(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)
(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)
Days of Wine and Roses (#135) - Música de Henry N. Mancini e Letra de Johnny Mercer
Ambos compositor e letrista alegaram que a sua canção vencedora do “Oscar” foi de rápida inspiração para eles. O título do filme determinou a melodia, e como Mancini disse na sua autobiografia, Será que eles mencionavam a música ? "A música surgiu do nada e ali estava...” Johnny Mercer, também, diz que ele "não conseguia obter as palavras rápido o suficiente."
Andy Williams cantou "The Days of Wine and Roses" na banda sonora do filme e ganhou um disco de ouro para a “Columbia Records”. A sua versão esteve nas tabelas de vendas por 12 semanas, chegando ao lugar 26, à frente da versão instrumental de Henry Mancini que subiu somente ao lugar 33. A canção também recebeu um Grammy de “Canção do Ano”, e Mancini recebeu Grammies de “Gravação do Ano” e “Melhor Orquestração”. O Oscar para a “Melhor Canção” foi o segundo atribuído à dupla Henry Mancini e Johnny Mercer letrista. Eles tinham vencido em 1961, o mesmo Oscar, com a composição "Moon River" do filme “Breakfast at Tiffany”.
Frank Sinatra (Hoboken, EUA, 12-12-1915 — Los Angeles, EUA, 14-05-1998) – orquestração de Nelson Riddle
Bill Evans (Plainfield, EUA, 16-08-1929 — New York, EUA, 15-09-1980) –gravado entre 31-08 e 07-09 de 1980 em São Francisco, no Jazz Club Keystone Korner. Com Bill Evans (piano), Mark Johnson (contrabaixo) e Joe Labarbera (bateria).
Andy Williams (Wall Lake, Iowa, EUA, 03-12-1927 - Branson, Missouri, EUA, 25-09-2012)
Wes Montgomery (Indianapolis, Indiana, EUA, 06-03-1923 - Indianapolis, Indiana, EUA, 15-06-1968) – no “Plaza Sound Studios”, New York City, 22 de Abril de 1963, com Mel Rhyne (orgão), Wes Montgomery (guitarra) e Jimmy Cobb (bateria)
Letra
The days of wine and roses laugh and run away like a child at play
Through a meadow land toward a closing door
A door marked "nevermore" that wasn't there before
The lonely night discloses just a passing breeze filled with memories
Of the golden smile that introduced me to
The days of wine and roses and you
(The lonely night discloses) just a passing breeze filled with memories
Of the golden smile that introduced me to
The days of wine and roses and you-oo-oo