Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Jazz Standards (CLI)

(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)

If I Could Be with You (One Hour Tonight) (#155) - Música de James P. Johnson e Letra de Henry Creamer

A vocalista Eva Taylor introduziu esta canção numa gravação de 1927 com o marido Clarence Williams e a banda “Blue Five”. Três anos mais tarde, a versão da banda, de Detroit, os “McKinney’s Cotton Pickers” estava nas tabelas por 12 semanas:

McKinney’s Cotton Pickers (1930, George "Fathead" Thomas, vocal, Nº.1);
Tom Gerun and His Orchestra (1930, Nº. 5)
Louis Armstrong e a sua orquestra (1930, Nº. 13)

O pianista James P. Johnson e o letrista Henry Creamer escreveram "If I Could Be with You (One Hour Tonight)" em 1926, no mesmo ano que "Alabama Stomp", que foi usada no espectáculo “Earl Carroll’s Vanities” nesse ano e no seguinte. Os dois também colaboraram em dois musicais nunca produzidos e exibidos. Em 1926, “Geechee”, romance em três actos e “Chicago Loop” comédia musical em dois actos. Em 1927, três das suas músicas foram usadas na revista musical de curta duração “A la Carte”. Em 1928 eles escreveram o musical “Shuffle Along”, a qual seria a sua última colaboração juntos.

Doris Day (Cincinnati, Ohio, USA, 03-04-1924 - 20xx) – Gravado em 2 de Março de 1949.


Bill Coty (????) – “Hotel Pennsylvania Music” era um pseudónimo de gravação utilizado pela “Albin Orchestra”. Jack Albin dirigiu a banda nova-iorquina durante o início da década de 1930 que tinha um contrato com o Hotel Pennsylvania. O vocalista era Bill Coty.


Fontane Sisters (New Milford, New Jersey, EUA, 1941 - New Milford, New Jersey, EUA, 1961)


Helen Humes (Louisville, Kentucky, EUA, 23-06-1913 - Louisville, Kentucky, EUA, 09-09-1981) -  com a orquestra de Count Basie, composta por: Clark Terry (trompete; Wardell Gray (saxofone tenor); Buddy DeFranco (clarinet); Count Basie (piano); Freddie Green (guitarra); Jimmy Lewis (contrabaixo) e Gus Johnson (bateria).


Letra

Baby, baby
I wanna be with you tonight
If I could be with you, I'd love you strong
If I could be with you, I'd love you long
I want you to know that I wouldn't go
Until I told you honey why I love you so
If I could be with you, one hour tonight
If I was free to do the things I might, things I might
I'm telling you true, I'd be anything but blue
If I could be with you, hmm babe
If I could be with you

Lamento, algumas eventuais falhas nas letras, encontradas na Internet, devido à própria improvisação dada pelos seus intérpretes, e muitas vezes de difícil entendimento. (Ricardo Santos).

14 comentários:

  1. As minhas versões preferidas são as duas últimas.
    Adorei.
    bjs

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    1. Eu gostei de todas porque as escolhi :) !

      Obrigado Papoila

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  2. Gostei da 1ª e da última.
    Por ser um tema tão romântico, acho que a voz de Doris Day cai que nem uma luva neste tema...a última porque começa com uns belos acordes de piano que adoro!

    Fica bem Ricardo

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    1. A Doris Day era (é, porque está ainda viva !) um excelente cantora deste tipo de canções românticas.

      Obrigado Manuela

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  3. Caro contemporâneo Ricardo.
    Aprecio sobremaneira as irmãs cantoras.
    Caloroso abraço. Saudações musicais.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    PS - Este teu contemporâneo é parvo, porque não encontrou teu endereço eletrônico.

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    1. Os grupos vocais nos anos de ouro do jazz, nos EUA, eram excepcionais !
      Percebo a sua escolha que tem também, um pouco a ver com o cinema.

      Obrigado Prof

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  4. Levou-me de volta às Tarde de Cinema de há muitos anos, Ricardo.
    Aquele abraço, bfds

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  5. Não conheci nenhuma, pelo menos não recordo de as ter ouvido, gostei muito das duas últimas.

    Bom fim de semana Ricardo e um beijinho.

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  6. Nestas coisas, o facto de se conhecer melhor o intérprete tem um certo peso ! :) ... Eu tinha "um fraquinho" por ela ! ..."Derretia-me" ! hehehe
    Claro, a Doris Day ! :))
    Interessante, agora, rever os actores com quem contracenava !
    Na última, ouvir sim, mas ver, ... (?) a voz está completamente descincronizada e perde muito.
    Para mim, 1 - 3 - 4 - 2.

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    1. Eu que tinhas, eu também gostava muito de a ver e ouvir cantar !
      A última versão está um pouco má, verdade !!!

      Obrigado e Abraço Rui

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  7. Quanta beleza por aqui!!!
    Beijinhos, bom domingo :)

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Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!