Dá a surpresa de ser
Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.
Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.
E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.
Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?
10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.
quarta-feira, 11 de março de 2015
Nancy Wilson – Jazz Singers (XXXI)
(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)
Nancy Wilson (Chillicothe, Ohio, EUA, 20-02-1937 – 20xx) – É uma cantora norte-americana com mais de 70 álbuns e três “Grammy Awards”. Ela tem sido rotulada, como uma cantora de “Blues”, “Jazz”, “Cabaret” e “Pop”; uma actriz “consumada"; e uma artista completa. O título que ela prefere, no entanto, é a canção de estilo. Ela recebeu vários apelidos, incluindo "Sweet Nancy", "The Baby", "Fancy Miss Nancy" e "The Girl With the Honey-Coated Voice".
Em 20 de Fevereiro de 1937, Wilson foi a primeira de seis filhos de Olden Wilson, um trabalhador na fundição de ferro, e Lillian Ryan, uma empregada doméstica em Chillicothe, Ohio, EUA. O pai de Wilson comprava discos para ouvir em casa. Ainda em tenra idade, Nancy Wilson ouviu gravações de Billy Eckstine (voz), Nat “King” Cole (voz) , e Jimmy Scott (voz) com a Big Band de Lionel Hampton (vibrafone). Wilson diz: "O ponto de encontro (café, bar ?!) da zona, tinha uma “Jukebox” e lá ouvia Dinah Washington (voz), Ruth Brown (voz), LaVerne Baker (voz), Little Esther (voz). Nancy tornou-se consciente do seu talento, enquanto cantava em corais de igreja, imitando os cantores que ouvia e actuando em casa, da sua avó, durante as visitas de familiares e amigos, no Verão. Com a idade de quatro anos, ela sabia que acabaria por se tornar uma cantora.
...
The Very Thought Of You, em 1964.
Save Your Love For Me, with Cannonball Adderly.
I Was Telling Him About You, no “Newport Jazz Festival” em Agosto de 1987.
Face it Girl It's Over
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
boa noite Ricardo,
ResponderEliminarpassei ouvir um espetáculo de música diferente! :)
abraços
Angela
És sempre bem-vinda !
EliminarObrigado Ângela
ResponderEliminarUma voz muito "Shirley Bassey"... :)
Não me recordo se conhecia esta senhora... mas conheço bem o tema «The Very Thought Of You», mas noutras vozes. Bem, agora também conheço na dela! :))
Blue(s) kisses
(^^)
São parecidas sim, até mesmo fisionomicamente. Canta muito bem este tema, à maneira antiga, numa tonalidade de voz muito agradável. Este tema é romanticamente lindo !
EliminarObrigado Afrodite
1964, o ano do meu nascimento, e da minha favorita destas quatro pérolas.
ResponderEliminarAquele abraço
Não conhecia e gostei, Ricardo ! Estive a tentar "sentir" a "The Honey-Coated Voice" e é mesmo ! :))
ResponderEliminarAbraço !
The Honey-Coated Voice um "chavão", se assim se pode chamar atribuído a Nancy Wilson que não tem tradução em português. Algo que poderá ser complicado explicar, andei mesmo a ver se encontrava uma tradução do "chavão", mas que ela tinha voz doce tinha, agora se era encasacada não sei ! :))
EliminarUm Abraço e obrigado Rui
Interpretei como "voz de mel" ou "voz revestida de mel" ... portanto, uma apreciação positiva, Ricardo ! rsrs
EliminarAbraço ! :))
Sim Rui é a possível tradução mais correcta ! Eu para ser sincero, sou um bocado avesso a esse tipo de catalogações. Respeito quem as faz ou quem as perfilha, mas não comungo delas. Inclusivé te posso dizer que para mim, os próprios estilos musicais são muitas vezes impróprios e subjectivos !
EliminarObrigado e Abraço
O que eu aprendo, aqui, no teu blogue! Nunca ouvi falar desta cantora, sinceramente, mas k tem um tom de voz especial, tem, e k não sei definir.
ResponderEliminarAgradeço o teu comentário, e em parte estou de acordo contigo. A poesia é sempre mais difícil de comentar, se compararmos com a prosa, mas o que eu escrevo é "trigo limpo, farinha amparo". Uns "joguinhos" e "tá" feito. Percebe-se, lindamente, acho eu.
Abraço.
Aqui tento dar boa música a quem aqui vem. De preferência diferente !
EliminarObrigado Céu
Gosto muito de ouvir Jazz!
ResponderEliminarAcho que o jazz é uma entrega total a um tema, uma improvisação consoante a disposição do cantor.
Uma voz poderosíssima que não conhecia e gostei bastante.
beijinho e bom fim de semana
Fê
Estamos de acordo com a definição do que é o Jazz. É a capacidade de viver o tema à medida que se o canta ou toca.
EliminarUma excelente voz a de Nancy Wikson sim !
Obrigado Fê