Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Eyes Thru Glass (I) - Elevador de Santa Justa

Começo hoje uma nova publicação aqui no “Pacto”. Finalmente vou mostrar aquilo que gosto de fazer em algumas das minha horas livres  de fim-de-semana, fotografar!
Aqui neste blogue e no “Eyes Thru Glass“ mostro aquilo que os meus olhos vêem, através da objectiva. Gosto imenso de fotografar edifícios, arte arquitectónica e muitas outras coisas. 
Nestas primeiras saídas com máquina "fraquinha", que apesar de tudo me deu muito boas fotos, eu ainda estava muito cru, fotograficamente. Maus enquadramentos principalmente. Somente após uma formação fotográfica, comecei a perceber que para tirar boas fotos, é preciso primeiro que tudo colocar na fotografia somente o sujeito. Tudo o resto que não queremos, tentamos tirá-lo de dentro do óculo e deixarmos somente aquilo que vai ficar como recordação. Esta é a primeira "dica". A segunda é que a fotografia deve fazer-se visualizando o sujeito, pelo óculo, não pelo écran exterior, para as máquinas que o possuem.

Algumas fotos minhas tenho vindo a mostrá-las no “Patchworks of Music Glued” onde são acompanhadas, por um pequeno texto meu e musicalmente, pela música do Pat Metheny e do Pat Metheny Group.
Aqui ficarão somente as fotos, sem texto ficcional e sem música, apenas uma breve introdução, onde são tiradas e quando, e eventualmente alguma especificação técnica. Cliquem sobre a primeira foto para poderem vê-las em formato maior.

E vamos começar por um dia feriado no calendário português. No dia 1 de Maio de 2009, ainda com a minha HP PhotoSmart 850, fiz umas quantas fotos do Elevador de Santa Justa, e aqui publicadas três. Elas estão inseridas no Canal Youtube aqui, obviamente com pouca qualidade, com a perda após o seu tratamento via “Windows Movie Maker” e posterior com o carregamento no Youtube.
As duas últimas foram já "batidas" com a minha Nikon "baixo da gama", no dia da "2ª. Maratona Fotográfica Carris e Metro 2014", em 17 de Maio de 2014. Na quinta foto está representado o fosso de um dos elevadores, tirada de baixo para cima.






31 comentários:

  1. Adorei as tuas fotos. Já fotografei do miradouro do elevador há uns 3 anos.
    Fotógrafo com um simples Canon compacta. Nunca tirei nem tenciono tirar curso . Fotógrafo com o coração...umas vezes saem bem ,a maioria mal.
    Gosto delas, pois são os meus melhores momentos.

    Já estou perto dos 70 e a paciência começa a faltar...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As fotos ficaram razoáveis por acaso. Correu bem, como costumo dizer !

      Conseguiste fazer uma coisa que eu ainda não. Subir ao miradouro do elevador. Não gosto de alturas, definitivamente, e ainda por cima lá em cima tem um gradeamento de ferro forjado e vê-se tudo ! :(... Vou ter de ir acompanhado para ganhar coragem !

      Também estou de acordo contigo, ou se tem jeito ou não, independentemente daquilo que pretendemos e temos para gastar ao comprar uma máquina !

      Obrigado Elisa

      Eliminar
  2. Vou adorar estes novas postagens!!! Eu adoro fotografar, tu adoras fotografar... : ))

    Quando estiver fora de casa a partir de domingo, venho visitar-te embora nao va comentar em nenhum dos blogues... vou tirar ferias dos blogues... meias ferias... : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro fotografar sim !
      Fazes muito bem em ir de férias, mas gosto muito de ver por aqui. As tuas cadeiras ficam bem no meu fundo do blogue !
      Obrigado Catarina

      Eliminar
  3. O comentário tem 2 erros...culpa da minha azelhice com o tablet.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elisa eu "tablet" ainda não tenho, mas gosto imenso daquelas "Pantagruel" de chocolate preto, marcham num ápice !!! :)))

      Eliminar
  4. Ola Ricardo
    desejo boa viagem pelas fotos de Lisboa !
    gosto muito da última :)
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ângela a última foto foi um pedido que fiz ao ascensorista que acedeu e abriu-me a porta do elevador, estando ele lá em cima !
      Lisboa, tenho "n" fotos, mas nunca me irei fartar de fotografar a "minha" cidade, que Adoro !
      Obrigado

      Eliminar

  5. Olha... cheira a tinta fresca!
    Temos nova rubrica no Pacto!! :)

    Já estive nesse local, num dia para mim de boa memória!
    Só não subi ao topo... mas está prometido que da próxima vez que for lá, vou ter coragem! :D

    As tuas fotos são sempre boas, qualidade a que tu já nos habituaste graças aos teus "Prémios Valmor" e agora também à tua rubrica mais artística "PMG".

    Gostei muito... só fiquei foi com um pouco de vertigens... :D
    Beijinhos e muitos parabéns
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quer dizer vieste a Lisboa, foste ao elevador e nºao me disseste nada !
      Podias ter dito e eu com companhia feminina acho que sou capaz de lá ir acima ao miradouro, para não dar parte de fraco. Já sabes quando cá voltares subimos a escada lá acima e vemos a minha Linda Cidade !

      Obrigado és muito simpática em dizeres que as minhas fotos são boas e com qualidade. Tento fazer sempre o meu melhor, mas também é preciso estar inspirado !

      Vetigens, ui ui, nem queiras saber, Elevador de Santa Justa, Arco da Rua Augusta.... é melhor ficar por aqui !

      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  6. Gostei desta nova rubrica do Pacto. Fotos antecedidas por um texto explicativo.Muito bom. :)
    Para já, e se dizes serem estas as mais antigas, acho que estão muito boas.
    Não percebo de fotografia, mas creio que irei ficar a perceber alguma coisa, com as tuas dicas.
    Parabéns! Gostei de ver através da tua lente, Ricardo.:)

    Fica bem! Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mais antigas são as 3 primeiras (2009), a quarta e quinta são de 2014. Sim eu vou dar algumas dicas, embora como disse já à Elisa o fotógrafdo é que é meia-fotografia. Pode ter uma máquina de 5.000€/10.000€, se não tiver jeito, não é máquina que o vai salvar !
      Janita obrigado pelo simpático comentário

      Eliminar
  7. Tão fácil como isto ! ... Afinal, tinhas aqui mesmo à mão o meio ideal para nos mostrares toda essa tua arte na fotografia, bem expressa neste "Eyes Thru Glass (I)" !!! Fico feliz por mim e por ti e creio que por "nós todos" !

    Neste caso fotos maravilhosas (e já aprendi hoje mais algumas técnicas !), deste Elevador que eu conheço tão bem e sem vertigens, quer subindo ou descendo, quer "mirando" de lá de cima (sem colocar "cadeados") ! rsrs
    E já agora, não recomendo a subida e a descida (apenas uma delas). Recomendo um passeio a englobar a Rua do Carmo, o Chiado, os Gelados da Amorino, a Brasileira, o L.go Luis de Camões, a Trindade, o Carmo e o miradouro de Santa Justa e descer de novo à "Baixa Pombalina" (Rossio, Teatro D. Maria, Portas de Santo Antão, Casa do Alentejo, e Terreiro do Paço),... tanto para ver e passear !!! (ou o inverso).

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro quero agradecer-te as tuas palavras, mas como disse sou um mero fotógrafo amador, mas... "às vezes corre bem" !

      Rui obrigado pelo teu fabuloso comentário adicional. Deste o mote para quem vier à cidade de Libsoa e for visitar o Elevador de Santa Justa, que dê uma larga volta pelas redondezas porque existe na realidade muito para ver, como tu dizes.

      Eu estou por Lisboa, se precisarem de alguma informação enviem-me um "mail" para quem não tiver o meu telefone e eu ajudarei naquilo que me for possível.

      Abraço

      Eliminar
  8. Que bom.Eu também adoro fotografia e tenho muita pena de ter perdido a minha máquina por isso posto fotos tiradas por outras pessoas.
    Sou grande apreciadora e vou gostar muito de passar por aqui.Felicidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perdeste a máquina ? 

      Vai aparecendo sempre que quiseres !

      Se gostas de fotografia para além de passares aqui passa também na Luísa, na Lis, na Manu, na Elisa e no António. Estes são os que sigo e que publicam Boas Fotos !!!

      Obrigado Papoila

      Eliminar
  9. Ricaro
    Que bela surpresa! Adorei as tuas fotos e acho que tens olho para a coisa.
    As perspectivas ficaram soberbas.
    Adoro fotografar Lisboa, embora tenha muito poucas, até estou a pensar tirar um dia inteirinho para me perder por aí.
    Nunca fotografei este elevador e gostei dos detalhes e como não tenho vertigens acho que fotos tiradas de lugares elevados têm um encanto especial.
    Parabéns por esta rubrica, dá asas a mais esse dom que tens.
    Resto de bom Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que Lisboa vai ficar bonita nas tuas fotos. Conheço alguns sítios bonitos para fotografar. Depois, na altura dir-te-ei, e também depende do tipo de fotografia que queres fazer.
      Obrigado pela tua apreciação e pela tua visita
      Resto Bom Domingo

      Eliminar
  10. Passei apenas para desejar um bom domingo e deixar o meu beijinho.
    No entanto ao ver o post, não posso ir embora sem dizer que adorei estas belissímas imagens. Tenho "inveja" (no bom sentido) de quem vai lá acima e vê Lisbo, deve ser muito interessante, já tentei ir ao Miradouro, mas as minhas vertigens não permitiram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ir lá acima para mim também é complicado. existe no lado de cima dos elevadores (são 2 !), uma plataforma com um miradouro, gradeado com um corrimão e uma vedação em ferro forjado, que deixa ver tudo :(((... Também tenho vertigens, mas apesar de tudo hei-de conseguir lá ir !
      Obrigado Adélia

      Eliminar
  11. Caro contemporâneo Ricardo Santos.
    Na memorável visita de médico que fiz à capital do reino distante além-mar, no dia 10 de abril de 2014, vi esta imponente edificação, mas deu para adentrar.
    Caloroso abraço. Saudações alfacinhas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. Às vezes corre bem !... como costumo dizer. Dá-me gozo fotografar e procurar ângulos diferentes do habitual.
      Obrigado Prof João Paulo

      Eliminar
  13. Para ver de cima a cidade da luz branca.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  14. Gostei das fotos do elevador, obviamente, tiradas em ângulos que provavelmente nunca me lembraria... :)

    Também já pensei fazer um curso desses de fotografia, mas num que tentei informar-me achei tão caro para tão poucas sessões que desisti.. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fotografar para mim é procurar ângulos diferentes de visão, enquadramentos fora do normal !

      Fica aqui com uma escola de fotografia, com muitas acções e eventos sobre a Arte Fotográfica !
      http://www.mef.pt/mef/

      Obrigado Teresa

      Eliminar
  15. Ricardo, gosto desta série e gosto das tuas fotos.
    Que venham mais!

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!