Um homem que nos deixou um reportório enorme de extraordinária música clássica de dança e que “enfeitiçou” Viena de Áustria, com as suas notas. Muitos de nós gostaríamos de saber dançar bem a polka e a valsa, alugar um “smoking” ou um vestido de noite e transportar-mo-nos para umas dessas salas de palácio, para rodopiarmos ao som destas três maravilhas da música clássica.
(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)
Johann Strauss II (25-10-1825 – 03-07-1899) – Filho de Johann Strauss I, e irmão dos também compositores Josef Strauss e Eduard Strauss. Foi o “Rei das Valsas” e foi ele o responsável pela popularidade da valsa em Viena de Áustria no século XIX.
“Tritsch Tratsch Polka”, opus 214, foi escrita por Johann Strauss II em 1858, depois de uma “tournée” na Rússia, onde ele actuou nos concertos da época de Verão, em Pavlovsk, perto de São Petersburgo.
“New Year's Concert”, 29 de Dezembro de 2012, no “Bilkent Concert Hall”, com a orquestra sinfónica de Bilkent, dirigida por Işın Metin.
Valsa do Imperador, “Kaiser-Walzer” opus 437 (Valsa do Imperador) é uma valsa composta por Johann Strauss II em 1889. Esta famosa valsa foi primeiramente titulada de 'Hand in Hand' e foi intencionalmente tida como um presente de oferta ao Kaiser alemão Wilhelm II quando da visita à Alemanha dada pelo Franz Josef imperador austríaco.
“New Year's Concert” de 2008.
“New Year's Concert” de 2008.
“Pizzicato Polka”, opus 449, escrita por Strauss e pelo seu irmão Josef Strauss (a parte do meio) em 1869. Foi tocada, pela primeira vez, no Pavilhão Vauxhall em Pawlowsk, na Rússia. Esta polka francesa foi chamada de Pizzicato Polka, por causa do “beliscar” com os dedos das cordas (pizzicato). Nesta altura era comum acrescentar sempre um nome às obras, eventualmente, porque era necessário dar conhecimento às obras, para as tornar populares. Somente “Polka”, seria insuficiente.
Concerto “The New Years Celebration”, em 2012, com o maestro Mariss Jansons dirigindo a “Vienna Philarmonic Orchestra”.
Concerto “The New Years Celebration”, em 2012, com o maestro Mariss Jansons dirigindo a “Vienna Philarmonic Orchestra”.