Dá a surpresa de ser
Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.
Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.
E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.
Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?
10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.
quinta-feira, 14 de abril de 2016
Jazz Standards (CLI)
(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)
(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)
If I Could Be with You (One Hour Tonight) (#155) - Música de James P. Johnson e Letra de Henry Creamer
A vocalista Eva Taylor introduziu esta canção numa gravação de 1927 com o marido Clarence Williams e a banda “Blue Five”. Três anos mais tarde, a versão da banda, de Detroit, os “McKinney’s Cotton Pickers” estava nas tabelas por 12 semanas:
McKinney’s Cotton Pickers (1930, George "Fathead" Thomas, vocal, Nº.1);
Tom Gerun and His Orchestra (1930, Nº. 5)
Louis Armstrong e a sua orquestra (1930, Nº. 13)
O pianista James P. Johnson e o letrista Henry Creamer escreveram "If I Could Be with You (One Hour Tonight)" em 1926, no mesmo ano que "Alabama Stomp", que foi usada no espectáculo “Earl Carroll’s Vanities” nesse ano e no seguinte. Os dois também colaboraram em dois musicais nunca produzidos e exibidos. Em 1926, “Geechee”, romance em três actos e “Chicago Loop” comédia musical em dois actos. Em 1927, três das suas músicas foram usadas na revista musical de curta duração “A la Carte”. Em 1928 eles escreveram o musical “Shuffle Along”, a qual seria a sua última colaboração juntos.
Doris Day (Cincinnati, Ohio, USA, 03-04-1924 - 20xx) – Gravado em 2 de Março de 1949.
Bill Coty (????) – “Hotel Pennsylvania Music” era um pseudónimo de gravação utilizado pela “Albin Orchestra”. Jack Albin dirigiu a banda nova-iorquina durante o início da década de 1930 que tinha um contrato com o Hotel Pennsylvania. O vocalista era Bill Coty.
Fontane Sisters (New Milford, New Jersey, EUA, 1941 - New Milford, New Jersey, EUA, 1961)
Helen Humes (Louisville, Kentucky, EUA, 23-06-1913 - Louisville, Kentucky, EUA, 09-09-1981) - com a orquestra de Count Basie, composta por: Clark Terry (trompete; Wardell Gray (saxofone tenor); Buddy DeFranco (clarinet); Count Basie (piano); Freddie Green (guitarra); Jimmy Lewis (contrabaixo) e Gus Johnson (bateria).
Letra
Baby, baby
I wanna be with you tonight
If I could be with you, I'd love you strong
If I could be with you, I'd love you long
I want you to know that I wouldn't go
Until I told you honey why I love you so
If I could be with you, one hour tonight
If I was free to do the things I might, things I might
I'm telling you true, I'd be anything but blue
If I could be with you, hmm babe
If I could be with you
Lamento, algumas eventuais falhas nas letras, encontradas na Internet, devido à própria improvisação dada pelos seus intérpretes, e muitas vezes de difícil entendimento. (Ricardo Santos).
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As minhas versões preferidas são as duas últimas.
ResponderEliminarAdorei.
bjs
Eu gostei de todas porque as escolhi :) !
EliminarObrigado Papoila
Gostei da 1ª e da última.
ResponderEliminarPor ser um tema tão romântico, acho que a voz de Doris Day cai que nem uma luva neste tema...a última porque começa com uns belos acordes de piano que adoro!
Fica bem Ricardo
A Doris Day era (é, porque está ainda viva !) um excelente cantora deste tipo de canções românticas.
EliminarObrigado Manuela
Caro contemporâneo Ricardo.
ResponderEliminarAprecio sobremaneira as irmãs cantoras.
Caloroso abraço. Saudações musicais.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.
PS - Este teu contemporâneo é parvo, porque não encontrou teu endereço eletrônico.
Os grupos vocais nos anos de ouro do jazz, nos EUA, eram excepcionais !
EliminarPercebo a sua escolha que tem também, um pouco a ver com o cinema.
Obrigado Prof
Levou-me de volta às Tarde de Cinema de há muitos anos, Ricardo.
ResponderEliminarAquele abraço, bfds
Exactamente Pedro !
EliminarAbraço
Não conheci nenhuma, pelo menos não recordo de as ter ouvido, gostei muito das duas últimas.
ResponderEliminarBom fim de semana Ricardo e um beijinho.
Ainda bem Adélia que gostaste !
EliminarObrigado
Nestas coisas, o facto de se conhecer melhor o intérprete tem um certo peso ! :) ... Eu tinha "um fraquinho" por ela ! ..."Derretia-me" ! hehehe
ResponderEliminarClaro, a Doris Day ! :))
Interessante, agora, rever os actores com quem contracenava !
Na última, ouvir sim, mas ver, ... (?) a voz está completamente descincronizada e perde muito.
Para mim, 1 - 3 - 4 - 2.
Eu que tinhas, eu também gostava muito de a ver e ouvir cantar !
EliminarA última versão está um pouco má, verdade !!!
Obrigado e Abraço Rui
Quanta beleza por aqui!!!
ResponderEliminarBeijinhos, bom domingo :)
Obrigado M.
EliminarAbraço