(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)
Os “Moody Blues” foram um grupo que segui até 1971, com o álbum “Seventh Sojourn”. Até aí ouvi e coleccionei os “vinil”, depois, somente os segui, amiúde. Hoje tenho toda a discografia deles. Sempre me agradaram bastante, pela sua música trabalhada e muito bem executada, muitas das vezes acompanhada por orquestra. Por aqui no “O Pacto Português”, e durante algumas semanas (um álbum por semana, até ao “Seventh Sojourn), vou dar-vos um pouco das melodias e do “Rock” deste agrupamento, e também algumas palavras sobre os “MB” (biografia) e análise dos álbuns por críticos musicais. A análise dos álbuns dos “Moody Blues” foram traduzidas do sítio do AllMusic.com e da Wikipedia (versão inglesa). Não sei as análises da AllMusic.com, são da época ou actuais, mas valem o que valem e como sempre tenho dito, sou um melómano amador e não sei ler uma pauta musical, embora tenha a certeza que não conseguiria viver sem ela.
The Moody Blues (Birmingham, Maio 1964 – 20xx)
The Moody Blues são uma banda de Rock Inglês. Entre algumas das suas inovações para a época conta-se com a fusão com a música clássica. Isto é evidente, e principalmente, no excelente álbum, de 1967, “Days Of Future Passed”.
The Moody Blues venderam mais de 70 milhões de álbuns em todo o mundo e obtiveram 14 discos de ouro e platina. A partir de 2012 eles permanecem activos, com um membro da banda original de 1964, John Lodge, e mais dois a partir da linha 1967, Justin Hayward e Graham Edge.
…
Discografia:
The Magnificent Moodies (1965)
Days of Future Passed (1967)
In Search of the Lost Chord (1968)
On the Threshold of a Dream (1969)
To Our Children's Children's Children (1969)
A Question of Balance (1970)
Every Good Boy Deserves Favour (1971)
Seventh Sojourn (1972)
Octave (1978)
Long Distance Voyager (1981)
The Present (1983)
The Other Side of Life (1986)
Sur la Mer (1988)
Keys of the Kingdom (1991)
Strange Times (1999)
December (2003)
Etiquetas - Decca, Deram, Threshold, Polydor, Universal, Ark 21, Eagle, Image.
Membros actuais - Graeme Edge, John Lodge e Justin Hayward.
Membros anteriores - Ray Thomas, Michael Pinder, Denny Laine, Clint Warwick, Rodney Clark e Patrick Moraz.
Álbum (vinil) - A Question Of Balance (1970), Threshold THS 3. Gravado entre 17 de Janeiro e 6 de Junho de 1970. Editado em 7 de Agosto de 1970.
Embora os Moodies já definissem um estilo bem próprio e um pouco psicadélico, e ajudassem a definir o som do rock progressivo (então também conhecido como 'rock art'), o grupo decidiu gravar um álbum que poderia ser tocado em público. Este álbum, atingindo o número 3 de vendas nas tabelas norte-americanas e o número 1 nas britânicas, foi, também, indicativo do crescente sucesso da banda na Estados Unidos da América. Aliás, parece ter sido um dos primeiros álbuns de rock que abordaram a questão da ecologia (exemplo: We'll spoil the seas with the rivers we've lost, de Edge's na composição "Don't You Feel Small". A composição "Question" de Hayward (numa versão diferente) foi emitida como single, alcançando o número 2 de vendas no Reino Unido, mantida abaixo do primeiro lugar apenas pela canção "Back Home" da “England World Cup Football”. Justin Hayward começou numa exploração artística dos tons da guitarra através do uso de numerosos pedais de efeitos sonoros e desenvolveu para si mesmo um som de guitarra e solo, muito melódico. Os “Moody Blues” já se tinham tornado por si só e por direito próprio, um “Top” de tabelas de vendas. Eles apareceram duas vezes no famoso “Festival Isle of Wight”. Um DVD da sua actuação neste Festival, foi lançado em 1970. O "Melancholy Man" de Pinder (single número 1, em França) destacou-se ao lado de "Question" de Hayward, neste álbum de 1970.
Formação do álbum “A Question Of Balance": Justin Hayward (vocais, guitarras e bandolim), John Lodge (vocais, baixos e harpa), Ray Thomas (vocais, flauta, e pandeireta), Graeme Edge (vocais, bateria e percussão) e Mike Pinder (vocais, teclas e sintetizador).
Melhor classificação, Álbum: 3º. Lugar “Billboard 200” em 1972 e Tema “Nights In White Satin” 2º. Lugar “Billboard Hot 100” em 1972.
It's Up to You, de Justin Hayward, em versão acústica e,…
… em versão estúdio
Dawning Is the Day, de Justin Hayward.
Melancholy Man, de Mike Pinder, em versão ao vivo, e…
… em versão estúdio
Question, de Justin Hayward.