Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Histórias de ontem (III) - 1ª. Ida ao Porto em Trabalho

Obrigatório são duas homenagens a duas pessoas que trabalharam comigo no meu anterior emprego. Falo dos saudosos, Paula, nossa assistente de agendamentos a clientes, e o colega, amigo e técnico, Mário. Deles a tristeza que me assola, quando neles penso e os recordo. Estejam onde estiverem, um abraço de saudade para os dois.

Esta estória teve lugar aqui há uns anos, por volta de 1992 (creio !), quando fui pela primeira vez em trabalho ao Porto. Na altura os técnicos costumavam ficar numa pensão da Rua de Santa Catarina, infelizmente, uma zona de prostituição nocturna.

Um dos meus colegas, o “Tira-Picos”, avisou-me para que eu pedisse um dos quartos, das traseiras, acho que até me deu o número do quarto. Na realidade, as janelas da frente davam para a Rua de Santa Catarina e como era uma zona complicada, havia bastante barulho durante a noite e foi simpático do “Tira-Picos” querer avisar-me desta situação.

Lá pedi o tal quarto das traseiras que até estava livre, e nessa noite, depois de chegar relativamente tarde do trabalho, o que era normal, visto que somente podíamos intervir fora-de-horas, preparei-me para me ir deitar. Higiene normal. Deitei-me na cama, cansado, deveriam ser umas 00:00 horas. Mal preguei olho durante a noite. Acabei por adormecer cansado já madrugada alta. O que o “Tira-Picos” não me tinha dito é que nas traseiras havia um cão coadjuvado, algumas vezes por outros, que ladrava e uivava, com o calor, a noite toda !...

18 comentários:

  1. Ela também não podia saber tudo, não é?? :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente que o meu colega estava farto de se hospedar ali e conhecia muito bem o barulho canídeo das traseiras ! :))
      Obrigado Pedro

      Eliminar
    2. Sacanagem!! :)))
      Aquele abraço e votos de bfds!

      Eliminar
    3. Sacanagem sadia !!! :) Hoje rio-me, embora na altura não tenha achado piada nenhuma ! Obrigado Pedro

      Eliminar
  2. Pois!
    Temos que procurar escolher zonas menos barulhentas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A empresa queria gastar menos dinheiro nas dormidas dos técnicos !
      Obrigado Cantinho

      Eliminar
  3. Boa noite, pelos vistos a solução era um quarto interior, no meu caso era-me indiferente porque com barulho ou sem barulho durmo.
    Abraço
    AG
    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já dormi melhor que o que durmo, mas há barulhos que muitas vezes nos incomodam e enervam !!!
      Obrigado António

      Eliminar
  4. Trabalhei numa empresa que tinha uma filial no Porto e, de vez em quando, alguns dos colegas do Norte vinham por uns dias a Lisboa (e vice-versa, mas lá havia um apartamento para os deslocados). E os coitados também ficavam alojados em hotéis dessa "categoria", porque eram os mais baratos... Parece que é sina! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois a redução de custos nas empresas muitas vezes atingem os funcionários, como foi este o caso. Passado algum tempo esta situação mudou, felizmente !
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  5. ~ ~ O que é hábito dizer?

    ~~ Quem tem amigos desses, não presisa de inimigos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas garanto-te que é mesmo meu Amigo :)) !
      Simplesmente é uma pessoa extremamente brincalhona e gosta imenso de pregar as suas partidas. Irão passar por aqui algumas histórias passadas com ele e com os técnicos que trabalhavam comigo. Algumas muito bem humoradas !
      Obrigado Marias José

      Eliminar

  6. :))

    Ó páh... foste praxado e em grande estilo!! hehehehe
    Aposto que na noite seguinte levaste um osso do jantar para atirar ao bicho!! :D

    Beijinhos silenciosos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mudei de quarto. Preferia o barulho do lado da frente ! :)
      Obrigado Deusa Grega

      Eliminar
  7. Esse "Tira-picos" parece levado da breca. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe uma grande amizade entre esses meus ex-colegas e eu.
      Boa gente toda ela !!!
      Obrigadp Luísa

      Eliminar
  8. "Preso por ter cão e por não ter."
    :)
    Tenho gratas recordações do Porto, tanto em visitas de trabalho como de lazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui é mesmo esse o dotado indicado :) Tenho também muito gratas recordações desta maravilhosa cidade.
      No Porto, em Braga, em Mirandela, em Leiria, vagueei muitas vezes em trabalho, e gostei imenso.
      Obrigado Rui

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!