(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com -
Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por
Ricardo Santos; e ainda In Duarte, José, História do Jazz, 2ª. Edição, Editora
Sextante, Novembro de 2009)
Se Luís Villas-Boas é considerado o pai do Jazz em
Portugal, José Duarte é também uma figura proeminente e importante na
divulgação deste género musical no nosso País.
Estamos a passar, com o auxílio do “Youtube”, como é habitual,
algumas das músicas, consideradas obrigatórias pelo José Duarte e constantes
numa edição de três CD’s sobre o programa “Cinco Minutos de Jazz”, começado na
década de 60 (1966), no “Rádio Renascença”, depois na Rádio Comercial e mais
tarde na Antena 1, onde ainda hoje e há mais de 40 anos se divulga o improviso
na rádio do nosso país.
Joe
"King" Oliver (Aben, Louisiana, EUA, 11-05-1885 – 10-04-1938) – Foi um trompetista de
jazz e chefe de banda. Ele ficou particularmente conhecido pelo seu estilo de tocar,
pioneiro na utilização de mudos. Era também um compositor notável, escreveu
músicas ainda hoje, regularmente tocadas, de onde se podem destacar “Dipper
Mouth Blues", "Sweet Like This", "Canal Street Blues",
e "Doctor Jazz". Ele foi o mentor e professor de Louis Armstrong. A sua
influência foi tal que Armstrong afirmou uma vez, "se não fosse por Joe
Oliver, o “Jazz” não seria o que é hoje".
Joseph Oliver nasceu em Aben, Louisiana, perto de
Donaldsonville em Ascension Parish, e mudou-se para Nova Orleans durante a sua
juventude. Oliver tocou trompete nas novas bandas de música e bandas de dança de
Orleans e também no distrito, da cidade da luz vermelha, Storyville. A banda
que co-liderou com o trombonista Kid Ory, considerado o melhor, na década de
1910, em Nova Orleans, alcançou grande
popularidade em Nova Orleans em todas as classes sociais e raciais. De acordo
com uma entrevista na Tulane's Hogan Jazz Archive, a viúva de Oliver, Stella Oliver, em 1919, declarou
que após uma briga num baile onde Oliver estava a tocar, a polícia prendeu-o, à
sua banda, e aos lutadores. Isso fez com que Joe Oliver decide deixar o Jim
Crow do Sul.
Em 1922, depois de digressões na Califórnia, Oliver era
o rei do jazz em Chicago, com King Oliver e sua “Creole Jazz Band” apresentando-se
no “Royal Gardens”, mais tarde rebaptizado com o nome de “Lincoln Gardens”.
Praticamente todos os membros desta banda tiveram carreiras a solo, notáveis. A
formação incluía Joe Oliver (trompete), o seu protegido Louis Armstrong (trompete),
Baby Dodds (bateria), Johnny Dodds (clarinete), Lil Hardin (mais tarde esposa
de Armstrong) no piano, Honoré Dutrey (trombone), e William Manuel Johnson (contrabaixo
e banjo). Gravações feitas por este grupo em 1923 demonstrou a arte séria que
era o estilo “New Orleans”. Improvisação colectiva ou música “Dixieland” para
um público mais amplo.
“St. James Infirmary Blues", do século XVII. É
baseada numa canção popular do século XVIII, tradicional Inglês de origem
anónima, embora às vezes creditado ao compositor Joe Primrose (um pseudónimo
para Irving Mills). Louis Armstrong tornou famosa a sua gravação de 1928.
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Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!