Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 22 de abril de 2012

Jazz Standards (LIX)

(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)                
                   
(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)              
                
On Green Dolphin Street (#25) - Música de Bronislau Kaper e Letra de Ned Washington
"On Green Dolphin Street" foi apresentada como o tema principal do filme 1947 MGM (Metro Goldwin Mayer) “Green Dolphin Street”. O filme foi baseado no livro “Green Dolphin Country” de 1944, da novelista britânica Elizabeth Goudge, publicado no mesmo ano nos Estados Unidos com o título de “Green Dolphin Street”.
Elizabeth Goudge (1900-1984) teve uma carreira prolífera ao escrever ambos os géneros, ficção e não-ficção, incluindo dezessete romances para adultos e crianças. “Green Dolphin Street” era o seu sexto esforço e conta a história de um jovem, em 1800, na Nova Zelândia, que envia para as Ilhas Britânicas a mulher que ele ama. Descuidadamente, ele envia uma carta à sua irmã, com quem ele também partilhou um passado. A história é centrada sobre como o jovem e sua noiva tentam fazer com que o casamento funcione. Críticos louvam, normalmente, Elizabeth Goudge pela sua habilidade em retratar personagens e paisagens, mas, como o revisor do “New York Times” escreveu, “Green Dolphin Street” não possuia a “qualidade severa de uma boa literatura."               
                
Keith Jarrett (Allentown, EUA, 08-05-1945 - 20xx) trio – Com Keith Jarrett (piano), Jack Dejohnette (bateria) e Gary Peacock (contrabaixo).          
             
                
                   
Martial Solal (Algiers, Algéria, 23-08-1927 - 20xx) – Com Martial Solal (piano), Michel Gaudry (contrabaixo) e Ronnie Stephenson (bateria).           
                  
                
                 
Anita O’Day (Chicago, Illinois, EUA, 18-10-1919 - Los Angeles, EUA, 23-11-2006) – Comcerto na Suécia.            
                 
                 
                    
Letra (versão de Anita O’Day)          
                 
Lover, one lovely day,
Love came, planning to stay;
Green Dolphin Street supplied the setting,
The setting for nights beyond forgetting;
And through these moments apart,
Memories live in my heart.
When I recall the love I found on,
I could kiss the ground on
Green Dolphin Street.
Lover, one lovely day,
Love came, planning to stay;
Green Dolphin Street supplied the setting,
The setting for nights beyond forgetting;
And through these moments apart,
Memories live in my heart.
When I recall the love I found on,
I could kiss the ground on
Green Dolphin Street.          
                  
Sarah Vaughan (Newark, EUA, 27-03-1924 — Los Angeles, EUA, 03-04-1990)             
                 
       
            
Lamento, algumas eventuais falhas nas letras, encontradas na Internet, devido à própria improvisação dada pelos seus intérpretes, e muitas vezes de difícil entendimento. (Ricardo Santos)

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Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!