Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Jazz Standards (XL)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com -Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)                
                   
(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)             
                 
Polka Dots and Moonbeams (#79) - Música de Jimmy Van Heusen e Letra de Johnny Burke 
A gravação de 1939 de “All or Nothing at All” é muitas vezes creditada com o primeiro sucesso de Frank Sinatra, mas, na realidade nem sequer chegou às tabelas, até a ser reeditada quatro anos mais tarde, em 1943. Harry James contratou Frank Sinatra depois de o ter ouvido numa estação de rádio nova-iorquina, e gravaram um pouco mais tarde a canção, antes mesmo que Sinatra se juntasse a Tommy Dorsey e à sua orquestra em 1940. Frank usufruiu de uma dúzia de sucessos com a banda de Dorsey, o seu primeiro foi a balada “Polka Dots and Moonbeams” que esteve nas tabelas, durante uma semana no 18º. Lugar. Em 1942, Sinatra “atacou” de novo por sua conta, aparecendo naquele ano nas tabelas com a composição “Night And Day”.                      
                         
Glenn Miller (Clarinda, Iowa, EUA, 01-03-1904 - 15-12-1944) (Band), 1939, com Raymond Eberle como vocalista.             
                      
            
           
Letra (versão de Raymond Eberle, Sarah Vaughan)                 
                     
A country dance was being held in a garden
I felt a bump and heard an "Oh, beg your pardon"
Suddenly I saw polka dots and moonbeams
All around a pug-nosed dream
The music started and was I the perplexed one
I held my breath and said "May I have the next one?"
In my frightened arms, polka dots and moonbeams
Sparkled on a pug-nosed dream
There were questions in the eyes of other dancers
As we floated over the floor
There were questions but my heart knew all the answers
And perhaps a few things more
Now in a cottage built of lilacs and laughter
I know the meaning of the words "Ever after"
And I'll always see polka dots and moonbeams
When I kiss the pug-nosed dream              
                  
Chet Baker (Yale, Oklahoma, EUA, 23-12-1929 – Amsterdão, 13-05-1988) – com Chet Baker (trompete), Johnny Griffin (saxofone tenor), Al Haig (piano), Paul Chambers (contrabaixo) e Philly Joe Jones (bateria), em New York City, Setembro de 1958, para a editor Riverside.              
                    
               
                          
Sarah Vaughan (Newark, 27-03-1924 — Los Angeles, 03-04-1990) – Com Sarah Vaughan (voz), John Malachi (piano), Roy Haynes (bateria) e Joe Benjamin (contrabaixo).                  
                      
               
                    
Wes Montgomery (Indianapolis, Indiana, EUA, 06-03-1923 - Indianapolis, Indiana, EUA, 15-06-1968)                  
                    

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Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!