A paixão nua e cega dos estios, Atravessou a minha vida como rios

Sophia de Mello Breyner Andresen, A Paixão Nua, in “O Nome das Coisas”.

domingo, 7 de abril de 2013

Músicas House MD (6ª. Temporada) (XXXIX)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)        
             
Norah Jones (Brooklyn, EUA, 30 de Março de 1979 – 20xx) – É uma pianista, cantora e compositora norte-americana. Nascida Geetali Norah Jones Shankar, mudou oficialmente o seu nome aos dezesseis anos. Norah, nasceu na cidade de New York, filha do falecido tocador de cítara, o indiano Ravi Shankar, tendo vivido a sua infância com a mãe, Sue Jones, que se mudou para Dallas, Texas, quando Norah tinha quatro anos. Norah Jones estudou no “Booker T. Washington High School for the Performing and Visual Arts” e na “University of North Texas”, onde se formou em “Jazz Piano”. Em 1999, após dois anos no programa, Norah voltou para New York, onde toca com a sua banda, “Wax Poetic”.           
                    
Norah Jones – Chasing Pirates, do álbum “The Fall” de 2009. Aqui no programa “Late” de Jools Holland.           
                
              
                   
Procol Harum (1967 – 1977) – Foi uma banda britânica de “Rock Progressivo” formada no início dos anos 60. Eles são mais conhecidos pela sua composição "A Whiter Shade of Pale", número um em todas as tabelas de êxito de vendas inglesas.
Formada das cinzas de um grupo chamado "Paramounts" liderado por Gary Brooker e Robin Trower, a estreia ao vivo dos “Procol Harum” foi na primeira parte de um concerto de Jimi Hendrix, em 1967, o que levou a recém-lançada "A Whiter Shade of Pale" ao topo das tabelas de venda. Um LP e outros “singles” se seguiram, mas sem alcançar o sucesso daquela primeira gravação.
Durante os anos 70 o grupo Procol Harum permaneceu mais popular do que outras bandas de “Rock Progressivo” mais sofisticadas. O grupo continuou apesar das diversas mudanças na formação, mas o declínio das vendas decretou o fim do grupo em 1977.            
                    
Procol Harum – A Whiter Shade of Pale          
                 
                
                        
Mabel Mercer (03-02-1900 – 20-04-1984) – Foi uma cantora de “cabaré” inglesa que actuou nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Europa com os grandes nomes do Jazz e de “cabaré”. Ela era uma artista de destaque no “Chez Bricktop” em Paris, e apresentou-se em clubes, como o “Le Ruban Bleu”, “Tony’s”, o “RSVP”, o “Carlyle”, o “St. Regis Hotel”, e, finalmente, no seu próprio, o “Clube Byline”.               
                  
Mabel Mercer – Once In A Blue Moon            
                 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Eu fiz um Pacto com a minha Língua, o Português, língua de Camões e de Pessoa.