Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 15 de outubro de 2011

Jazz Standards (I) (reposição...)

No Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades, comecei a publicar este espaço Jazz Standards”. Como queria vê-lo todo integrado e somente publiquei quatro edições nesse Blog, decidi trazê-los para aqui. A partir de hoje são as quatro primeiras semanas do “Jazz Standards”.
Deixo, também, de explicar o que é um “standard” de Jazz. Talvez, já fastidiosamente, tenho vindo a publicar o seu significado.             
                 
(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm - adaptação e tradução por Ricardo Santos)               
                
(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)                 
                   
Body and Soul (#1) - Música de Johnny Green e Letra de Edward Heyman, Robert Sour e Frank Eyton 
Na sua estadia em Londres, o compositor/mastero Johnny Green escreveu “Body And Soul” para Gertrude Lawrence. Jack Hilton e a sua orquestra gravaram-na pela primeira vez na Grã-Bretanha, mas foi Paul Whiteman e a sua orquestra, com Jack Fulton, como vocalista, que a popularizaram. A sua gravação chegou às tabelas em 11 de Outubro de 1930, e manteve o primeiro lugar durante seis semanas.            
                 
Annette Hanshaw (Manhattan, New York, 18-10-1901 – 13-03-1985) - Catherine Annette Hanshaw, nascida em 1901, foi uma das primeiras grandes cantoras de jazz, embora ela nunca se tenha preocupado muito com isso.         
                
                         
                      
Letra (versão de Annette Hanshaw)         
                 
I'm lost in the dark.
Where is the spark for my love?
I'm lost in the night
Holding the light of my love.
The heavens opened and closed.
As well I might have supposed,
And I am left in this abandon
So far removed from all that I have planned on.
My days have grown so lonely
For I have lost my one and only.
My pride has been humbled,
But I am his body and soul.
I was a mere sensation.
My house of cards had no foundation.
Although it has tumbled,
I still am his body and soul.
What lies before me, the future is stormy,
And winter that's grey and old
Unless there's magic,
The end will be tragic
And echo the tale that's been told so often.
My life revolves without him.
What earthly good am I without him?
My castle has crumbled
But I am his body and soul.
My life revolves without him.
Lord knows I'm just no good without him.
My castle has crumbled,
But I am his body and soul.             
                          
Coleman Hawkins (St. Joseph, 21-11-1904 - 19-05-1969) – Coleman Hawkins (saxofone tenor) e numa gravação do álbum de 1939 “Body & Soul”.         
               
               
                    
Benny Goodman (Chicago, Illinois, 30-05-1909 – 13-06-1986) – no "Aurex Jazz Festival", em 3 de Setembro de 1980, em Budokan (Tóquio, Japão), com Benny Goodman (clarinete), Teddy Wilson (piano), Eddie Duran (guitarra), Al Obidenski (contrabaixo) e John Markham (bateria).             
                     
              
                         
Ella Fitzgerald (Newport News, 25-04-1917 — Beverly Hills, 15-06-1996) – Convidada no programa de TV de Frank Sinatra "A Man and his Music", nos anos 70.              
                   
                
                        
Letra (versão de Ella Fitzgerald)             
                
My heart is sad and lonely
For you I sigh, for you, dear, only
Why haven't you seen it?
I'm all for you, body and soul
I spend my days in longin'
And wond'ring why it's me you're wrongin'
I tell you, I mean it
I'm all for you, body and soul
I can't believe it, it's hard to conceive it
That you'd turn away romance
Are you pretending? It looks like the ending
Unless I could have one more chance to prove, dear
My life a wreck you're making
You know I'm yours for just the taking
I'd gladly surrender myself to you, body and soul
My life a wreck you're making
You know I'm yours for just the taking
I would gladly surrender myself to you, body and soul

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Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!