de ver. Excelentes interpretações !

      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  6. Boa tarde, sei que foram boas novelas que marcou uma geração pelos temas, foram das primeiras a passar em Portugal, sinceramente não me lembro bem das mesmas.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta rúbrica é uma recordação para algumas das músicas dessas novelas !
      Obrigado António

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!