Os termos “standards” ou “jazz standards” são muitas vezes usados quando nos referimos a composições populares ou de músicas de jazz. Uma rápida pesquisa na Internet revela, contudo, que as definições desses termos podem ser muito variar muito.
Então o que é um “standard” ?
Comparando definições de alguns dicionários e de estudiosos de música e baseando-nos naquilo que for comum e que estiver em acordo, será razoável dizer que:
“Standard” (padrão) é uma composição mantida em estima contínua e usada em comum, por vários reportórios.
… e …
Um “Jazz Standard” (padrão de jazz) é uma composição mantida em estima contínua e é usada em comum, como a base de orquestrações/arranjos de jazz e improvisações.
Algumas vezes, o termo “jazz standard” é usado para sugerir que determinada composição se torna um “standard”. Palavras e frases têm muitas vezes múltiplos significados e esta não é excepção. Neste sítio http://www.jazzstandards.com/ nós vamos usar a definição que tem maior aceitação geral, uma que aceita composições seja qual for a sua origem.
(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)
(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)
In a Sentimental Mood (#19) – Música de Duke Ellington e Letra de Irving Mills & Manny KurtzEm 30 de Abril, Duke Ellington e a sua orquestra apresentaram “In a Sentimental Mood”. Gravada para a etiqueta “Brunswick”, com a colaboração de Otto “Toby” Hardwick em saxofone alto, a composição
entrou nas tabelas em 13 de Julho, subindo ao 14º. Lugar. “In a Sentimental Mood” gozou de imensa popularidade em 1930. Outras gravações incluiram Benny Goodman e a sua orquestra, em 1936, que levaram a canção ao 13º. Lugar, e com a “Mills Blues Rhythm Band”, também em 1936, que a levaram ao 19º. Na era da rádio “In a Sentimental Mood” era o tema de abertura, nada mais nada menos, do que em 9 programas.
Duke Ellington (Washington, 29-04-1899 — New York, 24-05-1974) & John Coltrane (Hamlet, Carolina do Norte, 23-09-1926 — Long Island, Nova Iorque, 17-07-1967).
Phyllis Hyman (Philadelphia, Pennsylvania, 06-07-1949 – New York City, New York, 30-06-1995) – Detentora do “Tony Award Winning Musical Extravaganza” do DVD “Duke Ellington & Sophisticated Ladies”.
Letra (versão de Phyllis Hyman)
In a sentimental mood
I can see the stars come through my room
While your loving attitude
Is like a flame that lights the gloom
On the wings of every kiss
Drifts a melody so strange and sweet
In this sentimental bliss
You make my paradise complete
Rose petals seem to fall
It's all I could dream to call you mine
My heart's a lighter thing
Since you made this night a thing divine
In a sentimental mood
I'm within a world so heavenly
No I never dreamt that you'd be loving sentimental me
Ella Fitzgerald (Newport News, 25-04-1917 — Beverly Hills, 15-06-1996) – Em 1957
Letra (versão de Ella Fitzgerald)
In a sentimental mood
I can see the stars come through my room
While your loving attitude
Is like a flame that lights the gloom
On the wings of every kiss
Drifts a melody so strange and sweet
In this sentimental bliss
You make my paradise complete
Rose petals seem to fall
It's all I could dream to call you mine
My heart's a lighter thing
Since you made this night a thing divine
In a sentimental mood
I'm within a world so heavenly
For I never dreamt that you'd be loving sentimental me
Art Tatum (Toledo, Ohio, 13-10-1910 - Los Angeles, Califórnia, 05-11-1956) - Art Tatum (piano), Roy Eldridge (trompete), John Simmons (contrabaixo), Alvin Stoller (bateria). Do álbum "Art Tatum Group Masterpieces Vol. 2".
Ora bom! Já há algum tempo que estava para perguntar. Fiquei hoje esclarecida! rsss rsss
ResponderEliminarFicaste esclarecida de quê ?
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