Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Eva Cassidy – Jazz Singers (XLII)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Eva Cassidy (Washington, DC, EUA, 02-02-1963 - Bowie, Maryland, EUA, 02-11-1996) – Foi uma cantora norte-americana. Embora fosse de feitio muito introvertido, conquistou reputação local como intérprete de vários estilos musicais: jazz, blues, folk, gospel e pop music. Dona de uma voz de grande expressão e controle, interpretava cada canção de uma maneira única. Em 1996, ao morrer vítima de cancro, Eva Cassidy ainda era praticamente desconhecida fora de Washington DC e de Maryland. Mas a morte não encerrou sua trajectória musical. Em comentário sobre o lançamento do seu álbum American Tune, de 2003, o jornal inglês Daily Telegraph referiu-se a ela como protagonista da "mais memorável carreira póstuma na história da música pop".
Eva Cassidy cresceu na pequena cidade de Bowie, nas cercanias de Washington DC. Desde a sua infância, demonstrou ter talento artístico e musical. Sempre foi apaixonada por música, independentemente do estilo, e adorava ouvir rádio. Com um dom nato para harmonia, Eva aprendeu a tocar guitarra com o seu pai e, juntamente com os seus irmãos, integrou uma banda que se apresentava em reuniões familiares e festas escolares.

Over The Rainbow (Harold Arlen e Yip Harburg), no “Blues Alley”, clube de jazz em Georgetown, Washington DC, no dia 3 de Janeiro de 1996.


Time After Time (Cindy Lauper), no “Blues Alley”, clube de jazz em Georgetown, Washington DC, no dia 3 de Janeiro de 1996.


Nightbird, no “Blues Alley”, clube de jazz em Georgetown, Washington DC, no dia 3 de Janeiro de 1996.


You’ve Changed (Bill Carey e Carl Fischer), no “Blues Alley”, clube de jazz em Georgetown, Washington DC, no dia 3 de Janeiro de 1996.

17 comentários:

  1. Morreu tão nova... :(

    É uma delícia ouvi-la cantar!
    Hoje vou tê-la por companhia all night long...

    Obrigada por trazeres a Eva até nós.
    Beijinhos over the rainbow
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ah, esqueci-me de dizer que a minha música favorita da Eva Cassidy não está aqui e chama-se "Songbird"...
      Acho que vou aproveitar a lembrança para a publicar na Smooth Latitude.

      (^^)

      Eliminar
    2. Pois a sua matura foi muito prematura ! :(
      As composições que interpreta ficam mais ricas com a sua voz !
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  2. Não conhecia mas adorei a voz.

    Obrigado e um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho ouvido algumas coisas dela. Tenho um álbum dela e vou ouvindo na Smooth e no Youtube. Uma voz nascida nos anos 60 muito agradável !
      Obrigado Fatifer

      Eliminar
  3. Fui pondo as músicas a tocar e até me esquecia de comentar. Não conhecia. Muito bom. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa uma coisa eu garanto a todos. É virem a conhecre vozes e grupos que não conheciam. Tenho muitas coisas na vida que nao fiz ainda e muitas já não chegarei a fazê-las. Gostava de ter um programa de rádio musical. Estilo programa com chamadas e entrevistas telefónicas pela noite dentro, a falar de canções e intérpretes e da vida !

      Eliminar
  4. Uma memória excepcional, Ricardo.
    Maravilha!
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém com um timbre algo "pop"ular e "country". Muito bom !
      Abraço

      Eliminar
  5. confesso que não conhecia e gostei muito. Há gente que só a morte lhes dá o reconhecimento devido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui neste blogue há sempre boas oportunidades de conhecer intérpretes diferentes daqueles que passam na nossa rádio, com algumas excepções, como, por exemplo, a Smooth FM.
      Obrigado Mãe Maria

      Eliminar
  6. Boa tarde, existe quem fique para a historia, é o caso.
    Bom fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
  7. Sempre fui fã da Eva Cassidy e penso que não há nenhuma canção dela que eu não tenha ouvido.
    Adoro o timbre da voz e os temas dão-me imensa paz.
    Time after time um dos meus temas preferidos.

    Obrigada pela partilha Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na realidade, é um prazer ouvir Eva Cassidy !
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  8. Gosto muito. Mas mal informada julgava que ela era filha do David Cassidy... Gracias pela informação, que me permitiu corrigir a ideia... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sei se poderemos sempre acreditar na Internet, e neste caso na Wikipedia ou no AllMusic, mas Eva Cassidy não era filha de David Cassidy. O seu pai era Hugh Cassidy e ensinou-a a tocar viola !
      Obrigado Teresa

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!