Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Jazz Standards (XLVII)

Começámos a semana passada o novo capítulo dedicado aos “Jazz Standards”. Num espaço de 50 anos, vamos continuar a ouvir as mais belas melodias compostas nos Estados Unidos, entre 1914 e 1954. Publicámos 50 títulos no primeiro capítulo, publicaremos outros 50 na segundo, procurando sempre os grandes cantores e instrumentistas de Jazz, mas também todos aqueles que tenham “standards” no seu reportório. Obviamente agradeço ao Youtube, que é a minha fonte essencial onde vou buscar aquilo que publico.           
                  
Obrigado a todos, por me visitarem.           
                    
(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)                 
                       
(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm- adaptação e tradução por Ricardo Santos)                 
                     
’S Wonderful! (#98) - Música de George Gershwin e Letra de Ira Gershwin 
A comédia musical “Funny Face” estreou em euforia, a 22 de Novembro de 1927. Naquela noite, Adele Astaire e Allen Kearns cantaram, pela primeira vez "'S Wonderful!", uma canção que enfeitiçou, imediatamente, o público no “Alvin Theater”.
Em “Funny Face” estreou-se o comediante Victor Moore e a equipa do irmão e da irmã de Fred e Adele Astaire. Originalmente, intitulado “Smarty”, o musical foi revisto, após a estreia decepcionante no “Shubert Theatre”, em Filadélfia. O novo título “Funny Face” era o apelido carinhoso que Fred Astaire utilizava, para a sua irmã.             
                    
Diana Krall (Nanaimo, Canadá, 16-11-1964 - 20xx)             
                 
              
                
Letra (para todas as versões cantadas)                 
                        
'S wonderful! 'S marvelous!
You should care for me!
'S awful nice! 'S paradise!
'S what I love to see!
You've made my life so glamorous
You can't blame me for feeling amorous
Oh! 'S wonderful! 'S marvelous!
That you should care for me!
'S wonderful! 'S marvelous!
That you should care for me!
'S awful nice! 'S paradise!
'S what I love to see!
My dear, it's four-leaf clover time
From now on my heart's working overtime
Oh! 'S wonderful! 'S marvelous!
That you should care for me!              
            
Doris Day (Cincinnati, Ohio, USA, 03-04-1922 - 20xx) – Em 1952.         
                  
                  
                            
Ray Conniff (Attleboro, Massachusetts, EUA, 06-11-1916 — Escondido, Califórnia, EUA, 12-11-2002) Do espectáculo “The David Frost Show", na Grã-Bretanha (1973).                
                      
             
                   
Sammy Davies Jr. (Harlem, New York, 08-12-1925 – Beverly Hills, California, 16-05-1990) & Ella Fitzgerald (Newport News, 25-04-1917 — Beverly Hills, 15-06-1996). Espectáculo de Televisão.             
                 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!