Dá a surpresa de ser
Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.
Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.
E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.
Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?
10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.
quinta-feira, 18 de junho de 2015
Jazz Standards (CXL)
(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)
(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)
Old Folks (#144) - Música de Willard Robison e Letra de Dedette Lee Hill
A canção melancólica de Willard Robison e Dedette Lee Hill foi estreada em 1938 pela orquestra de Larry Clinton, e foi uma das poucas ocasiões em que uma canção de Robison subiu às tabelas de vendas:
Larry Clinton e sua orquestra (1938, Bea Wain, vocal, Nº. 4)
Com as excepções de "Old Folks" e de "A Cottage for Sale" as composições de Willard Robison são, na sua maior partes das vezes, esquecidas. No entanto, as suas músicas são agradavelmente românticas e foram favoritas para cantores, como: Lee Wiley; Peggy Lee; e Mildred Bailey. Artistas de jazz como Jack Teagarden (trombone e chefe de orquestra) gravou um álbum inteiro com composições de Robison, em 1962. É intrigante, como "Old Folks" se torna uma balada popular de jazz, claramente algo que o seu compositor não tinha em mente, quando a compôs.
Joe Pass (New Brunswick, New Jersey, EUA, 13-01-1929 – Los Angeles, California, EUA, 23-05-1994) e Niels-Henning Ørsted Pedersen (Osted, Zealand, Dinamarca, 27-05-1946 - Ishøj, Zealand, Dinamarca, 19-04-2005) – No Jazz Baltica, Opernhaus, Kiel (Alemanha), em 24 e Outubro de 1992, com Pass na guitarra e Ørsted Pedersen no contrabaixo.
Carmen McRae (Harlem, New York, EUA, 08-04-1920 – Beverly Hills, California, EUA, 10-11-1994)
Pat Metheny (Lee's Summit, Missouri, EUA, 12-08-1954 - 20xx), Dave Holland (Wolverhampton, Staffordshire, Reino Unido, 01-10-1946 - 20xx) e Roy Haynes (Boston, Massachusetts, EUA, 13-03-1925 - 20xx) – Metheny (guitarra), Holland (contrabaixo) e Haynes (bateria). Gravação incluída no álbum “Question and Answer” de 1989, para a Geffen Records.
Kenny Rodgers (Houston, Texas, EUA, 21-08-1938 - 20xx) – do álbum “Kenny” de 1979.
Letra
Everyone knows him as old folks
Like the seasons he comes and he'll go
Just as free as a bird and as good as his word
That's why everybody loves him so
Always leaving his spoon in his coffee
Tucks his napkin up under his chin
And his own corn cob pipe is so mellow, hits right
But you needn't be ashamed of him
In the evenings after supper
What stories he tells
How he held his speech at Gettysburg for Lincoln that day
You know I know that one so well
One thing we don't know about old folks
Did he fight for the blue or the gray?
But he's so democratic and so diplomatic
We always let him have his way
In the evenings after supper
What stories he tells
How he held his speech at Gettysburg for Lincoln that day
Yes, I know that one so well
Some day there will be no more old folks
What a lonely old world this will be
Children's voices at play will be still fonding
The day they take old folks away
Lamento, algumas eventuais falhas nas letras, encontradas na Internet, devido à própria improvisação dada pelos seus intérpretes, e muitas vezes de difícil entendimento. (Ricardo Santos).
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Tão bom, Ricardo!
ResponderEliminarObrigada!
Beijos. :)
Alguns destes "Standard de Jazz" são muito bons. Muitos mais virão, a lista é imensa !
EliminarObrigado Maria
Carmen Mcrae é pura sedução!
ResponderEliminarAquele abraço, votos de bfds
Carmen McRae cantava muitíssimo bem !
EliminarObrigado e um abraço Pedro
Música para se 'degustar' lentamente, sem pressa, saboreando cada nota...
ResponderEliminarChegar e ouvir tudo de empreitada é como comer um prato suculento com tanta sofreguidão que nem se lhe toma o sabor!
Gostei de ouvir Carmen McRae, mas sabes que matei saudades de Kenny Rogers?
Muito bom!
Abraço e bom fim de semana, Ricardo!
Desculpa, mas tive de eliminar o 1º comentário! Sorry...Não gosto nada de o fazer, mas havia ali um 's' a mais de estragava a degustação!! :))
ResponderEliminarEstá apagado definitivamente ! :)
EliminarE ouvir é mesmo assim, lentamente, para que os sons se ouçam todos como deve de ser. O Kenny Rodgers canta muito bem sim e tem um belíssima voz !
Obrigado Janita
Gostei mais das "vozes" ! Não sei expressar-me em termos tecnicamente musicais, mas achei a Carmen Mcrea com mais "balanço Jazzista" do que o Kenny Rodgers, uma voz mais melodiosa !
ResponderEliminarAbraço, Ricardo ! :)
Rui uma análise correcta. Carmen McRea era uma intérprete de Jazz e Kenny Rodgers não o é de origem, embora cante muito bem !
EliminarAbraço Rui
Já há alguns dias que não passo por aqui e hoje, como sempre, fiquei agradavelmente surpreendida.
ResponderEliminarAlguns acordes da primeira fizeram lembrar-me a música do cinema Paradiso. Depois a voz potente de Carmen Mcrae..pura sedução.
Kenny Rodgers, é daquelas vozes românticas que não se esquecem e nos transportam à minha juventude.
O bom gosto das escolhas continua por aqui.
Um abraço
Manuela vou tentando escolher vocalizações e instrumentalizações que agradem. As primeiras torna-se mais fácil a escolha. As instrumentalizações é mais complicado, porque muito menos pessoas gostam do jazz instrumental.
EliminarMcRae sim muita sedução e Rodgers uma voz romântica, estamos de acordo !
Obrigado pelo elogio e pelo comentário