Durante dez semanas, duas por semana, deixar-vos-ei 20 baladas de Pat Metheny, algumas delas compostas em parceria.
Metheny porquê ?
Porque a sua música é uma presença diária. Faz-me sentir bem e verificar que ainda existem coisas boas no Mundo que habitamos. A música de Metheny é uma dessas coisas boas.
Biografias de Pat Metheny e de alguns dos músicos do grupo por aqui:
As duas baladas de hoje, e mais uma vez com a ajuda do Youtube, são:
“Estupenda Graça”, composta por Pat Metheny (música), para o álbum “As Falls Wichita, so Falls Wichita Falls”. Um álbum colaborativo de Pat Metheny e Lyle Mays, editado em 1981, para a “ECM”, com produção de Manfred Eicher.
O título faz referência a Wichita, Kansas e Wichita Falls, Texas. A faixa título tem pouco menos de 21 minutos.
É um dos álbuns onde Metheny não só actua como guitarrista (solo e acompanhamento), mas também com papel baixista, já que cada faixa usa quantidades suficientes de “overdubbing”. A faixa "September Fifteenth” é uma homenagem e referência a 15 de Setembro de 1980, dia em que morreu, o pianista norte-americano de jazz Bill Evans. Metheny e Mays citam Evans, como uma principal influência.
O álbum atinge a posição número 1 (um) na tabela de “Jazz Albums” da “Billboard”, e a posição número 50 (cinquenta), na mesma tabela, mas para os “Pop Albums”.
A formação para este álbum foi a seguinte:
Lyle Mays - Piano, Sintetizador, Orgão e Autoharpa;
Pat Metheny – Guitarras eléctrica e acústicas de 6 e 12 cordas, Baixo; Nana Vasconcelos - Berimbau, Percussão, Bateria e Vocias.
“Too Soon Tomorrow”, composta por Pat Metheny. O álbum inclina-se fortemente para a fusão mundo, com base em uma variedade de influências globais. Estilos indonésios são particularmente pronunciadas, com música Balinesa (Bali, Indonésia) aparecendo em "Imaginary Day” (Faixa Nº. 1) e "Into the Dream" (Faixa Nº. 8).
O álbum “Imaginary Day” foi lançado em 1997 pela etiqueta “Warner Brothers Records”. Ganhou em 1999, o “Grammy Award for Best Contemporary Jazz Album”, enquanto a composição "The Roots of Coincidence" (faixa Nº. 7) ganhou “Best Rock Instrumental Performance”.
A formação para este álbum foi a seguinte:
Pat Metheny - Violas, Viola Synth, Viola “Pikasso”;
Lyle Mays - Piano, Teclas;
Steve Rodby – Baixo Acústico e Eléctrico e Violoncelo;
Paul Wertico - Bateria
David Blamires – Vocais, Viola, Trompete, Violino, “Mellophone”, Gravador;
Mark Ledford - Vocais, “Flugelhorn”, Trompete;
Dave Samuels – Percussão;
Glen Velez - Percussão;
Don Alias - Percussão;
Mino Cinelu – Percussão.
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Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!