Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

José Afonso – Nascidos Aqui (29)

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos (02-08-1929 – 23-02-1987)

Coro da Primavera, do álbum “Cantigas do Maio”, de 1971


A Morte Saíu à Rua, do álbum “Eu Vou Ser como a Toupeira”, de 1972


A Formiga no Carreiro, do álbum “Venham mais Cinco”, de 1973


Era Um Redondo Vocábulo, do álbum “Venham mais Cinco”, de 1973

10 comentários:

  1. Sempre um prazer ouvir o Zeca.
    Músicas com temas sempre actuais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Zeca era um Homem que respeitava a Liberdade e o Ser Humano, além disso era um extraordinário intérprete e compositor !
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  2. Olá:- Sempre um gosto enorme ouvir esse grande amante da liberdade, fabuloso musico e melhor intérprete. Delicioso sem dúvida ouvir cantar o Zeca Afonso.
    .
    Feliz fim de semana
    Fraternas saudações

    ResponderEliminar
  3. Grandes canções. Eternas canções. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada mais certo aquilo que escreveste!
      Obrigado Luísa

      Eliminar
  4. Sou um fã incondicional do Zeca e este post encheu-me o coração. Foi com o maior gosto que ouvi estas suas canções imorredoiras.

    Só agora descobri que o álbum "Eu vou ser como a Toupeira" se seguiu ao "Cantigas do Maio", e não o "Venham mais Cinco", como eu julgava. Enfim, não importa. O que importa é que, com o "Cantigas do Maio", o recentemente falecido José Mário Branco passou a fazer os arranjos musicais das canções do Zeca, valorizando-as muitíssimo com o seu talento. O "Coro da Primavera", por exemplo, tem a marca inconfundível do José Mário Branco.

    Lembro, também, que "A Morte saiu à Rua" evoca o assassinato do pintor e escultor José Dias Coelho pela PIDE. É a ele que o Zeca se refere quando canta «o pintor morreu».

    Quando o álbum "Venham mais Cinco" saiu em 1973, o Zeca proibiu a sua venda e obrigou a editora (Arnaldo Trindade) a recolher os discos que estavam à venda e a fazer uma nova edição. O Zeca era extremamente exigente em termos de qualidade e a Arnaldo Trindade tinha feito uma edição mal prensada, com os agudos abafados. A nova edição saiu pouco tempo depois, com um som cristalino, e o disco foi um êxito. O Zeca tinha razão, como sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos dois fãs incondicionais do José Afonso. Conhecia a história com a editora em questão. O Zeca era exigente e muito bem. Os álbuns do Zeca não eram fáceis encontrar antes do 25 de Abril. Lembro-me de uma livraria e discoteca em Moscavide, cujo dono foi preso e seviciado pela Pide, porque ele vendia discos do Zeca. Não só por isso certamente, mas também!
      Obrigado Fernando

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!