Começo
hoje uma nova publicação aqui no “Pacto”. Finalmente vou mostrar aquilo que
gosto de fazer em algumas das minha horas livres de fim-de-semana, fotografar!
Aqui
neste blogue e no “Eyes Thru Glass“
mostro aquilo que os meus olhos vêem, através da objectiva. Gosto imenso de fotografar edifícios, arte arquitectónica e muitas outras coisas.
Nestas primeiras saídas com máquina "fraquinha", que apesar de tudo me deu muito boas fotos, eu ainda estava muito cru, fotograficamente. Maus enquadramentos principalmente. Somente após uma formação fotográfica, comecei a perceber que para tirar boas fotos, é preciso primeiro que tudo colocar na fotografia somente o sujeito. Tudo o resto que não queremos, tentamos tirá-lo de dentro do óculo e deixarmos somente aquilo que vai ficar como recordação. Esta é a primeira "dica". A segunda é que a fotografia deve fazer-se visualizando o sujeito, pelo óculo, não pelo écran exterior, para as máquinas que o possuem.
Algumas
fotos minhas tenho vindo a mostrá-las no “Patchworks of Music Glued” onde são
acompanhadas, por um pequeno texto meu e musicalmente, pela música do Pat
Metheny e do Pat Metheny Group.
Aqui
ficarão somente as fotos, sem texto ficcional e sem música, apenas uma breve
introdução, onde são tiradas e quando, e eventualmente alguma especificação
técnica. Cliquem sobre a primeira foto para poderem vê-las em formato maior.
E
vamos começar por um dia feriado no calendário português. No dia 1 de Maio de
2009, ainda com a minha HP PhotoSmart 850, fiz umas quantas fotos do Elevador de Santa
Justa, e aqui publicadas três. Elas estão inseridas no Canal Youtube aqui, obviamente com
pouca qualidade, com a perda após o seu tratamento via “Windows Movie Maker” e
posterior com o carregamento no Youtube.
As duas últimas foram já "batidas" com a minha Nikon "baixo da gama", no dia da "2ª. Maratona Fotográfica Carris e Metro 2014", em 17 de Maio de 2014. Na quinta foto está representado o fosso de um dos elevadores, tirada de baixo para cima.
Adorei as tuas fotos. Já fotografei do miradouro do elevador há uns 3 anos.
ResponderEliminarFotógrafo com um simples Canon compacta. Nunca tirei nem tenciono tirar curso . Fotógrafo com o coração...umas vezes saem bem ,a maioria mal.
Gosto delas, pois são os meus melhores momentos.
Já estou perto dos 70 e a paciência começa a faltar...
Beijinhos.
As fotos ficaram razoáveis por acaso. Correu bem, como costumo dizer !
EliminarConseguiste fazer uma coisa que eu ainda não. Subir ao miradouro do elevador. Não gosto de alturas, definitivamente, e ainda por cima lá em cima tem um gradeamento de ferro forjado e vê-se tudo ! :(... Vou ter de ir acompanhado para ganhar coragem !
Também estou de acordo contigo, ou se tem jeito ou não, independentemente daquilo que pretendemos e temos para gastar ao comprar uma máquina !
Obrigado Elisa
Vou adorar estes novas postagens!!! Eu adoro fotografar, tu adoras fotografar... : ))
ResponderEliminarQuando estiver fora de casa a partir de domingo, venho visitar-te embora nao va comentar em nenhum dos blogues... vou tirar ferias dos blogues... meias ferias... : ))
Adoro fotografar sim !
EliminarFazes muito bem em ir de férias, mas gosto muito de ver por aqui. As tuas cadeiras ficam bem no meu fundo do blogue !
Obrigado Catarina
O comentário tem 2 erros...culpa da minha azelhice com o tablet.
ResponderEliminarBeijinhos.
Elisa eu "tablet" ainda não tenho, mas gosto imenso daquelas "Pantagruel" de chocolate preto, marcham num ápice !!! :)))
EliminarOla Ricardo
ResponderEliminardesejo boa viagem pelas fotos de Lisboa !
gosto muito da última :)
Angela
Ângela a última foto foi um pedido que fiz ao ascensorista que acedeu e abriu-me a porta do elevador, estando ele lá em cima !
EliminarLisboa, tenho "n" fotos, mas nunca me irei fartar de fotografar a "minha" cidade, que Adoro !
Obrigado
ResponderEliminarOlha... cheira a tinta fresca!
Temos nova rubrica no Pacto!! :)
Já estive nesse local, num dia para mim de boa memória!
Só não subi ao topo... mas está prometido que da próxima vez que for lá, vou ter coragem! :D
As tuas fotos são sempre boas, qualidade a que tu já nos habituaste graças aos teus "Prémios Valmor" e agora também à tua rubrica mais artística "PMG".
Gostei muito... só fiquei foi com um pouco de vertigens... :D
Beijinhos e muitos parabéns
(^^)
Quer dizer vieste a Lisboa, foste ao elevador e nºao me disseste nada !
EliminarPodias ter dito e eu com companhia feminina acho que sou capaz de lá ir acima ao miradouro, para não dar parte de fraco. Já sabes quando cá voltares subimos a escada lá acima e vemos a minha Linda Cidade !
Obrigado és muito simpática em dizeres que as minhas fotos são boas e com qualidade. Tento fazer sempre o meu melhor, mas também é preciso estar inspirado !
Vetigens, ui ui, nem queiras saber, Elevador de Santa Justa, Arco da Rua Augusta.... é melhor ficar por aqui !
Obrigado Afrodite
Gostei desta nova rubrica do Pacto. Fotos antecedidas por um texto explicativo.Muito bom. :)
ResponderEliminarPara já, e se dizes serem estas as mais antigas, acho que estão muito boas.
Não percebo de fotografia, mas creio que irei ficar a perceber alguma coisa, com as tuas dicas.
Parabéns! Gostei de ver através da tua lente, Ricardo.:)
Fica bem! Bom fim de semana.
As mais antigas são as 3 primeiras (2009), a quarta e quinta são de 2014. Sim eu vou dar algumas dicas, embora como disse já à Elisa o fotógrafdo é que é meia-fotografia. Pode ter uma máquina de 5.000€/10.000€, se não tiver jeito, não é máquina que o vai salvar !
EliminarJanita obrigado pelo simpático comentário
Tão fácil como isto ! ... Afinal, tinhas aqui mesmo à mão o meio ideal para nos mostrares toda essa tua arte na fotografia, bem expressa neste "Eyes Thru Glass (I)" !!! Fico feliz por mim e por ti e creio que por "nós todos" !
ResponderEliminarNeste caso fotos maravilhosas (e já aprendi hoje mais algumas técnicas !), deste Elevador que eu conheço tão bem e sem vertigens, quer subindo ou descendo, quer "mirando" de lá de cima (sem colocar "cadeados") ! rsrs
E já agora, não recomendo a subida e a descida (apenas uma delas). Recomendo um passeio a englobar a Rua do Carmo, o Chiado, os Gelados da Amorino, a Brasileira, o L.go Luis de Camões, a Trindade, o Carmo e o miradouro de Santa Justa e descer de novo à "Baixa Pombalina" (Rossio, Teatro D. Maria, Portas de Santo Antão, Casa do Alentejo, e Terreiro do Paço),... tanto para ver e passear !!! (ou o inverso).
Abraço
Primeiro quero agradecer-te as tuas palavras, mas como disse sou um mero fotógrafo amador, mas... "às vezes corre bem" !
EliminarRui obrigado pelo teu fabuloso comentário adicional. Deste o mote para quem vier à cidade de Libsoa e for visitar o Elevador de Santa Justa, que dê uma larga volta pelas redondezas porque existe na realidade muito para ver, como tu dizes.
Eu estou por Lisboa, se precisarem de alguma informação enviem-me um "mail" para quem não tiver o meu telefone e eu ajudarei naquilo que me for possível.
Abraço
Que bom.Eu também adoro fotografia e tenho muita pena de ter perdido a minha máquina por isso posto fotos tiradas por outras pessoas.
ResponderEliminarSou grande apreciadora e vou gostar muito de passar por aqui.Felicidades.
Perdeste a máquina ?
EliminarVai aparecendo sempre que quiseres !
Se gostas de fotografia para além de passares aqui passa também na Luísa, na Lis, na Manu, na Elisa e no António. Estes são os que sigo e que publicam Boas Fotos !!!
Obrigado Papoila
Ricaro
ResponderEliminarQue bela surpresa! Adorei as tuas fotos e acho que tens olho para a coisa.
As perspectivas ficaram soberbas.
Adoro fotografar Lisboa, embora tenha muito poucas, até estou a pensar tirar um dia inteirinho para me perder por aí.
Nunca fotografei este elevador e gostei dos detalhes e como não tenho vertigens acho que fotos tiradas de lugares elevados têm um encanto especial.
Parabéns por esta rubrica, dá asas a mais esse dom que tens.
Resto de bom Domingo.
Acho que Lisboa vai ficar bonita nas tuas fotos. Conheço alguns sítios bonitos para fotografar. Depois, na altura dir-te-ei, e também depende do tipo de fotografia que queres fazer.
EliminarObrigado pela tua apreciação e pela tua visita
Resto Bom Domingo
Passei apenas para desejar um bom domingo e deixar o meu beijinho.
ResponderEliminarNo entanto ao ver o post, não posso ir embora sem dizer que adorei estas belissímas imagens. Tenho "inveja" (no bom sentido) de quem vai lá acima e vê Lisbo, deve ser muito interessante, já tentei ir ao Miradouro, mas as minhas vertigens não permitiram.
Ir lá acima para mim também é complicado. existe no lado de cima dos elevadores (são 2 !), uma plataforma com um miradouro, gradeado com um corrimão e uma vedação em ferro forjado, que deixa ver tudo :(((... Também tenho vertigens, mas apesar de tudo hei-de conseguir lá ir !
EliminarObrigado Adélia
Ah... gosto disto. :)
ResponderEliminarMuito obrigado Luísa pela tua opinião !!!
EliminarCaro contemporâneo Ricardo Santos.
ResponderEliminarNa memorável visita de médico que fiz à capital do reino distante além-mar, no dia 10 de abril de 2014, vi esta imponente edificação, mas deu para adentrar.
Caloroso abraço. Saudações alfacinhas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.
PS - Tu és um fotógrafo supimpa!
ResponderEliminarÀs vezes corre bem !... como costumo dizer. Dá-me gozo fotografar e procurar ângulos diferentes do habitual.
EliminarObrigado Prof João Paulo
Para ver de cima a cidade da luz branca.
ResponderEliminarAquele abraço, boa semana
A "minha" Cidade !
EliminarAbraço Pedro
Gostei das fotos do elevador, obviamente, tiradas em ângulos que provavelmente nunca me lembraria... :)
ResponderEliminarTambém já pensei fazer um curso desses de fotografia, mas num que tentei informar-me achei tão caro para tão poucas sessões que desisti.. :P
Fotografar para mim é procurar ângulos diferentes de visão, enquadramentos fora do normal !
EliminarFica aqui com uma escola de fotografia, com muitas acções e eventos sobre a Arte Fotográfica !
http://www.mef.pt/mef/
Obrigado Teresa
Ricardo, gosto desta série e gosto das tuas fotos.
ResponderEliminarQue venham mais!
Mais vão vir ! :)
EliminarObrigado Isabel