Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 24 de janeiro de 2016

Estou ?! Posso pedir um disco ? (XVI)

O pedido de hoje é do bloguer Lis, do Blogue “Simplesmentelis”. Um blogue com cores vivas e às vezes a preto e branco, das excelentes fotos que a Lis nos presenteia, da sua realidade brasileira, desse País maravilhoso que é o Brasil.
Deixou uma mensagem do que o levou a escolher esta música:

A minha escolha não poderia deixar de ser Chico Buarque _ e "Olhos nos Olhos' venceu as muitas que gosto e me reportam a sentimentos de perda de  amores que passaram, foram especiais e 'muitas lágrimas rolaram', certamente.
E a alma do Chico é feminina - escreve melhor do que canta lindamente. E minha alma romântica combina com a dele.



Maria Bethânia (18-06-1946)


Alguma história sobre os discos, antigo suporte magnético que, actualmente, continua a ter imensos adeptos, dado que está cientificamente provado que a qualidade sonora do vinil é superior à do CD, dizem !

Os 78 rpm (rotações por minuto) eram os antigos discos, de goma-laca, que tocaram durante alguns anos nos gramofones dos nossos avós.

Os 33 rpm (rotações por minuto) eram os antigos “LP” (Long Play) de vinil que tocavam nos nossos antigos gira-discos.
Os 45 rpm (rotações por minuto) era os “singles” ou “EP” (Extended Play), também em vinil. Ambos fizeram a delícia das gerações de 60 e 70.

Esta nova publicação viverá, exclusivamente, dos vossos pedidos por “mail” para o meu “email” ricardosantos1953@gmail.com, da música que pretendem ouvir e umas breves palavras sobre o porquê que ela vos foi/é querida.

Peçam uma de cada vez e de vez em quando. Podem começar a enviá-los já hoje. Os pedidos serão atendidos por ordem de chegada dos “mails”.

Serão apresentados dois vídeos, do Youtube. Um será com a escolha de quem me enviou o “mail” e o outro uma escolha minha. Também darei algumas indicações adicionais sobre a composição, compositor e intérprete. Isto caso a música exista e haja informação adicional sobre ela.

19 comentários:

  1. Que bom encontrar aqui o Chico Buarque!
    Boa semana, Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Chico é um sempre um prazer revisitado. Um Excelente intérprete e Compositor que também me traz imensas recordações !

      Obrigado Isabel

      Eliminar
  2. Todas as musicas são excelentes. é sempre bom ouvi-las.
    xx

    ResponderEliminar
  3. Todas bonitas. Os "maiores" dos Brasil. : )

    ResponderEliminar
  4. Tal como a romântica, sensível e doce Lis, que fez a escolha, também eu adoro as composições do Chico. Esta canção é linda e traz muitas, muitas recordações.
    Parabéns, LIs! Um beijinho.

    Um abraço para ti, Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma canção á Chico Buarque !

      Obrigado Janita

      Eliminar
    2. Obrigada Janita .Beijinhos pra voce também.
      Não há quem ouça Chico Buarque e nao fique receptivo às emoções.
      E, essa é boa! vez ou outra é bom dar o troco, né não?
      Abraços

      Eliminar
  5. Chico, sempre Chico.
    Bethânia não consegue transmitir a mesma emoção.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até sou capaz de estar de acordo contigo. Embora, eu seja suspeito, porque Bethânia gosto pouco !

      Obrigado e Abraço

      Eliminar
  6. Dá sempre uma certa nostalgia ouvir o Chico Buarque, boa escolha a da nossa amiga Lis.
    A tua escolha também foi óptima!
    Boa semana Ricardo

    Ps. Acho que vou escolher outra música para te enviar, penso que não disse o motivo da minha escolha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já te enviei por "mail". A tua música vai para o ar dia 28. Se queres mudar peço-te que envies até amanhã, para poder preparar a publicação. E não te esqueças do motivo ! :)

      Obrigado Manuela

      Eliminar
  7. Oi Ricardo
    Ficou bonito e romântico!
    Obrigada e sua escolha na voz a Bethânia também é muito boa. A voz dela é cristalina. A dele incomoda um pouquinho mais e assim é bom demais!! rs
    Estou tentando retornar aos blog's _ já já estarei por aqui _ deixa esse veraozão acabar!
    Abraços Ricardo ,Valeu muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que me agradecer. Foi com muito prazer que coloquei aqui o teu pedido, em primeiro lugar porque gosto imenso da velha e de alguma nova MPB, mas também porque me mereces o maior respeito pela tua maneira de veres as coisas através das tuas fotografias.

      Quando acabar aí o Verão, é bom sinal, vai começar a nossa Primavera! ;)

      Obrigado Lis

      Eliminar
  8. Gostei das duas versões. Foi um momento muito bom destes discos pedidos. :)

    ResponderEliminar
  9. Adoro Chico Buarque.
    Pena que na actualidade o povo brasileiro esteja muito desanimado com ele...um seguidor de Dilma.
    Mas aqui, temos o cantor.
    Bela melodia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto imenso do Chico Buarque. Sou admirador incondicional da sua música. Não gosto de associar a arte de um músico ou seja que área for à sua tendência política. Se fosse assim detestaria muitos artistas, mas...

      Obrigado Maria

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!