Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

5MJZ (VI) – Frank Sinatra

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos; e ainda In Duarte, José, História do Jazz, 2ª. Edição, Editora Sextante, Novembro de 2009)               
                  
Se Luís Villas-Boas é considerado o pai do Jazz em Portugal, José Duarte é também uma figura proeminente e importante na divulgação deste género musical no nosso País.
Estamos a passar, com o auxílio do “Youtube”, como é habitual, algumas das músicas, consideradas obrigatórias pelo José Duarte e constantes numa edição de três CD’s sobre o programa “Cinco Minutos de Jazz”, começado na década de 60 (1966), no “Rádio Renascença”, depois na Rádio Comercial e mais tarde na Antena 1, onde ainda hoje e há mais de 40 anos se divulga o improviso na rádio do nosso país.              
                  
Francis Albert Sinatra (Hoboken, EUA, 12-12-1915 — Los Angeles, EUA, 14-05-1998) - Foi um cantor e actor norte-americano, considerado uma das maiores vozes do século XX e com mais de 50 anos de carreira. Iniciou a sua vida artística durante a era do “swing” e lançou centenas de canções imortalizadas com a sua voz, como “Killing Me Softly”, “Strangers in the Night”, “New York, New York”, “My Way”, “Fly Me to the Moon”, entre outras.
Filho de dois imigrantes italianos, foi casado com Nancy Barbato, (de 1939 a 1951) e posteriormente com as actrizes Ava Gardner (de 1951 a 1957) e Mia Farrow (de 1966 a 1968), e, por último, com Barbara Marx em 1976, com quem terminou seus dias. Possui duas estrelas na Calçada da Fama, uma pelo seu trabalho na música e outra pelo seu trabalho na televisão norte-americana. É considerado um dos maiores intérpretes da música na década de 1950. Teve três,  Nancy Sinatra, Frank Sinatra Jr., e Tina Sinatra.
Sem nenhum treino formal e especial, Sinatra desenvolveu um estilo altamente sofisticado. A sua habilidade em criar uma longa e fluente linha musical, sem pausas para respiração, a sua manipulação de frases, fê-lo chegar bem mais longe que o normal dos cantores populares.
Sinatra apareceu em mais de cinquenta filmes, entre eles: "Anchors Aweigh" (1945), "On The Town" (1949), "From Here To Eternity" (1953), com o qual ganhou um “Oscar”, "The Man With The Golden Arm" e "High Society" (ambos de 1956), "The Manchurian Candidate" (1962) e "The First Deadly Sin" (1980).
Fez parte do chamado “Rat Pack”, grupo de artistas muito activo entre meados da década de 1950 e 1960.
Teve o seu próprio programa de televisão, durante vários anos e nos anos 90 continuou em actividade, com concertos e gravações, onde lançou uma série de duetos, inclusivé via satélite, utilizando recursos da mais moderna tecnologia.
Os seus principais sucessos são "Fly me to the moon", "My Way" e "New York, New York". Sinatra também cantou com o brasileiro Tom Jobim, pai da “Bossa Nova”. Nessa oportunidade, "Girl from Ipanema", uma das canções mais tocadas e cantadas em todo o Mundo, brindou esse grande e famoso encontro.            
                      
Nice’n’Easy", de 1960 (*) e pertença do álbum com o mesmo nome, foi composta por Alan Bergman, Marilyn Keith, Lew Spence, com arranjos de orquestra de Nelson Riddle.         
                        
Lew Spence (Cedarhurst, New York, EUA, 29-06-1920 – Los Angels, EUA, 09-01-2008) - Foi um compositor americano. Spence recebeu pouco treino formal musical em adolescente, mas liderou uma banda de dança na sua cidade natal. Ele tocava piano e cantava com os seus vinte anos, mas nunca publicou as suas músicas até quase com 30 anos de idade. Na maior parte de sua carreira, ele escreveu as melodias, mas no final da década de 1950 dedicou-se principalmente para escrever letras. Uma das músicas mais conhecidas de Lew Spence foi "Nice'n'Easy", gravada por Frank Sinatra. Spence escreveu a melodia, enquanto Alan Bergman e Marilyn Keith escreveram a letra. A canção foi nomeada para três “Grammy” em 1960.            
                 
(*) 1960 – Quincy Jones e a sua orquestra fazem digressão pela Europa, tocam em Lisboa; Coltrane forma quarteto; Alfredo Hitchcock realiza o filme “Psico”; e Federico Fellini realiza “La Dolce Vita”.                  
                

Jazz Standards (XLIX)

(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)                
                   
(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)               
                   
Round Midnight (#4) - Música Cootie Williams e Thelonious Monk e letra de Bernie Hanighen 
"Round Midnight" é a composição de “jazz” de Thelonious Monk mais conhecida e traz consigo o peso de ser o “standard jazz” mais gravado, alguma vez escrito por um músico de jazz. O CD Monk, “Best Of The Blue Note Years” documenta a gravação do grupo de 1947 "'Round Midnight" (1991, Blue Note 95636). A versão solo de 1957 está disponível em Thelonious, ele mesmo (1991, Classics Orig. Jazz 254).               
                 
Thelonious Monk (Rocky Mount, EUA, 10-10-1917 — Weehawken, New Jersey, EUA, 17-02-1982) Quarteto - Thelonious Monk (piano), Charlie Rouse (saxofone tenor), Larry Gales (contrabaixo) e Ben Riley (bateria).             
                    
             
                          
Chick Corea (Chelsea, Massachusetts, EUA, 12-06-1941 - 20xx) & Bobby McFerrin (New York, EUA, 1103-1950 - 20xx).                  
                    
                  
                      
Miles Davis (Alton, Illinois, EUA, 26-05-1926 — Santa Monica, California, EUA, 28-09-1991) Quintet – Do álbum “Round Midnight” de 1956, para a Columbia Records, com Miles Davis (trompete), John Coltrane (saxofone tenor), Red Garland (piano), Paul Chambers (contrabaixo) e Philly Joe Jones (bateria).  
                            
                   
                             
Ella Fitzgerald (Newport News, EUA, 25-04-1917 — Beverly Hills, EUA, 15-06-1996) – Festival de Jazz Montreux, em 1979.            
                   
               
                       
Letra (versão de Ella Fitzgerald)             
                  
It begins to tell,
'round midnight, midnight.
I do pretty well, till after sundown,
Suppertime I'm feelin' sad;
But it really gets bad,
'round midnight.
Memories always start 'round midnight, midnight.
Haven't got the heart to stand those memories,
When my heart is still with you,
And ol' midnight knows it too.
When a quarrel we had needs mending,
Does it mean that our love is ending.
Darlin' I need you, lately I find
You're out of my heart,
And I'm out of my mind.
Let our hearts take wings'
'round midnight, midnight
Let the angels sing, for your returning.
Till our love is safe and sound.
And old midnight comes around.
Let our hearts take wings'
'round midnight, midnight
Let the angels sing, for your returning.
Till our love is safe and sound.
And old midnight comes around.

Músicas House MD (5ª. Temporada) (XIX)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)                 
                         
Jon Cleary (Cranbrook, Kent, England, 11-08-1962 – 20xx) – é um músico de “Funk” e “R&B” de New Orleans, Louisiana. Estudou durante os últimos 20 anos, a "cultura musical e de vida de New Orleans", de acordo com o seu “website”. Cleary é um consumado pianista, vocalista e compositor. Jon Cleary trabalha com uma série de artistas, incluindo Bonnie Raitt, Taj Mahal, B.B. King, Ryan Adams, e Eric Burdon. Composições de Cleary foram gravadas por músicos notáveis, incluindo Taj Mahal, Bonnie Raitt e John Scofield, mais recentemente, em seu álbum, “Piety Street”.
A banda actual de Cleary é “Jon Cleary & the Absolute Monster Gentlemen”, que têm dois álbuns. Cleary tem três álbuns a solo.               
                   
Jon Cleary – Got To Be More Careful                
                 
                  
                      
The Doves (Wilmslow, Cheshire, Inglaterra, 1998 – 20xx) – É uma banda inglesa alternativa de “Rock Indie”, proveniente de Wilmslow, Cheshire. O grupo é composto por irmãos gémeos Jez Williams (guitarra, vocais) e Andy Williams (bateria e vocal), Jimi Goodwin (baixo, vocais, guitarra). Os membros começaram a trabalhar juntos depois da reunião em Hacienda, Manchester. O 4º. membro não oficial dos Doves é Rebelski Martin, que toca teclas. Até à data, a banda lançou quatro álbuns de estúdio aclamados pela crítica e é, comercialmente, bem sucedida. A sua primeira colectânea "The Places Between: The Best of Doves" foi lançado em Abril de 2010.                  
                      
The Doves – Firesuite              
                       
                     
                          
Galactic (New Orleans, Louisiana, EUA, 1994 – 20xx) – É uma banda “Funk” e “Jam Jazz” de New Orleans, Louisiana, Estados Unidos. Originalmente formado em 1994, como um octeto, sob o nome “Galactic Prophylactic” e incluindo o cantor Chris Lane e o guitarrista Rob Gowen, o grupo foi logo reduzido a um sexteto com, o guitarrista Jeff Raines, o baixista Robert Mercurio, o baterista Stanton Moore,  organista “Hammond” Rich Vogel, e na vocalização Theryl DeClouet. Mais tarde foi adicionado o saxofonista Ben Ellman.
O grupo foi iniciado quando Raines e Mercurio, amigos de infância em Washington DC, mudaram para New Orleans. Frequentaram a  faculdade nas  Universidades de Tulane e de Loyola, e tornaram-se adeptos do “Funk” local, com  os “The Meters and Dirty Dozen Brass Band”, inspirados por lendas locais. Lá, eles se uniram com o famoso baterista de New Orleans, Stanton Moore, o saxofonista/harmónica, Ben Ellman e agora produtor, e ainda Rich Vogel. Em 2004, a banda rompeu com o vocalista DeClouet, e continuar como um grupo instrumental. Têm lançado álbuns, de forma consistente, desde 1996.            
                       
Galactic – Bobski 2000                        
                         

O problema da idade - Interacção Humorística (LIII)

Em 12-04-2010. Obrigado.             
              
Problema da idade                        
                 
DOIS VELHOTES JÁ COM OS PÉS PARA  A COVA, UMA NOITE, DECIDEM IR DAR UMA VOLTA PELA CIDADE. DEPOIS DE ALGUNS DRINKS ELES ACABAM NUM BORDEL. A DONA DO BORDEL DEPOIS DE OLHAR PARA OS DOIS  VELHOTES  SUSSURROU PARA A EMPREGADA:                
                
- VAI LÁ ACIMA AOS DOIS PRIMEIROS QUARTOS E PÕE UMA 'BLOW UP DOLL' (Boneca insuflável) EM CADA CAMA.  ELES SÃO TÃO VELHOS E ESTÃO TÃO BÊBADOS QUE NÃO VÃO DAR PELA DIFERENÇA, E ASSIM NÃO VOU FAZER COM QUE DUAS DAS MINHAS EMPREGADAS PERCAM O TEMPO. A EMPREGADA PREPAROU TUDO E LEVOU OS VELHOS PARA CIMA.       
             
DE RETORNO A CASA UM VELHO DIZ:            
              
- ACHO QUE A FULANA COM QUEM FIZ AMOR, ESTAVA MORTA...              
                    
- MORTA?  PERGUNTA O AMIGO.  PORQUE DIZES ISSO?                
                      
- BEM, ELA NÃO SE MOVEU TODA A NOITE NEM EMITIU NENHUM SOM ENQUANTO EU FAZIA AMOR COM ELA...            
                    
O AMIGO RESPONDEU:                  
                    
- PODIA-TE TER CALHADO PIOR, COMO A MIM: EU ACHO QUE A MINHA ERA UMA BRUXA!                         
                          
- UMA BRUXA? PORQUE RAZÃO DIZES ISSO?                 
                      
- BEM, EU ESTAVA A FAZER AMOR COM ELA, BEIJEI-A  NO PESCOÇO E DEI-LHE UMA DENTADINHA NO BICO DA MAMA.  ELA PEIDOU-SE, VOOU PELA JANELA FORA E AINDA POR CIMA LEVOU A MINHA DENTADURA.

Herman 2011 – Diácono Remédios


sábado, 4 de fevereiro de 2012

5MJZ (V) – Bessie Smith

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos; e ainda In Duarte, José, História do Jazz, 2ª. Edição, Editora Sextante, Novembro de 2009)                
                    
Se Luís Villas-Boas é considerado o pai do Jazz em Portugal, José Duarte é também uma figura proeminente e importante na divulgação deste género musical no nosso País.
Estamos a passar, com o auxílio do “Youtube”, como é habitual, algumas das músicas, consideradas obrigatórias pelo José Duarte e constantes numa edição de três CD’s sobre o programa “Cinco Minutos de Jazz”, começado na década de 60 (1966), no “Rádio Renascença”, depois na Rádio Comercial e mais tarde na Antena 1, onde ainda hoje e há mais de 40 anos se divulga o improviso na rádio do nosso país.                 
                 
Bessie Smith (Chattanooga, Tennessee, EUA, 15-04-1894 - Clarksdale, Mississippi, EUA, 26-09-1937) - Foi uma cantora de “Blues” norte-americana. Às vezes referida como "A Imperatriz Do Blues", Smith foi a mais popular cantora de “Blues” da década de 1920 e 1930. Ela é frequentemente considerado como uma das maiores cantoras da sua época, e junto com Louis Armstrong, uma grande influência sobre aos vocalistas de jazz nascidos posteriormente.
No censo americano de 1900 , a mãe de Bessie Smith, Laura Smith, reportou que Bessie nasceu em Chattanooga, Tennessee em Julho de 1892. No entanto, para o censo seguinte de 1910, feito em 16 de Abril, sua irmã, Viola Smith, e o fiscal do censo concordaram em registrar seu nascimento como 15 de Abril de 1894, o dia precedente ao censo. Aquela data aparece em todos os seus documentos seguintes, e foi a data confirmada por toda a família Smith.
Ela era filha de Laura (Owens) Smith e William Smith. William Smith era um trabalhador e também era um sacerdote da igreja Batista, ele era  um ministro do evangelho, em Moulton, Alabama. Morreu antes  que Bessie se pudesse lembrar do pai. Quando tinha 9 anos, perde também, a mãe. A sua irmã mais velha Viola fica encarregue de cuidar dos irmãos e irmãs.             
                  
Empty Bed Blues", gravado nos estúdios da “Columbia”, em Nova York no dia 20 de Março 1928 (*). Nela inclui-se, o seu trombonista favorito, Charlie Green e Porter Grainger, ao piano.                     
                    
(*) 1928 – Bennie Goodman grava, com 18 anos, como chefe de banda; Maurice Ravel compõe o seu celebérrimo “Bolero”; Alexander Fleming descobre a penicilina; Oscar Carmona é eleito Presidente da República e António de Oliveira Salazar torna-se Ministro das Finanças.               
                  

Jazz Standards (XLVIII)

(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)                 
                   
(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)                
                 
Summertime (#3) – Música de George Gershwin e letra de DuBose Heyward
Em 10 de Outubro de 1935, a ópera “Folk” norte-americana Porgy and Bess começou a sua exibição no “Teatro Alvin” em Nova York. Durante o acto de abertura Clara, retratado pela cantora / actriz Abbie Mitchell, ela cantou "Summertime", como uma canção de adormecer o seu bebê.
Outros membros do elenco original, da ópera “Porgy and Bess” incluíam: Todd Duncan; Anne Brown; Warren Coleman; John W. Bubbles; e Ruby Elzy. Além de "Summertime", haviam mais de 50 músicas, incluindo, "My Man 's Gone Now", "I Got Plenty' Nuttin 'o", "Bess, You Is My Woman", " It Ain’t Necessarily So" e "I Loves You, Porgy ".             
                   
Um pouco sobre a ópera “Porgy and Bess” de Gershwin…           
                          
Porgy and Bess é uma ópera, estreada em 1935, com música de George Gershwin, “libreto” de DuBose Heyward e  letras de DuBose Heyward  e de Ira Gershwin. Foi baseada no romance de DuBose Heyward de “Porgy”, e subsequente peça de teatro, que ele co-escreveu com sua esposa Dorothy Heyward. Todos as três obras, novela, peça e ópera, lidam com a vida Afro-Americanas a vida na fictícia Catfish Row (nas redondezas de Cabbage Row), em Charleston, Carolina do Sul, no início de 1920.
Originalmente concebida por George Gershwin como uma "ópera popular americana", “Porgy and Bess” estreou em Nova York no Outono de 1935 e contou com um elenco inteiro de formação clássica de cantores Afro-Americanos, uma escolha artística, ousada para a época. Gershwin escolheu o músico Afro-Americano Eva Jessye, como directora do coro para a ópera.             
                    
Harolyn Blackwell (23-11-1955 - 20xx) – Soprano famoso nos anos 80, em óperas e musicais nos Estados Unidos. Aqui com a “The London Philharmonic” dirigida por Sir Simon Rattle e com “The Glyndebourne Chorus”.               
                      
                  
                          
Letra (versão para todos)            
                 
Summertime,
And the livin' is easy
Fish are jumpin'
And the cotton is high
Your daddy's rich
And your mamma's good lookin'
So hush little baby
Don't you cry
One of these mornings
You're going to rise up singing
Then you'll spread your wings
And you'll take to the sky
But till that morning
There's a'nothing can harm you
With daddy and mamma standing by               
                          
Ella Fitzgerald (Newport News, 25-04-1917 — Beverly Hills, 15-06-1996) & Louis Armstrong (Nova Orleans, 04-08-1901 — New York, 06-07-1971) – Esta é talvez uma das melhores versões, excluindo as de ária de ópera.
                    
                
                        
Sarah Vaughan (Newark, 27-03-1924 — Los Angeles, 03-04-1990) - Com a orquestra de Hal Mooney, em 1957.                 
                  
                   
                        
Oscar Peterson (Montreal, 15-08-1925 - 23-12-2007) Trio - A faixa 3 do álbum “Plays Porgy & Bess”, de 1959, com  Oscar Peterson (piano), Ray Brown (contrabaixo) e Ed Thigpen (bateria).