Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

SIC Abandonados – Monte Palace Hotel – Açores

Desta vez são dois vídeos muito interessantes. O primeiro, o da SIC e dos “Abandonados”. O segundo feito por Jorge Loures,, alguém que reuniu toda a informação sobre o Hotel.
São alguns minutos de conversas interessantes sobre os prós e contras, a gestão, o clima, etc. etc.

“Os Abandonados“ foram conhecer a história do “Hotel Monte Palace”, o hotel luxuoso dos Açores, sobre a “Lagoa das Sete Cidades”, abandonado há cerca de 23 anos, um local entregue ao seu próprio destino e com futuro incerto.


Este próximo vídeo é de alguém que colectou toda a história sobre o “Hotel Monte Palace”


O “Hotel Monte Palace”, antigo 5 estrelas em conjunto com o “Bahia Palace” (actualmente em funcionamento como Hotel de 4 estrelas), funcionou por cerca de ano e meio de Abril de 1989 até finais de 1990. Permaneceu fechado até 2011 sob a vigilância de guardas e cães, que por falta de pagamento abandonaram o edifício, ficando este entregue ao caos total e ao vandalismo.
O Hotel possuía 88 quartos, dos quais uma “suite” presidencial, 4 grandes “suites” de luxo, 4 quartos duplos com saleta, 27 quartos duplos e 52 “suites” juniores. Possuía 2 restaurantes (Grill Dona Amélia e Restaurante D. Carlos, em homenagem a estes Reis Portugueses que visitaram as “Sete Cidades” no seu reinado, atribuindo-se por esta razão o nome de Vista do Rei ao local onde onde se pode ver a famosa vista) um Bar (Bar Americano/ D.Urraca), três salas de conferência, salas de jogos, uma discoteca (Night Club Chamarrita), um banco, um cabeleireiro, cofres-fortes, uma tabacaria, “boutiques” e outras lojas.
Agradecimentos por cedência de imagens a Peter Hainzl (algumas imagens de vistas e paisagens naturais).

33 comentários:

  1. Tinha estado lá, pouco depois de ter sido abandonado ! ... Ainda não era muito visível a situação de abandono. Diria até, não visível ! Informaram-me na altura que era um belíssimo Hotel, que tinha sido inaugurado pelo Presidente Mário Soares ! Um Hotel que se destacava nitidamente no panorama hoteleiro da Ilha de S. Miguel, autêntica "joia da coroa" !

    Voltei lá a vê-lo há duas semanas e fiquei "arrepiado" com o que vi ! :( ... De um Grande Hotel , restavam pouco mais que apenas paredes abandonadas ! :( ... Uma pena, Ricardo !

    Curiosa a coincidência (para mim) do agendamento deste post relativamente à minha presença no local ! :))) ... Quanto tudo isto me é tão "familiar" ! ...

    Obrigado por esta excelente reportagem !
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui na realidade este programa da SIC e a reportagem (2º. video) feita por aquele rapaz que aparece, logo de início, no video da SIC, são ambas muito boas.
      Deixa-nos a pensar, como é possível que estas coisas possam acontecer. Óbvio que um das pessoas que foi lá empregada, dizia que em termos de unidade hoteleira "não será viável !... mas poderá sê-lo em termos de restauração !". Eu diria que já que tão difícil deve ter sido as autorizações para construir num local daqueles, que era importante que de alguma maneira se tentasse salvar aquele património !

      Obrigado e um Abraço

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Pois, verdade Graça.
      Algo que custou de certeza muito tempo e dinheiro a quem autorizou e tratou, não deveria ter este fim !

      Obrigado

      Eliminar

  3. Não conheço... nem de nome.

    Se é importante sabermos o que se passa ao nível do património abandonado... eu sugiro algo pela vertente positiva.
    E que tal procurar relatar os casos de sucesso?
    Ainda há dias vi uma reportagem (que não consegui ainda encontrar) sobre a recuperação da fábrica OLIVA em São João da Madeira. Ao pólo empresarial que lá nasceu (uma incubadora de empresas) chamaram-lhe OLIVA CREATIVE FACTORY e abriga sobretudo empresas de jovens e criativos empresários.
    Se encontrar mais algum vídeo relevante para além destes dois, venho trazer-te.

    Beijinhos criativos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu tens na realidade razão quando falas de sabermos o que se passa em termos positivos, estou de acordo e é muito importante. Aceito videos relevantes ligados criação de empresas e de algo que seja bom para a Comunidade em geral.

      Não devemos, no entanto, esquecer muitas das coisas que a pouco e pouco têm sido destruidas no nosso País, por variadíssimas razões, muitas vezes mal explicadas ou mesmo desconhecidas. A minha rúbrica é um alerta, baseada no programa da SIC "Abandonados". É como deveria ser a História, ler aquilo que se passou para que não volte a acontecer e saber porque aconteceu e como aconteceu... salvaguardar o futuro da Humanidade, sem querer ser com esta última afirmação, pretensioso !!!

      Obrigado Afrodite

      Eliminar
    2. Curioso mencionares a "Oliva", Afrodite ! :)) ... Foi o meu primeiro emprego, no ano de 65, depois do curso e do serviço militar !!! ... Vê lá ! rsrs... Ainda não tinhas nascido ! :))))

      Eliminar
    3. Rui,
      Estou a verificar que este post do Ricardo (incluindo caixa de comentários) está recheado de curiosidades deliciosas.

      (^^)

      Eliminar
  4. Não conhecia, mas ao ver a paisagem envolvente que reconheci por lá ter estado, é uma pena que deixem morrer espaços lindos com uma vista fabulosa!
    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade o que disseste. As coisas antes de serem criadas deveriam ser muito mais bem pensadas e arquitectadas, para se evitarem situações destas !

      Obrigado Manuela

      Eliminar
  5. Quem me dera ter meios para reabilitar o hotel!
    No local onde está situado, bem explorado, era dinheiro em caixa garantido!
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vendo as coisas sob o ponto de vista financeiro estou absolutamente de acordo. Óbvio que os preços, se a intenção fosse levar lá portugueses de todas as classe sociais, não poderiam ser tão "ofensivos" ! O lugar dever-se-ia fazer um esforço para o salvar !

      Obrigado Pedro

      Eliminar
  6. Sabia deste hotel por uma mensagem de correio que em tempos me foi enviada.
    Como este existem muitos outros completamente degradados e esquecidos do grande público.
    Dói ... Como dói este abandonar as coisas que podiam ser pontos de referência de uma região e de um país que dia a dia vai ficando mais triste e mais pobre....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As ilhas do Açores são Património Português e estas paisagens são Património da Humanidade, para mim !

      Obrigado Luís

      Eliminar
  7. Já vi vários programas "Abandonados" mas este não vi e não conhecia o hotel. É lamentável o património que vimos ao abandono pelo nosso país.

    Li o comentário da nossa Amiga Afrodite e lembrei do nosso Amigo Carlos Barbosa de Oliveira que é neto de António José Pinto de Oliveira, fundador da empresa Oliva.

    Um beijinho Ricardo.
    Adélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Adélia tens toda a razão. Muitas vezes nem sequer se entende o porquê.

      A Afrodite também tem razão devemos falar das coisas boas que se têm feito. E são também bastantes.

      Não sabia dessa história referente ao Carlos Oliveira !

      Obrigado

      Eliminar
  8. Ricardo voltei para deixar um link de um artigo (que guardo à uns anos) que fala sobre o nosso amigo Carlos, penso que vai gostar de ler.

    http://capeiaarraiana.pt/2008/04/11/hoje-destacamos-cronicas-do-rochedo/

    Peço desculpa pelo atrevimento.

    Um beijinho
    Adélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adélia,
      Eu também desconhecia essa curiosidade. Sabia apenas que o nosso amigo CBO é portuense.
      Estive a ler o artigo que sugeriste... e gostei de ler mais um bocadinho sobre o nosso amigo.

      Ricardo,
      Ainda esperei... mas acabei por vir comentar antes de ti. Pela tua demora presumo que estarás em férias :)
      Aproveita bem... e goza de bom descanso.

      Beijinhos aos dois
      (^^)

      Eliminar
    2. Obrigado Adélia pelo link sobre o Carlos Oliveira
      Vou ler com atenção

      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  9. Interessantíssimo. Gostei imenso de ouvir. Lamento que o entrevistador tivesse interrompido tantas vezes os entrevistados. Que mau hábito esse dos repórteres portugueses.

    Andei à procura de uma foto deste hotel e não encontrei. Sei que vi o seu exterior porque me chamaram a atenção para ele. Não creio ter lá entrado. Não me lembrava do nome mas recordo-me perfeitamente de me terem dito ser um hotel de luxo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha estes tempos de programa são controlados. Se assim não fosse nem duas ou três daria para as pessoas falarem o que queriam. Acho estas reportagens no geral bem dirigidas.

      Há imensa fotos no Google se procurares por Hotel Monte Palace Açores, porque existe um, com o mesmo nome, na Madeira.

      Obrigado Catarina

      Eliminar
    2. Controlar as entrevistas é uma coisa, outra é monopolizar. Tenho sempre a sensação de que os entrevistadores (portugueses) gostam de se ouvir. Vejo uma grande diferença entre a forma como as entrevistas são conduzidas nos canais canadianos e americanos e os portugueses.

      Confirmei (ou melhor, confirmaram-me) que foi mesmo esse hotel que vimos naquele fim de semana prolongado que ficámos em S. Miguel. Naquele altura, já o hotel tinha falido e estava encerrado. Do hotel onde ficámos lembrava-me das lindas portas de madeira do Brasil, dos grandes quartos de banho... Confirmado, tb, o hotel onde ficámos, o Bahia.Ai esta memória! : )

      Eliminar
    3. Estamos de acordo em questão de entrevistas, mas não desgosto destes programas e da maneira como são conduzidos !

      Obrigado Catarina

      Eliminar
  10. Tinha visto o caso desse hotel por acaso num vídeo do Youtube Ricardo! sinceramente é de lamentar, não se compreende o que aconteceu! tem vista sobre a lagoa das 7 cidades um sítio encantador, poderemos pensar que com a redução do preço das passagens aéreas para os Açores, as ilhas se tornem mais atrativas para investimentos na restauração e que esse local possa vir a ser recuperado :)
    olha no meu post também andei pelas lindas músicas de Lisboa :)
    abraços
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ângela quero pedir desculpa não comentar no teu espaço, ou comentar muito pouco. Vou tentar ser mais cuidadoso e simpático.

      Este Hotel tens razão deveria ser salvo e com a realidade de hoje até podia ser que fosse possível manter com saúde aquela unidade hoteleira.

      Obrigado

      Eliminar
  11. Ainda não tinha passado por este post. Este tipo de situações é bem triste. Lembrei-me de um hotel que também ele estava em ruínas, o Hotel Golfinho ( Lagos). Confesso que não sei se assim se mantém mas suponho que sim.





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa todas estas situações de abandono com fábricas, hotéis, etc., são de lamentar. São empregos que deixaram de existir e locais bonitos para visitar e produtos fabricados que deixaram de o ser.

      Obrigado

      Eliminar
  12. Bom ! ... Vejamos as coisas sem sentimentalismos, por "outro lado" ! :( ...sob um ponto de vista empresarial, de investimento !

    Quem teve esta ideia seria forçosamente um LUNÁTICO ! Esta ilha é uma maravilha ! ... É sem sombra de dúvida ! ... mas onde está o restante empreendedorismo, os motivos que chamem gente endinheirada, para negócios, em quantidade e qualidade, a S. Miguel, para além dos turistas (com dinheiro contado) e pouco mais ! Não há Indústria nem Comércio que o justifiquem !
    De notar que até agora o nº de turistas tem sido reduzidíssimo e as deslocações estão longe de ser coisa fácil no interior da ilha !
    Para mais, este local está isoladíssimo do restante da ilha, a uns 30 kms da cidade, Ponta Delgada (não uma grande cidade) e só o turista que vai descansar, pensaria neste local para ficar, ... mas apenas por uma ou duas noites !
    UMA VERDADEIRA LOUCURA , equivalente a fazer um TGV entre Porto e Lisboa !
    Creio que só um louco, ou só quem não investiu um euro do seu dinheiro, mas sim do dos outros, poderia ter pensado neste projecto, que deve ter deixado muitas "comissões" por debaixo da mesa ! :(

    Abraço, Ricardo !

    ResponderEliminar
  13. Uma das empregadas fala que eventualemnte, como unidade hoteleira não teria grande aceitação, mas talvez como restaurante/s alggo pudesse ser feito !

    Obrigado Rui

    ResponderEliminar
  14. Lamentável!

    Talvez fosse razoável desmantelar aquilo de vez,,,

    Bom serão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que sim. Estou de acordo, ou aproveitam ou deitam abaixo e limpam o local !!!

      Obrigado São

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!