Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 23 de agosto de 2014

Diane Schuur – Jazz Singers (XXV)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Diane Schuur (Tacoma, Washington, EUA, 10-12-1953 – 20xx) – É uma cantora norte-americana de Jazz e pianista. Apelidada de "Deedles", ela ganhou dois Grammy Awards, conhecidíssima em muitos dos locais de música de maior prestígio do mundo, incluindo o “Carnegie Hall” e “A Casa Branca” e já percorreu o mundo cantando e tocando com grandes nomes como Quincy Jones (compositor e orquestrador), Stan Getz (saxofone), B.B. King (voz e guitarra), Dizzy Gillespie (trompete), Maynard Ferguson (trompete), Ray Charles (voz e piano), Joe Williams (voz) e Stevie Wonder (voz e piano). Tal como Stevie Wonder, Diane Schuur ficou cega ao nascer devido a retinopatia da prematuridade.
Diane Schuur cresceu nos subúrbios de Seattle, Washington e foi incentivada pelos seus pais a cantar. Começou a fazê-lo quando tinha apenas, dois anos e meio. Ela disse que, como era uma criança, costumava retirar-se para o dentro do armário para estar a sós com ela e cantar. As suas heroínas musicais de infância eram Sarah Vaughan e Dinah Washington. Schuur teve seu primeiro espectáculo na “Tacoma Holiday Inn”, aos dez anos, onde cantou música “Country”. Frequentou a “Washington School for the Blind”, onde começou a apresentar material original e com de dezasseis anos, revelou uma voz inconfundível. A sua grande hipótese aconteceu, quando Stan Getz (saxofone) apreciou e classificou o seu trabalho de muito positivo, ao ouvi-la cantar "Amazing Grace" no lendário “Monterey Jazz Festival”, em 1979. Getz voltou em 1988 e 1991. Em 1982, Getz pediu a Diane Schuur para se juntar a ele, num espectáculo na “Casa Branca”.

The Man I Love, no “Java Jazz Festival” de 2007.


Deedles Blues, Ao vivo, em Seattle, com Maynard Ferguson e a sua “Big Bop Nouveau Band”. Formação: Trompetes: Adolfo Acosta, Carl Fischer e Frank Abrahamson; Saxofones: Mike Dubaniewicz, Jeff Rupert e Bill Ramsay; Trombone: Mike Bravin; Piano: Earl MacDonald; Contrabaixo: Roger Hines; e
Bateria: David Throckmorton



It Had To Be You, “The Miami Lighthouse” para os cegos, o “James L. Knight Center” em Miami, Florida, decorria o ano 1999.


The Very Thought Of You, música e letra de Ray Noble.

10 comentários:

  1. Não conhecia [a minha cultura musical deixa muito a desejar]. Tem uma voz lindíssima. Gostei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisa a cultura vamos adquirindo ao longo da nossa vida, É tão somente importante porque nos dá prazer sabermos que ao ouvir determinado intérprete nos agrada ou nos recorda momentos importantes e felizes da nossa passagem pela Terra.
      Também gosto bastante da voz dela.
      Obrigado pela tua visita e volta sempre que quiseres. Tento sempre trazer aqui vozes bonitas, ou diferentes.

      Eliminar
  2. Gostei! Como sou muito distraída. não conheço muitos jazzistas, pois raramente decoro os seus nomes. Conheço apenas os mais famosos e aqueles que tenho a sorte de ter em disco, CD ou DVD... Ajuda a fixar! :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que estejas bem. Quando quiseres passa aqui e ouves outros que não conheces.
      Teresa obrigado pela visita.

      Eliminar
  3. Não conhecia a intérprete.
    Sempre a aprender.

    Aquele abraço, votos de boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Pedro, estamos todos sempre a aprender !
      Um abraço

      Eliminar
  4. Boa tarde, desconhecia por complete a Diane Schuur, registei o nome para procurar as sua interpretações, tem um voz linda.
    AG
    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

  5. Vou ser voz dissonante... porque já conhecia a Diane.
    Gosto especialmente do tema "The Very Thought Of You"... e quando ouço a voz dela o meu imaginário leva-me para a meca do cinema das décadas de 40 e 50.

    Gostei de ver a cumplicidade existente entre ela e Ray Charles, cumplicidade até na forma de "ver" o mundo.


    Beijinhos com lentes graduadas mas não escurecidas
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa viagem à meca do cinema, dos anos 40 e 50, sou capaz de estar de acordo contigo !
      A actuação com o Ray Charles é muito boa !!!
      Obrigado Grega

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!